Cuidados com o cabelo cacheado: dicas de especialista para fazer em casa

Descubra quais são os principais cuidados com o cabelo cacheado, desde o corte, até a hidratação e a finalização!

- Continue depois da Publicidade -

Se você tem dúvidas em relação aos principais cuidados com o cabelo cacheado, esse é o artigo certo para você. Desde a escolha do corte ideal, até a finalização e os melhores produtos para cuidar, existem muitas dicas que podem facilitar a sua rotina.

Embora muitas pessoas tenham receios em relação aos cuidados, a grande verdade é que o cabelo cacheado não é assim tão difícil de manter. Na verdade, depois que você se acostuma e aprende as melhores maneiras de arrumar, tudo se torna mais natural.

Assim, você ganha a liberdade de deixar as madeixas como tanto gosta. Então, vamos aprender mais sobre os cuidados específicos com esse tipo de cabelo? Confira as dicas da cabeleireira especialista em cachos Bianca Hullman.

Cuidados com o cabelo cacheado: quais são as principais características dos fios?

 

- Continue depois da Publicidade -

cuidados com o cabelo cacheado
Fonte: Vlada Karpovich/Pexels

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Antes de começarmos a falar sobre os cuidados, vamos entender melhor as particularidades desse tipo de cabelo.

O cabelo cacheado é, naturalmente, mais volumoso e definido que o cabelo ondulado. Por esse motivo, a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldades para chegar às pontas.

Ou seja, esse é um dos principais motivos pelos quais os cabelos cacheados precisam de cuidados personalizados. Essa característica torna ainda mais importante manter uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

- Continue depois da Publicidade -

De acordo com a classificação dos cabelos, eles podem ser divididos em:

  • Cacho 3A: os cachos são mais abertos e hidratados. Aqui, o frizz é menor e é possível definir os cachos com um ativador;
  • Cacho 3B: aqui, em contrapartida, os cachos são mais fechados e ganham frizz com facilidade;
  • Cacho 3C: com fios mais grossos e ressecados, o diâmetro costuma ser mais ou menos do tamanho de um lápis. O cabelo fica armado com facilidade.

“Quanto menor a curvatura, maior o ressecamento. Isso porque o couro cabelo produz a oleosidade, mas ela não consegue chegar ao comprimento e pontas como o cabelo liso. Por isso, muita nutrição e hidratação nesse cabelo”, ressalta a cabeleireira especialista em cachos Bianca Hullman.

Sem dúvida, entender qual é a classificação do seu cabelo é o primeiro passo para começar a cuidar melhor das madeixas. Então, confira também as dicas da especialista Sarah Oliveira para encontrar o seu tipo de cabelo:

 

 

Quais são os melhores cortes para cabelo cacheado?

 

Os cuidados com o cabelo cacheado também começam com o corte. Afinal, o corte deve preservar a curvatura natural dos cachos, emoldurando o rosto e fornecendo mais liberdade para você finalizar como deseja.

O ideal é que os cachos sejam cortados com uma tesoura ou navalha, sempre posicionadas verticalmente. Ao cortar na horizontal, você corre o risco de afetar o formato dos cachos e impedir que eles se encaixem. Com isso, o volume fica maior!

Isso é especialmente importante no caso do cabelo 3D, já que ele ganha volume facilmente. Nesse sentido, o corte em camadas curtas e repicadas ajuda a trazer mais harmonia para o visual.

 

Cortes de cabelo cacheado
Fonte: Pinterest

 

 

Em contrapartida, quem prefere o cabelo com o mínimo de volume possível também pode manter o comprimento longo com as pontas arredondadas.

Vale lembrar que os fios podem ser cortados tanto úmidos, quanto secos. “O cabeleireiro que irá analisar individualmente cada cabelo e decidir se irá cortar seco ou molhado. O corte a seco é muito indicado principalmente para quem tem mais de uma textura dos fios, mas não é regra, pode cortar molhado sim, desde que tenha a técnica”, explica Hullman.

Aproveite também para conferir as dicas da especialista Juliana Louise sobre como escolher o corte ideal para o seu tipo de cabelo:

 

  • Nesse sentido, leia também Corte em camadas: inspirações, dicas e fotos para mudar o visual

 

Quais são os principais cuidados com o cabelo cacheado?

Lavar

 

Um dos principais mitos em relação aos cuidados com o cabelo é que eles não podem ser lavados diariamente. Porém, é possível, sim, fazer a lavagem diária, desde que seja utilizada a técnica correta.

Se você mora em lugares muito quentes, é fácil compreender a vontade de lavar os cachos com frequência. Nesse caso, a melhor opção é escolher os shampoos low ou no poo. Afinal, eles são menos agressivos ao cabelo e não vão provocar um ressecamento ainda maior dos fios.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

Pentear

 

Além disso, pentear os cachos deve sempre ser uma tarefa feita com eles molhados. No banho mesmo, utilize uma máscara ou creme de pentear para alinhar os fios. Com isso, você evita a quebra dos cachos.

“Sempre comece pelas pontas, meio e depois raiz. Nunca penteie seco, pois poderá quebrar os fios”, complementa Bianca.

No vídeo abaixo, a YouTuber Jessica Melo ensina a melhor forma de pentear cabelos cacheados. Confira:

 

  • Logo após, leia Cabelo quebrado: seis causas e como recuperar a saúde do cabelo

 

Hidratar

 

A hidratação é uma das etapas principais dos cuidados com o cabelo cacheado. Como você já viu, esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado. Logo, é importante construir uma rotina capilar com foco em hidratação.

Atualmente, existem diversas máscaras desenvolvidas especificamente para os cabelos cacheados. O ideal é que elas sejam utilizadas pelo menos 1 vez na semana. Porém, é possível também investir no cronograma capilar para revitalizar as madeixas.

Utilizar um finalizador hidratante sempre após a lavagem também é uma ótima dica para manter os cabelos hidratados.

Aproveite também para conferir as dicas da YouTuber Ludmila Reis sobre como hidratar os cabelos cacheados:

 

 

 

Secar

 

A secagem dos fios deve sempre ser feita com o uso de um protetor térmico para proteger os cabelos. No caso das toalhas, opte sempre pelas versões em algodão ou até mesmo o papel toalha de limpeza.

“As toalhas comuns causas mais frizz pelo atrito do tecido com os fios. Portanto, o ideal é usar uma toalha de algodão ou até mesmo papel toalha de limpeza, que também pode ser reciclado e usado novamente”, afirma a cabeleireira.

A touca de cetim pode ser utilizada depois que o cabelo já foi seco, ajudando a preservar os cachos durante a noite. Veja como enrolar o cabelo em um coque para dormir com a touca:

 

 

Afinal, cabelo cacheado é mais difícil de cuidar?

 

Esse é, sem dúvida, o maior mito com os cabelos cacheados. Aliás, essa crença perpetua uma ideia de que existe um padrão de cabelo a ser seguido, o que, como já sabemos, não é o caso.

Todos os tipos de cabelo precisam de cuidados específicos. Portanto, não existe a ideia de que um é mais fácil de cuidar do que outro.

“O cabelo cacheado, por não passar por um processo de escova/chapinha, pode ter frizz, mas isso não significa que o cabelo não está saudável. Definitivamente, o cabelo cacheado não dá mais trabalho! Aliás, já sentiu a liberdade de tomar chuva sem se preocupar com a chapinha”, brinca a especialista.

 

Como cuidar de cabelos cacheados
Fonte: Pexels

 

  • Em seguida, confira Big Chop: dicas para quem vai passar pela transição capilar

 

Cuidados com o cabelo cacheado: conclusão

 

Agora que você já aprendeu mais sobre como cuidar dos cabelos cacheados, chegou a hora de colocar a mão na massa e investir bem na hidratação dos fios. Aproveite esse momento para cuidar de si mesma, criando um SPA Day.

Isso vai ajudar você não apenas a manter o cabelo saudável, mas também a relaxar e se sentir bem. Além disso, não esqueça de conferir os demais artigos da categoria de beleza e compartilhar as dicas nas redes sociais!

 

  • Por fim, veja também Tons de ruivo: inspirações, dicas e combinações

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes