Vinagre de maçã para a saúde: 6 usos incríveis

- Continue depois da Publicidade -

O vinagre de maçã é um produto único obtido durante a fermentação de maçãs maduras. Ele contém muitas vitaminas e minerais que nosso corpo precisa.

O principal componente deste produto verdadeiramente milagroso é o ácido acético, que destrói eficazmente as bactérias patogênicas. Graças à sua rica composição, os benefícios do vinagre de maçã para a saúde são inestimáveis:

  • Ele reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • Promove a perda de peso;
  • Limpa o corpo de toxinas;
  • Melhora a digestão;
  • Tem um excelente efeito no estado da pele e dos cabelos quando aplicado externamente.

Este produto pode se tornar seu fiel assistente no caminho para uma boa saúde e ótimo bem-estar!

 

Vinagre de maçã – o elixir da saúde

 

- Continue depois da Publicidade -

Os benefícios do vinagre de maçã são conhecidos desde a Grécia antiga. Em 400 AC. o famoso filósofo e médico grego da antiguidade Hipócrates tratava pacientes com esse produto milagroso.

Hoje em dia, os benefícios do vinagre de maçã também são reconhecidos pela medicina moderna.

- Continue depois da Publicidade -

O vinagre de maçã é um produto natural e totalmente seguro que você pode usar para manter sua saúde. Mas as doses recomendadas devem ser observadas! Afinal, ele contém ácido acético que, se usado em excesso, pode causar efeitos colaterais.

 

Os usos do vinagre de maçã

 

Obviamente, o vinagre de maçã tem um efeito benéfico em todo o corpo. O ácido acético que contém é uma fonte valiosa de nutrientes. Mas quais são exatamente os usos do  vinagre de maçã?

 

- Continue depois da Publicidade -

1 – Spa para os pés

 

vinagre de maçã para os pés

Se você pratica exercícios físicos regularmente ou passa muito tempo com calçados fechados, essa é uma boa prática para incluir no seu dia a dia. O ácido presente no vinagre é um ótimo neutralizador de odores, que também ajuda no combate aos fungos e verrugas (ótimo contra o temível “pé de atleta”).

Ingredientes:

  • ½ xícara de vinagre de cidra de maçã (125 ml)
  • 1 litro de água
  • 2 ramos de alecrim
  • Uma bacia grande o suficiente para você colocar os pés e o líquido do preparo.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, aqueça a água junto com os ramos de alecrim e espere ferver.
  2. Em seguida, desligue, despeje em uma bacia e deixe esfriar por alguns minutos, só então acrescente o vinagre e mergulhe seus pés na solução por aproximadamente 15 minutos.
  3. Por fim, lave e seque bem!

 

 

2 – Combate à acne

 

vinagre de maça 3

O vinagre de maçã é um excelente bactericida, que ajuda a fechar os poros, balancear o pH da pele e ainda tem um grande poder adstringente. A ideia é utilizá-lo como uma espécie de tônico, fazendo o tratamento de 2 a 3 vezes por dia, dependendo do nível de oleosidade da sua pele (cuidado com o efeito rebote!).

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra de maçã (10 ml)
  • ½ copo de água (100 ml)
  • 1 disco de algodão

Modo de preparo:

  1. Primeiramente misture bem os ingredientes e umedeça o algodão nesse líquido e aplique.
  2. Em seguida, deixe agir por 10 minutos, depois lave o rosto normalmente.
  3. Por fim, se a sua pele for muito sensível, adicione mais 100ml de água à mistura.

 

  • Confira também: 5 receitas para juventude e beleza com cúrcuma

 

3. Pós shampoo para cabelos brilhantes e sem caspa

 

vinagre de maça 5 vinagre de maça 4

 

Você também pode gostar!

Alguns tratamentos para dar brilho ao cabelo usam produtos nocivos como os formaldeídos e alguns apenas servem como uma “maquiagem”, que mascaram o real problema dos fios e não o tratam por inteiro.

O ácido do vinagre de maçã ajuda a recuperar o ph dos fios, removendo o excesso de produtos que deixa os cabelos pesados e sem vida.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã (20 ml)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (para auxiliar no combate à caspa e oleosidade, se o seu problema não for esse, você pode ignorar o ingrediente ou substituí-lo pelo óleo de sua preferência)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, após o shampoo e com o cabelo úmido, aplique a mistura nos fios e massageie por 5 minutos, deixando agir por mais 5.
  2. Por fim, enxágue e aplique o condicionador de sua preferência.

 

 

4.  Para dentes mais brancos

 

vinagre de maça 8

 

Além de usar o vinagre de maçã para remover manchas de café e vinho dos tecidos, você também pode incorporá-lo na hora de remover manchinhas dos dentes. Ele promove um clareamento leve e pouco abrasivo, sendo ideal para quem quer viver uma vida com menos produtos químicos nocivos.

Para maximizar os resultados, você pode misturá-lo com o bicarbonato de sódio, formando uma pasta. Aí é só escovar os dentes com essa pastinha (ou com o vinagre de maçã puro) e depois enxaguar a boca normalmente.

É importante consultar seu dentista de confiança antes de iniciar qualquer tratamento, ainda que caseiro, ok?

 

  • Confira também: Graviola, um antitumoral natural com propriedades curativas

 

5. Para limpar os pincéis de maquiagem

 

vinagre de maça 7 vinagre de maça 6

As propriedades antibacterianas do vinagre de maçã são boas também para auxiliar na limpeza dos utensílios que estão diretamente em contato com a nossa pele.

Vamos combinar: não adianta gastar uma fortuna em tratamentos para a pele e depois usar o mesmo pincel sujo nela, por meses à fio, depositando camadas e mais camadas de bactérias no nosso rosto.

Achou a ideia aterrorizante né? Então anota a receita e corre limpar os seus:

Ingredientes:

  • 1 colher de vinagre de cidra de maçã
  • 1 copo de água morna
  • 1/2 limão

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, misture os ingredientes e reserve.
  2. Em seguida, lave seus pincéis normalmente, com água e shampoo de sua preferência, removendo todo o excesso de maquiagem depositado nas cerdas.
  3. Depois disso, passe os pincéis na mistura, deixe agir por alguns minutos e enxágue.

 

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

6 – Como marinada para carnes e molho para salada

A carne fica bem marinada em vinagre de maçã. O ácido acético torna-a macia e suculenta. Portanto, os pratos de carne cozidos nessa marinada de vinagre são macios e muito saborosos.

O vinagre de maçã também pode ser um molho de salada saudável. Depois de adicionar os temperos necessários à salada, simplesmente polvilhe com um pouco de vinagre de cidra de maçã. Uma acidez agradável adicionará originalidade à salada.

Salvar

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes