Você está pensando em mudar o visual? Então, o corte de cabelo reto pode ser sua escolha! Nada melhor do que mudar o estilo e se sentir poderosa, não é?

Mas, antes, é importante pesquisar sobre o modelo que você deseja para não correr o risco de se arrepender depois. Afinal, cada mulher tem um tipo de rosto, uma personalidade e uma beleza única.

Basta saber se o cabelo reto se adequa ao seu perfil e expectativas. Para te ajudar, a equipe do Portal Fashion Bubbles desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber antes de aderir ao visual. Vem com a gente! 

O que o corte de cabelo diz sobre sua personalidade?

O corte de cabelo diz muito sobre a personalidade de uma mulher. Muito mais do que apenas uma moldura do rosto, as madeixas têm a capacidade de contribuir para a sua imagem pessoal, com intencionalidade.

corte de cabelo personalidade
Foto: Pinterest, colagem.

O cabeleireiro visagista Rodrigo Cintra afirma que as madeixas também precisam estar alinhadas à sua fase atual. 

Segundo ele, isso explica a vontade que sentimos de transformar todo o visual ao final de um relacionamento ou encerramento de um ciclo.  

Em sua matéria para a revista Quem, Cintra afirma que é isso o que acontece também durante as caracterizações de novelas e no universo cinematográfico. 

Quando as personagens precisam expressar traços de personalidade específicos, as atrizes se submetem a cortes de cabelo diferentes do que estão acostumadas. 

Essa é uma prova de que o visual está diretamente ligado à sua personalidade. Os fios curtinhos, por exemplo, refletem a autoconfiança feminina e a modernidade. 

Do mesmo modo, os médios, especialmente o ‘Long Bob’ expressam leveza, remetendo a uma mulher mais despojada e desapegada. 

Por fim, os mais longos caracterizam uma mulher mais clássica, ou mesmo adepta do estilo romântico. Afinal, é o tradicionalmente conhecido como “ideal” e conservador para as mulheres — apesar de muitas não se sentirem representadas. 

Por que investir em um corte de cabelo reto?

Dentre todos esses que vimos, o corte de cabelo reto continua sendo um dos mais pedidos aos hair stylists. Afinal, ele é extremamente versátil e pode ser considerado coringa para qualquer estilo. 

Algo que o destaca é a possibilidade de se adaptar a diversos comprimentos — desde os mais curtinhos aos mais longos podem ter o acabamento linear e alinhado. 

Apesar de estar em alta e ser uma tendência para os próximos anos, a verdade é que ele nunca sai de moda — é uma boa pedida para quem gosta de características atemporais. 

É comum também vê-lo combinado à franja reta, criando uma combinação perfeita, com um ar mais vintage e “old school”. 

Para quem o corte de cabelo reto é indicado?

O corte de cabelo reto é indicado para as mulheres que querem ter um visual atemporal, e que combina com diversos penteados e estilos. 

Ele pode ser adaptado independentemente da curvatura do seu fio — se mais liso, ondulado ou cacheado. Essa é uma vantagem que poucos oferecem!  Por isso, vale super a pena se render ao estilo.

Corte de cabelo reto X corte de cabelo assimétrico

O corte de cabelo feminino reto é totalmente diferente do assimétrico. O próprio nome já sugere essa divergência, mas é comum surgirem dúvidas sobre os dois estilos. 

corte reto e assimétrico
Crédito: Pinterest, colagem.

A verdade é que, enquanto o corte de cabelo reto combina com todos os tipos de rosto e fios, o mesmo não acontece com o assimétrico.

Um bom exemplo é o chanel de bico para fios lisos — geralmente não fica bem em todas as mulheres e é mais difícil combinar com as cacheadas.

Além disso, se você tem o objetivo de deixar o seu cabelo crescer, o corte assimétrico pode não ser o mais recomendado, já que talvez dê a impressão de pontas fracas e pouco volume. 

Em contrapartida, o reto é responsável por dar ao cabelo um aspecto mais encorpado, com pontas mais cheias e volume controlado. Com isso em mente, cabe a você decidir qual deles aderir! 

Vantagens do corte de cabelo reto  

O corte reto apresenta inúmeras vantagens, sendo os principais o alinhamento e o aspecto de “sempre arrumado”. 

Outro ponto é o poder de adaptabilidade dessa estilização — fica bem em qualquer comprimento de cabelo! E ele também pode ser desfiado, desde que as pontas continuem alinhadas e retilíneas. 

A possibilidade de controlar o volume com o corte atrai muitas meninas. Já as que têm poucas mechas também podem se beneficiar ao deixá-lo com aspecto mais cheio ou encorpado apenas mudando as pontas. 

Para os diversos tipos de cachos, o fio reto permite testar diferentes finalizações, cada uma oferecendo texturas e curvaturas distintas, conforme a sua preferência.

Como saber qual é o corte de cabelo ideal para você?

Descobrir qual o corte ideal para o seu estilo é uma tarefa simples: basta pensar em quais são suas preferências e de quais penteados você jamais abriria mão. 

corte ideal
Crédito: Pinterest.

Se você ama fazer rabos de cavalo, por exemplo, talvez cortar muito curto ou repicar o cabelo todo seja frustrante — afinal, impede um arranjo perfeito. 

Ainda, se você ama suas pontas cheias, desfiá-las ou investir em modelos assimétricos não será a melhor opção. Percebe como o segredo está em pensar sobre quais são os seus limites e considerar os cortes que se adaptam a eles?

Também é interessante criar pastas de estilos em redes como o Pinterest e salvar as imagens e inspirações que mais te agradam. 

Depois, considere se elas são realistas ou não para o seu tipo de cabelo e pergunte a um profissional que você confia — esse é o melhor caminho para evitar arrependimentos. 

Inspirações de celebridades com o corte de cabelo reto

É sempre bom se inspirar e ter referências para um corte de cabelo. No caso do estilo reto,  Kim Kardashian pode ser uma grande inspiração para as lisas, com fios super retinhos e alinhados. 

corte de cabelo reto kim kardashian
Foto: Colagem, Pinterest | Kim Kardashian e o corte reto.

As amigas Bruna Marquezine e Manu Gavassi também apostaram no corte curtinho, que as deixou exteriorizar todo seu poder e competência, do mesmo modo que Dua Lipa.

corte de cabelo reto bruna manu dua lipa
Foto: Colagem, Pinterest | Famosas que investiram no estilo.

A blogueira Bruna Vieira também adaptou o corte reto em diferentes fases do seu cabelo, tanto cacheado curto quanto longo. 

corte de cabelo reto bruna vieira
Foto: Colagem, Pinterest | O corte funciona tanto para cabelos curtos quanto longos.

Mais uma atriz, Zendaya, também teve sua fase de cacheado reto com franja, dando ao seu rosto uma aparência ainda mais jovial e delicada. 

corte de cabelo reto zendaya
Foto: Colagem, Pinterest | Zendaya e seus cachos.

Conclusão

Percebeu como o corte de cabelo reto é um grande coringa nos visuais ao redor do mundo? Todas as mulheres podem adotar esse estilo e combiná-lo a diversos penteados, do jeito que quiserem. 

Se você gosta de conteúdos sobre tendências de moda, estilo e beleza, precisa conferir os outros artigos do Portal Fashion Bubbles

Nele, compartilhamos as informações mais recentes e relevantes para você se inspirar e consumir de modo leve no seu dia a dia. 
Nos siga também no Google News para ficar sempre atualizado de todas as novidades do mundo dos famosos e dos reality shows mais assistidos do Brasil!