fundo cinza com foto de três mulheres com cabelos brancos, uma de fios lisos e longos, uma com fios ondulados e médios, outra com cabelo crespo e curto

Cabelos brancos: 60 fotos de inspiração para quem quer assumir os fios grisalhos

Assumir os cabelos brancos é um ato de aceitação e amor-próprio. Veja 60 mulheres que têm os fios grisalhos e se inspire

Compartilhe

Os cabelos brancos sempre foram um tabu na sociedade, principalmente para as mulheres. Enquanto os homens são vistos como “mais charmosos” quando os fios vão perdendo a pigmentação, as mulheres que assumem os grisalhos, muitas vezes, sofrem o estigma do envelhecimento e até mesmo do “desleixo”.

Por conta disso, hoje em dia, assumir os cabelos brancos é mais do que uma decisão estética, é levantar uma bandeira de liberdade em um ato de aceitação e amor-próprio. Pensando nisso, preparamos um guia para ajudar nessa transição capilar.

Qual a falta de vitamina que deixa o cabelo branco?

A transição para cabelos brancos pode ser vista como um marco de beleza natural e autenticidade. No entanto, quando os fios brancos aparecem precocemente, muitas vezes, isso se deve a fatores além do envelhecimento natural.

Mulher sorridente maquiada com cabelo grisalho
Fonte: Instagram @chromechick

A falta de vitaminas essenciais no corpo, especialmente a vitamina D e a vitamina B12, é uma das principais razões para o surgimento antecipado dos cabelos brancos. Afinal, essas vitaminas são cruciais para a produção de melanina – o pigmento que dá cor aos nossos cabelos.

Mulher negra com cabelo crespo grisalho usando roupa amarela
Fonte: Instagram @k_adore

A vitamina D, obtida através da exposição solar e de alimentos como salmão, atum, e folhas verdes, e a vitamina B12, encontrada em carnes, leite e queijos, são fundamentais para manter a saúde capilar.

Mulher oriental com cabelo liso grisalho deitada na cama
Fonte: Instagram @robins_grey_reals

Por isso, incluir esses nutrientes na dieta e garantir uma exposição solar adequada pode ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Mulher elegante com cabelo branco cacheado
Fonte: Instagram @ejceolinsilva
Mulher grisalha sorridente deitada na cama
Fonte: Instagram @aging_is_amazing

Lembre-se, a beleza dos cabelos brancos está na forma como você os aceita e celebra, mas cuidar da saúde interna é essencial para refletir a beleza externa. Vamos abraçar nossos fios, sejam eles brancos, pretos, loiros ou ruivos, com confiança e informação.

Mulher com cabelo branco nascendo, transição capilar
Fonte: Instagram @keannejales

O que causa o aparecimento de cabelo branco?

O aparecimento de cabelos brancos é influenciado por vários fatores. Primeiramente, a genética desempenha um papel crucial, determinando quando começamos a ver essas transformações.

O envelhecimento natural também contribui, pois, com o tempo, os melanócitos, células responsáveis pela pigmentação dos fios, reduzem sua atividade. Além disso, estudos, como os da Universidade de Harvard, destacam o estresse como um acelerador do processo, onde a noradrenalina liberada afeta diretamente os melanócitos.

Negra com cabelo grisalho usando roupa vermelha
Fonte: Instagram @victoriathegreyt

A falta de vitaminas B12 e D, como mencionado a pouco, é outro fator importante, pois essas são essenciais para a produção de melanina. Condições como disfunções na tireoide e vitiligo também estão associadas ao surgimento precoce de cabelos brancos.

Mulher com cabelo branco
Fonte: Instagram @embracingfifty

Portanto, uma combinação de genética, fatores biológicos e estilo de vida influencia diretamente na coloração dos nossos cabelos ao longo da vida.

Mulher com cabelo modelado grisalho, usando roupa de estrelinha
Fonte: Instagram @kelly.o.doherty

O que fazer para não ter cabelo branco?

Para retardar os cabelos brancos, foque em um estilo de vida saudável. Uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas B12, D, e minerais como ferro e zinco, pode ajudar.

Mulher com cabelos brancos usando look verde e jeans
Fonte: Instagram @whitehairwisdom

Reduzir o estresse através de técnicas de relaxamento e meditação também é essencial, pois o estresse acelera o embranquecimento. Não esqueça de proteger os cabelos do sol, usando produtos com filtro UV.

Mulher oriental com cabelos brancos, usando joias pratas e roupa de pelinho
Fonte: Instagram @ta.mi.ko_f05

Lembre-se, apesar dessas ações poderem atrasar, os cabelos brancos eventualmente aparecerão. Portanto, a chave é abraçar essa mudança com confiança e estilo.

Mulher negra ocm cabelos grisalhos
Fonte: Instagram @elevatewithkathy
Mulher de olhos claros e cabelos grisalhos
Fonte: Instagram @silvery_jassy

Qual a idade normal para ter cabelo branco?

A idade “normal” para o surgimento dos primeiros cabelos brancos varia, mas geralmente começa entre os 30 e 40 anos. Essa transição é natural e influenciada por genética, estilo de vida e saúde.

Mulher em carro com cabelos grisalhos
Fonte: Instagram @mariasilvergray
Mulher negra com cabelos grisalhos
Fonte: Instagram @jetsetsarah

Importante lembrar que envelhecer é um processo belo e cada fio branco carrega sua própria história. Celebrar essa nova fase é essencial para abraçar a mudança com confiança. Lembre-se, você define sua beleza, com ou sem cabelos brancos.

Muljer sentada em escada, ela possui os cabelos brancos
Fonte: Instagram @co_ri_nn
  • Logo após, leia Luzes no cabelo 2024: principais tendências e 50 fotos para inspirar sua mudança de visual
Mulher oriental com cabelos grisalhos
Fonte: Instagram @mysilver_lining_2019

Como aceitar os fios brancos naturais?

Tenha plena consciência dos motivos que te levaram a tomar essa decisão. Aliás, com os objetivos bem claros, é mais fácil encarar o período de transição e até mesmo encarar a opinião alheia com mais leveza.

Foto de modelo Rosa Saito, que possui fios naturais longos grisalhos, usando vestido vermelho sentada em balanço.
Fonte: Instagram @rosa.saito

Essa decisão deve ter sido tomada por você e para você. Tenha suas prioridades bem definidas, saiba o que realmente importa e avalie se você se sente bem com essa decisão.

Mulher com cabelos grisalhos lindos cuidados pelo cabeleireiro Romeu Felipe
Fonte: Instagram @romeufelipe

A princípio os fios brancos podem incomodar, então aprenda a olhar para o espelho com mais carinho. Respeite suas características e encontre a beleza em cada detalhe seu. Essas doses diárias de amor-próprio são muito importantes em qualquer transição capilar.

Atriz Glória Pires coms eu cabelo curtinho grisalho natural
Fonte: Instagram @gpiresoficial

Como fazer a transição para o grisalho?

O período de transição para os cabelos brancos exige muita paciência. Existe todo um processo para tirar a coloração anterior e dar tempo para os novos cabelos nascerem. Lembre-se que esse período e passageiro e respeite seu cabelo.

Mulher com fios brancos naturais
Fonte: Instagram @romeufelipe

A forma mais rápida para fazer a transição é assumir um corte curto. Além de super moderno, o corte garante mais vitalidade ao cabelo, uma vez que você se livra dos fios quimicamente tratados e dá espaço para ele crescer naturalmente. Veja também cortes de cabelos médios. Outra dica é a biotina, vitamina que ajuda o cabelo a crescer mais rápido.

Mulher com cabelos brancos corte curtinho
Fonte: Instagram @romeufelipe

Apostar nas luzes é uma forma de assumir os cabelos brancos mais sutilmente. As mechas platinadas vão se misturar aos cabelos brancos e você já vai poder ver como se sente com os fios mais claros. É uma opção interessante, mas tome cuidado para não prejudicar seu cabelo com a química pesada.

Mulher jovem com cabelo grisalho natural
Fonte: Instagram @patysilveriostudio

Que falta de vitamina causa cabelo branco?

Assista agora: entenda porque o cabelo fica branco!

Como fazer para deixar o cabelo branco platinado?

Para uma mudança mais radical, o cabelo super platinado também é válido. Dessa forma os fios brancos vão se misturando aos platinados num look bem atual e elegante. Aqui, no entanto, também vale a dica de tomar cuidado com os processos químicos intensos.

Linda mulher com os cabelos platinados
Fonte: Pinterest

“Mesmo que já tenha cabelo pintado e que não possa, por alguma incompatibilidade dos fios, fazer as mechas brancas, é possível apenas deixar os fios crescerem e ficar apenas com a aparência dos grisalhos naturais”, afirma o Hair Stylist Luigi Moretto.

O que fazer para disfarçar a raiz branca do cabelo?

Outro truque de transição bastante utilizado é disfarçar os fios brancos com sprays de correção ou coloração em bastão. Eles ajudam a retocar a cor e a pigmentação sai no banho. Assim é possível manter o look enquanto o cabelo cresce o suficiente para o corte que vai assumir os brancos.

Influenciadora Aline Favoreto de cabelo grisalho natural
Fonte: Instagram @alinegfavoreto

O que fazer para manter o cabelo branco bonito?

Apesar dos cabelos brancos muitas vezes serem associados ao descuido, a realidade é completamente oposta. Os fios brancos precisam de muitos cuidados, uma vez que são mais frágeis.

Mulher com seus cachos brancos - cabelos naturais
Fonte: Instagram

Por conta da escassez de melanina, o cabelo branco tende a ficar mais ressecado e rebelde, com pouca maleabilidade e mais quebradiço. Sendo assim, é essencial intensificar as hidratações. Uma boa dica é fazer um cronograma capilar para alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução.

“Os fios brancos necessitam de uma manutenção mensal, para o não amarelamento dos fios. Isso pode ser feito no salão, com produtos específicos ou até mesmo em casa, com shampoo roxo, aquele que as loiras utilizam para cuidar da cor ou até mesmo com produtos que já existem no mercado, especialmente para os cabelos grisalhos”, diz Alex Mendes, hair stylist premiado internacionalmente.

Mulher com seus cachos grisalhos, cabelos brancos naturais
Fonte: Instagram @lu.alexandre.oficial

Assim, veja super dicas de como cuidar dos cabelos grisalhos em Produtos para cabelo branco: melhores marcas e dicas de como usar.

Mulher com cabelos brancos sorridente
Fonte: Pinterest

A despigmentação também deixa esse cabelo vulnerável ao amarelamento. Para evitar esse problema, invista em um shampoo roxo para neutralizar os tons amarelos. Use pelo menos uma vez por semana. Veja mais dicas de como lavar os cabelos corretamente.

Mulher cabelos brancos naturais
Fonte: Instagram @romeufelipe

Relacionadas

“Utilize produtos específicos para cabelos brancos, pois eles têm componentes que evitam o amarelamento. Piscina e exposição ao sol também não são recomendados. Além disso, os fios precisam de mais hidratação e nutrição, então capriche no cronograma capilar. Por fim, os fios brancos são mais sensíveis a dispositivos térmicos, como secador e chapinha, então procure usar com moderação e sempre com protetor”, diz Patrícia Marques, especialista em medicina capilar.

Proteger o cabelo do sol também é importante para evitar a tonalização amarela. Os fios brancos acabam sofrendo mais com a radiação e a poluição. Tenha sempre um produto com FPS para os cabelos ou invista também em chapéus e lenços para um look protegido e estiloso.

“Para ter um cabelo bonito, seja natural ou tingido, é extremamente importante cuidar dos fios, usando produtos de qualidade, se atentando a manutenção da hidratação e do corte”, ressalta Alex Mendes.

O que fazer para não ter cabelo branco?

O que fazer para repor a melanina?

Inspiração de maquiagem para quem tem cabelos brancos ou platinados

Mulher cabelo platinado
Fonte: Instagram @romeufelipe

Na sequência, uma das dicas mais recomendadas para quem assumiu os cabelos brancos ou está usando tons platinados, é justamente caprichar no make. Assim, você complementará o visual, tirando desta forma, qualquer ar de descuido ou desmazelo.

Makes naturais com toques de cor

Aposte no toque de cor para iluminar o visual, dentre as formas de fazer isso, destacamos o batom em tom mais vibrante. No entanto, outra forma de fazer isso é destacar os olhos com rímel ou delineador.

Mulher grisalha batom vermelho
Fonte: Pinterest
Mulher grisalha maquiada
Outro segredo, é destacar os olhos!. Fonte: Pinterest

Óculos estilosos

Já se você usa óculos, outra dica bacana, é escolher modelos estilosos, transformando-os em acessórios fashion. Saiba como com dicas de consultora de óculos.

Cabelo branco e o Make Cut Crease

Jovem com fios platinados
Fonte: Pinterest

Os cabelos brancos e ou platinados também podem cair bem com a técnica de make Cut Crease, pois destacam o côncavo dos olhos. Consequentemente, teremos um toque especial na make, produzindo, logo, resultando em um visual mais estilo.

Jovem com fios platinados
Fonte: Pinterest

Ideias de cortes para cabelos brancos

Antes e depois, corte cabelo branco com luzes
Fonte: Pinterest

1. Cabelo branco em Long bob

O long bob é um corte de cabelo médio ou curto, com a base reta e as pontas mais compridas. O cabelo deve ser um pouquinho mais longo na frente com camadas atrás para dar um efeito sutilmente mais pesado na parte de trás.

Antes depois transição cabelo branco
Fonte: Pinterest

Veja nosso especial de cabelos curtos médios em Corte de cabelo curto – 40 Inspirações de cor e corte feminino para arrasar.

2. Aqui, destaque para cabelo branco com repicados e camadas

Antes depois transição cabelo branco
Fonte: Pinterest

3. Já aqui uma transição para brancos feita com mechas platinadas

Antes depois transição cabelo grisalho
Fonte: Pinterest

4. Antes de tudo, é importante lembrar que o cabelo é a moldura do rosto!

Ideia de cortes para brancos - Antes depois transição cabelo branco
Fonte: Pinterest

5. Portanto, cabelos com repicados e camadas enfeitam a fisionomia e rejuvenesce trazendo, assim movimento e energia

Mulher com antes e depois dos cabelos curtos
Fonte: Pinterest

6. Em seguida, veja corte para cabelo médio cacheado – Cabelos brancos

Mulher linda com cabelo branco cacheado - Cabelos brancos
Fonte: Pinterest

7. Cabelos grisalhos curtos

Cabelos brancos curtos com antes depois e durante
Fonte: Pinterest

8. Dando continuidade, antes e após platinar os cabelos, trazendo ainda corte curto estiloso

Mulhjer grisalha sentada em sofá
Fonte: Pinterest

9. Outro corte curto para os brancos, aqui um corte mais tradicional

Corte ousado cabelos platinados
Fonte: Pinterest
Curto ousado platinado
Fonte: Pinterest

10. Cabelos brancos curtos – Cortes mais ousados com moicano e estilo joãozinho

Deborah Secco com cabelo curtinho platinado
Fonte: Pinterest
Corte cabelo curto branco
Fonte: Pinterest

11. Cortes e penteados para cabelos brancos, curtos e médios, para pretas

Negras com cabelos brancos - fotos de cortes curtos e médios
Fonte: Pinterest
Negras com cabelos brancos
Fonte: Pinterest
Mulher com cabelos grisalhos cacheados
Lindo cabelo grisalho. Fonte: Pinterest

12. Os cabelos brancos longos são, sem dúvida, muito elegantes

como assumir os cabelos grisalhos
Fonte: Pinterest
Mulher morena linda
Fonte: Pinterest

13. Aqui, jovem adota fios brancos

dica de make para cabelos brancos ou platinados - destaque para batom vermelho
Fonte: Pinterest

14. Abaixo, veja o antes e depois da atriz Samara Felippo assumir os fios brancos

Samara Felippo com seus fios grisalhos - antes e depois.
Samara Felippo adota os fios brancos. Fonte: Foto/Reprodução

15. Por fim, veja 3 ideias de cortes de cabelos para quem tem os fios grisalhos!

Montagem com 3 fotos de mulheres grisalhas, entre elas, Glória Pires, a atriz
Fonte: Instagram @romeufelipe/ @gpiresoficial/ @lu.alexandre.oficial. Montagem: Laila Lopes

Conclusão

Enfim, gostou dos cabelos brancos que trouxemos para te inspirar a assumir os seus? Agora, que tal ler também Laços no cabelo: 43 penteados para usar o acessório que é tendência. Ou então, veja mais em nossa categoria espeical Beleza.

Atualizado e editado por Laila Lopes.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias