Cabelo rosa: tudo sobre as mechas rosas, como escolher seu tom, tratar e fazer em casa

As mechas cor de rosa, hoje, podem aparecer em tons que vão do rosé até o pink e magenta. Também, como mechas finas ou grossas, em cabelos escuros ou claros. Saiba mais sobre as mechas rosas e escolha o estilo que mais combina com você!

- Continue depois da Publicidade -

Esqueça o visual rebelde de décadas atrás quando falamos em mechas rosas. A cor rosa nos cabelos voltou com tudo e de forma democrática. Ou seja, hoje conquistou mulheres com os mais variados estilos. Das mais despojadas até as executivas.

Além disso, as mechas rosas vêm “abrindo” um novo espaço no universo das colorações. Por exemplo, estas mechas podem ter as nuances:

  • Rosa Pastel ou Rosa Claro;
  • Pink;
  • Magenta;
  • Rosé e muitas outras tonalidades baseadas no rosa.

 

mechas rosas
Foto: tudo com ela

 

Túnel do Tempo: breve histórico do cabelo rosa

 

- Continue depois da Publicidade -

Não há como precisar a origem das mechas rosas. Mas, muitos especialistas atribuem às mechas cor de rosa e de outras cores aos anos 1980. Nesta época, os cabelos com mechas coloridas eram sinal de rebeldia trazido com os movimentos underground.

Em especial, cantoras, apareciam com os cabelos coloridos nesta ocasião. No entanto, atualmente, as mechas rosas não tem relação direta com algum tipo de rebeldia.

- Continue depois da Publicidade -

O retorno da popularidade das mechas coloridas, em especial, rosas, aconteceu devido à gama de produtos de coloração com nuances diferentes das tradicionais. Além disso, até pouco tempo atrás, as mechas rosas (ou de outras cores, como azul, verde, etc) eram feitas com papeis coloridos embebidos em álcool – o que danificava demais às madeixas. Ou, então, colorações com muitos pigmentos químicos, que também traziam prejuízos aos fios.

Porém, atualmente, as técnicas e produtos para fazer mechas rosas são similares aos de colorações como castanho, louro, etc. Assim, colorem e protegem os cabelos.

Além disso, de uns anos para cá, o rosé entrou na moda para matizar cabelos descoloridos. Com isso, as mechas rosas foram se tornando cada vez mais uma tendência super atual.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

Mechas rosas: escolha o seu estilo e o tom que mais combina com você

 

Foto: Pinterest

 

Conforme abordamos, as mechas rosas são democráticas e ficam lindas em todos os estilos de mulheres e tipos de cabelo. Também, podem ser feitas apenas nas pontas, como se fossem mechas californianas. Ou então, grossas ou finas. Algumas pessoas, porém, gostam de fazer mechas que deixam praticamente as madeixas totalmente coloridas de rosa.

 

mechas rosas
Rosa estilo Mechas Californianas. Foto: Pinterest

 

Cabelo Rosa Pastel ou Rosa Claro

 

Trata-se de um tom para mechas escolhido, geralmente, por quem prefere um resultado mais discreto.

Estas mechas são feitas com as mesmas técnicas das mechas louras, douradas ou de outros tons. Podem ser grossas ou finas. Em muita quantidade ou pouca.

O importante das mechas rosas pastel ou rosa claro é deixar um visual não muito impactante. Afinal, quem procura por tais tons, não quer algo que realce muito, ou seja, que as mechas cor de rosa se destaquem demais do restante do cabelo.

 

Rosa claro ou Rosa Patel. Foto: Pinterest

 

Cabelo Pink

 

São mechas escolhidas por aquelas que preferem um visual com mais impacto e que os fios coloridos se destaquem bastante entre as madeixas.

 

mechas rosas
Mechas Rosa Pink. Foto: Pinterest

 

 

Mechas Magenta

 

É uma variação do rosa. No caso, o magenta é uma cor que parece uma mistura do pink com o roxo. Mas, o tom final é o rosa, com um fundo ainda mais impactante que o Pink. Já o roxo não aparece, pois é usada mais coloração pink do que roxa, certo?

É um visual para quem gosta, realmente, de cabelos impactantes.

 

Mechas rosas magente. Foto: Salon online

 

Mechas Rosé

 

Enquanto isso, o rosé é um tom bem claro de cor de rosa, que se aproxima do salmão, podendo ter pigmentos acinzentados.

Ele começou a ser usado, primeiramente, para matizar cabelos louros, pois disfarça bem o amarelado e dá toques levemente platinados aos fios.

Mas, com a volta total do cor de rosa, não é só usado como um matizador, mas é escolhido por muitas mulheres para fazer mechas.

O resultado é algo bem discreto, quase próximo a nuances champanhe, com alguns pigmentos rosa.

 

mechas rosas
Mechas rosé. Foto: Pinterest

 

Cabelo rosa e mechas rosas em cabelos escuros e em cabelos claros

 

Foto: Pinterest

 

Cabelos escuros

 

Bem, embora a mechas rosas possam ser feitas com a mesma técnica de outras cores de reflexos, alguns cabelos exigem procedimentos anteriores, a fim de a cor realmente fixar nos fios.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Por exemplo, nos cabelos escuros, que vão do louro escuro ao preto, passando pelo castanho, as mechas são irão aparecer se houver um processo de descoloração anterior.

Assim, usando touca ou papel alumínio, as mechas são separadas e descoloridas com água oxigenada e pó descolorante. Depois, o cabeleireiro decide se tonaliza ou colore as mechas com o tom de rosa escolhido pela cliente.

Vale ressaltar também que para alcançar o tom de rosa que a pessoa deseja, pode haver a necessidade de misturar mais de 1 tom de cor de rosa. Ou, então, até outras cores, como o louro. Isso porque tudo depende de quanto um cabelo aguenta a descoloração.

Por exemplo, se um cabelo não aguenta ser descolorido totalmente, a cor  terá de ser aplicada sobre mechas amareladas. Assim, costuma ser necessário misturar cores, para não termos um resultado alaranjado ou avermelhado.

Portanto é muito importante escolher um profissional que já tenha experiência com mechas coloridas, certo?

 

Mechas rosas em cabelos escuros: pode ser necessária descoloração prévia. Foto: Nah Cardoso

 

Cabelos claros

 

Já fazer mechas rosa em cabelos claros é algo mais fácil. São os fios que vão do louro médio até o louro claro ou mesmo cabelos grisalhos.

Isso porque não é preciso descolorir para cor rosa aderir aos fios. Mas, ainda assim, para você não ficar com cabelos manchados e mechas bem feitas, o profissional deve seguir as técnicas das mechas, que são a da touca e a do papel alumínio – embora existam outras.

 

Rosa em cabelos claros. Foto: Pinterest

 

Como fazer mechas cor de rosa em casa?

 

É possível pintar mechas do cabelo de rosa em casa? Sim! Assim como você pode pintar de outras cores, como cabelos azuis, verdes, etc. No entanto, você só conseguirá um resultado satisfatório se os seus cabelos forem claros ou estiverem descoloridos, conforme já explicado no item anterior.

Neste caso, você pode colorir os cabelos com tonalizantes rosa, os chamados “tonalizantes fantasia”

Mas, atenção! Não use tintas permanentes. Isso porque para usá-la é preciso conhecimento, assim, apenas um profissional garantirá um bom resultado e não danificará os seus fios.

Não é raro ver pessoas que tentaram colorir as mechas de rosa em casa com produtos permanentes e o resultado foi bem desastroso. Ainda mais levando em consideração que a coloração rosa vem da mistura de diversos pigmentos: vermelho, branco, roxo. Assim, usar tintas permanentes por conta própria pode resultar em algo imprevisível e não lhe agradar. Então, você terá de recorrer a um profissional para amenizar os eventuais estragos.

 

mechas rosas
Tonalizando o cabelo em casa. Foto: Instagram

 

https://youtu.be/xahsGmeWBwU

 

Principais dúvidas sobre mechas rosas e cabelos rosas

 

Quanto tempo dura o cabelo rosa?

 

Bom, como o rosa é uma cor artificial, a tendência é que desbote mais rápido. em média, mechas rosas feitas com tintura permanente costumam durar mais de 3 meses. Depois disto, elas podem desbotar, mas o retoque ou a aplicação de um tonalizante resolve este problema.

Já se você pintar as mechas com tonalizante, tudo depende do produto. Há alguns que duram apenas 6 lavagens e outros até 20.

 

Foto: Pinterest

O que significa a cor rosa no cabelo?

 

O rosa remete ao romantismo e à feminilidade. O rosa claro ou pastel, por exemplo, lembra mais o romantismo. Já as nuances mais fortes do rosa nos remete ao poder feminino.

 

Foto: Pinterest

 

Como tratar cabelo rosa?

 

Cuidar dos cabelos rosas ou com mechas desta cor é essencial, assim como para todos os cabelos com química. Mantenha a rotina de:

  • Hidratar;
  • Usar produtos para cabelos coloridos;
  • Evitar secadores e aparelhos quentes, quando usar aplicar protetor térmico;
  • Evitar o contato com a água do mar ou piscina;
  • Procurar um profissional para fazer o retoque.

 

Foto: Unplash

 

 

 

(André Malin:  uma pessoa versátil. Sou Jornalista de formação, nascido no Rio Grande do Sul, mas criado em São Paulo. Também sou cabeleireiro formado pelo Soho e, atualmente, estudante de Moda e Estilo na Universidade São Judas.)

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes