Cuidados Com o Cabelo Loiro: Como deixar os fios perfeitos?

Cuidados Com o Cabelo Loiro: Como deixar os fios perfeitos?

Cuidar do cabelo nem sempre é tarefa fácil, especialmente se eles forem quimicamente alterados, como é o caso dos fios loiros. A verdade é que, para manter uma aparência saudável, existem alguns cuidados com o cabelo loiro.

Após os procedimentos químicos, o cabelo naturalmente tende a ficar ressecado e com aspecto quebradiço, dando o famoso ar de “cabelo maltratado” que nós, mulheres, tanto odiamos.

Para evitar que isso aconteça, o caminho mais simples é manter uma boa rotina de cuidados com o cabelo loiro, envolvendo hidratação, nutrição e reconstrução.

O problema é que, ao considerar criar um cronograma capilar, muitas mulheres ficam inseguras e não sabem exatamente quais passos seguir.

É exatamente por isso que desenvolvemos este artigo! Nele, vamos te ajudar a entender melhor quais são as etapas do tratamento do cabelo loiro e o que usar em cada uma delas para manter a saúde dos fios. Confira!

A importância da rotina de cuidados com o cabelo loiro 

O cabelo loiro natural é famoso por ressecar e quebrar fácil, parecendo ser mais sensível e suscetível às agressões causadas pelo calor intenso de chapinhas, secadores e pelo próprio condicionamento do clima, com o Sol exagerado.

Se isso ocorre com os fios de cor natural, imagine então com fios loiros “artificiais”, atribuídos através de processos químicos como tinturas e descoloração!

A verdade é que antes mesmo de pensar em trocar a tonalidade do cabelo, é necessário se certificar de que os fios naturais estejam preparados para suportar tantos passos e serem submetidos a descoloração.

Manter uma alimentação saudável, hidratação e bons hábitos de cuidados com as madeixas pode prevenir muitos danos e prejuízos aos fios posteriormente loiros.

Mas, caso você já tenha o cabelo loiro e pense que seu cabelo não tem mais salvação, não se desespere!

Se ele agora está quebradiço e opaco, saiba que com os tratamentos adequados ele pode se recuperar. 

Investir em uma boa rotina de cuidados com o cabelo loiro, diariamente, pode ser a solução de todos os problemas de ressecamento e até mesmo queda.

Ações simples, fazem toda a diferença no resultado final dos fios, como:

  • utilizar toucas e lacinhos de cetim;
  • trocar as escovas de cabelo agressivas por outras de cerdas mais macias;
  • manter um cronograma capilar que hidrata, reconstrói e nutre as madeixas;
  • investir em cremes e produtos de qualidade;
  • e sempre evitar os vilões do cabelo loiro, como você pode ver a seguir.

Quais são os vilões do cabelo loiro?

Ter cabelo loiro é maravilhoso, mas também exige muito cuidado, paciência e esforço. É preciso evitar os vilões do cabelo loiro, como a má alimentação, exposição excessiva ao sol e ao calor de chapinhas e secadores.

Se para as morenas o uso constante de chapinhas e secadores já faz mal e deixa os cabelos sem vida, quanto mais para as loiras!

A melhor alternativa é, sem dúvidas, aceitar a textura dos fios e deixá-los naturalmente, sem alisar ou arriscar com procedimentos químicos como progressivas e selagens, que são grandes inimigas da saúde capilar.

Existe ainda o perigo, pouco comentado, da lavagem das madeixas em água quente, que tira o brilho e resseca os fios, além de eliminar a camada de gordura saudável produzida pelos fios como proteção a agentes externos.

Isso faz com que os fios sejam facilmente afetados pela temperatura, poluição, cloro e luz solar.

Não só isso, prender os cabelos de modo muito apertado ou com acessórios impróprios pode quebrar os fios e causar (ou agravar) a queda de cabelo.

Assim, sempre se lembre de seguir os esses passos para a rotina de cuidados com o cabelo loiro:

  • não lave os cabelos em água muito quente, prefira a temperatura ambiente ou morna;
  • tenha cautela ao pentear os fios, inicie pelas pontas e vá penteando delicadamente em direção à raiz, com uma escova adequada;
  • evite ao máximo o calor do secador, chapinha, babyliss ou escova alisadora (se for inevitável, lembre-se de incluir os protetores térmicos na rotina);
  • não prenda os cabelos em rabos de cavalo, tranças ou coques muito apertados e use lacinhos de cetim ou scrunchies e elásticos de meias-calça.

Cuidados com os cabelos loiros no verão

Foto: Pexels | Cabelo loiro no verão: os cuidados precisam ser redobrados!

 

O verão é um verdadeiro inimigo dos cabelos loiros, independentemente de qual seja a coloração escolhida, se os mais platinados ou os mais amarelados — todos sofrem com a ação do sol, cloro das piscinas e sal dos mares.

Assim, sempre que o verão chegar, redobre os cuidados com o cabelo loiro e já prepare itens como:

  • óleos capilares, sejam os de argan, coco ou outros naturais, sempre reserve um consigo e passe ao decorrer do dia no comprimento do cabelo, em quantidades moderadas, a fim de manter os fios enluvados, mas não com aspecto oleoso;
  • lave as madeixas em água doce sempre que se banhar em mares ou piscinas (por isso, sempre carregue consigo um kit de shampoo, condicionador, máscara, escova e finalizador!);
  • intensifique os cuidados com reconstrução nos próximos dias, após “abusar” do verão.

Como cuidar dos cabelos loiros em casa?

Foto: Freepik | Você pode cuidar dos seus cabelos loiros em casa!

 

Muitas mulheres decidem tratar os cabelos loiros em casa ao invés de investir tempo e dinheiro nos salões de beleza.

Por isso, manter a boa aparência dos fios envolve 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação

A etapa de hidratação é a mais comum e, como o próprio nome sugere, se resume a devolver à estrutura dos fios a água que eles perderam ao decorrer da semana, com a exposição ao calor.

Esse cuidado é tanto interno, através da ingestão de água em quantidades adequadas todos os dias, quanto externo, através do uso de máscaras de hidratação encontradas em lojas de cosméticos.

A recomendação é para as máscaras veganas, baseadas em óleos e extratos naturais, capazes de ser absorvidos pelo fio e iniciar os cuidados com o cabelo loiro.

É importante reservar pelo menos um dia na semana para hidratar os fios e aplicar a máscara durante o tempo recomendado, a fim de prevenir a perda precoce de água dos fios, posteriormente.

Nutrição

Nutrir o cabelo é o segredo para melhorar o aspecto dos fios opacos e quebradiços, restituindo os nutrientes, óleos e vitaminas perdidos durante os processos químicos de descoloração e pigmentação nos cabelos coloridos.

Para essa etapa, você pode apostar em óleos naturais, como coco, argan e mirra, além de produtos à base de pantenol e creatina.

Se esforce para incluir “rituais” de nutrição a cada 15 dias na sua rotina, utilizando o produto comprado ou o óleo escolhido para enluvar as mechas do cabelo e deixar agir entre 3 a 15 minutos.

Reconstrução

A reconstrução é uma etapa essencial, principalmente para os fios mais danificados, a fim de selar os cuidados com o cabelo loiro.

O tratamento também deve ser realizado a cada 15 dias e os produtos escolhidos devem ser a base de queratina e colágeno, para a regeneração dos fios.

Conclusão

Percebeu como ter uma rotina de cuidados com o cabelo loiro não é um bicho de 7 cabeças?

Além de tratar dos fios, você pode reservar esses momentos de cuidados com o cabelo loiro como formas de autocuidado e relaxamento, fugindo da correria e frustrações do dia a dia!

Se você gostou do conteúdo, o que acha de acompanhar os outros artigos sobre saúde capilar aqui mesmo, no portal Fashion Bubbles? Também lembre-se de nos seguir no Google News e ficar sempre por dentro das novidades!