Erros e acertos na maquiagem: o que podemos aprender com o BBB 22?

Confira os maiores erros e acertos na maquiagem de acordo com os looks das sisters do Big Brother Brasil. Acesse agora!

Fonte: Globoplay e Montagem: Fashion Bubbles

Que tal conferir algumas dicas importantes sobre erros e acertos na maquiagem? Nas últimas semanas, algumas das makes das sisters chamaram a atenção da internet e até mesmo viraram meme. Então, como será que você pode evitar alguns deslizes que prejudicam o acabamento da sua maquiagem?

Não é novidade que a beleza fique em foco na casa mais vigiada do Brasil, principalmente após uma edição em que uma maquiadora profissional foi a vencedora. Pensando nisso, separamos aqui alguns dos principais erros cometidos e como você pode contorná-los para conquistar a make perfeita.


Quais são os erros e acertos na maquiagem?


Como fazer um esfumado perfeito?


Fonte: Gshow

  • Em seguida, leia também Avon no BBB 22: descubra quais são os produtos favoritos dos brothers e sisters

A maquiagem que mais viralizou no BBB 22 foi, sem dúvidas, a de Laís Caldas. Então, vamos começar pelo primeiro deslize: o esfumado. Na foto, o erro de Laís foi ter concentrado uma única cor na pálpebra, deixando o resultado marcado e grosseiro.

O esfumado é uma das técnicas mais cobiçadas por quem é apaixonada por beleza. Conseguir o efeito perfeito pode ser mais fácil do que parece e você precisa somente de um instrumento: o pincel de esfumar.


Fonte: Mais Vaidosa

Esse tipo de acessório é conhecido por ter as cerdas mais fofinhas e não tão juntas umas das outras. Como o próprio nome da técnica diz, o objetivo é que a sombra desapareça, como fumaça, na sua pele. Logo, esse tipo de pincel é o responsável pelo efeito.


Fonte: Globoplay, Pinterest e Montagem: Fashion Bubbles


Além disso, você vai precisar ter a mão bastante leve. O grande segredo dos maquiadores é segurar o pincel bem em sua pontinha. Dessa forma, sua força é diluída por todo o cabo e você corre menos risco de deixar a sombra marcada.

Da mesma forma, sempre use uma sombra com um tom próximo da sua pele nas extremidades. Consequentemente, você vai conquistar um resultado mais natural.

Para mais dicas de como conquistar o esfumado colorido perfeito, confira:



  • E mais – Sombra azul é tendência: mais de 50 inspirações e passo a passo

Como aplicar glitter da forma correta?


Fonte: Gshow

Em contrapartida, existe outra dica sobre erros e acertos na maquiagem que podemos aprender com o look de Laís: é preciso ter muito cuidado com o uso do glitter!

Nessa produção, a dermatologista poderia ter concentrado o glitter somente na pálpebra móvel. Mas, ainda assim, o ideal era que ela tivesse subido o esfumado rosa para além do côncavo e, com isso, o glitter poderia ter sido aplicado na região.

Related Post

Como ela não fez isso, as partículas de glitter sem nenhuma base por baixo prejudicam o look. Além disso, ela também aplicou o produto em uma região de “dobra” do olho, o que faz com que as falhas apareçam.


Fonte: Globoplay, Pinterest e Montagem: Fashion Bubbles


Portanto, aqui vai a dica: sempre use uma sombra da cor do glitter para realcá-lo por baixo. Ou seja, se você pretende usar glitter dourado, faça uma base com a sombra dourada. Em complemento, use um pincel língua de gato para ter certeza de que o glitter vai ficar onde você quer, sem se espalhar para o resto do rosto.

Quer saber tudo sobre a aplicação de glitter? Confira abaixo:



  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Como escolher o tom de base? Um dos principais erros e acertos na maquiagem!


Fonte: Globoplay

Ainda na mesma foto, podemos perceber que a base de Laís não combina com o seu tom de pele. Seu rosto está significativamente mais claro que o pescoço, o que cria um efeito de máscara na produção.

Embora a escolha do tom correto seja uma das principais dúvidas de quem é apaixonada por make, existem dicas que podem ajudar.

Em primeiro lugar, lembre-se de que a base nunca deve ser mais clara ou escura que seu tom de pele. Ela deve “desaparecer” no rosto, sendo utilizada somente para uniformizar o tom.


Fonte: Globoplay, Pinterest e Montagem: Fashion Bubbles

  • Logo depois, veja Truques de beleza: respondemos as 10 perguntas mais feitas no Google!

O local ideal de teste é na mandíbula. Afinal, é ali que você consegue comparar o tom tanto do rosto, quanto do pescoço. Aplique uma pequena quantidade da base desejada na mandíbula e dê algumas batidinhas para espalhar. Se ela desaparecer no rosto, então é o tom ideal.

Outra dica importante é evitar testar a base na luz artificial das lojas. Se possível, aplique o produto e faça a avaliação em diferentes luzes: a natural do Sol, uma luz artificial branca e amarela. Assim, você vai ter certeza de que escolheu o tom correto. Quer mais dicas? Saiba tudo sobre tom e subtom:




Como aplicar a base? Invista em uma esponjinha ou pincel kabuki


Fonte: Globoplay

Ainda falando sobre Laís Caldas no BBB 22, podemos aprender outra lição importante sobre erros e acertos na maquiagem: os acessórios fazem toda a diferença!

Aqui, Laís aplica sua base com um pincel língua de gato. Embora isso não seja necessariamente um erro, essa ferramenta é mais difícil de ser utilizada por quem não é profissional. Além de garantir uma cobertura extremamente alta, o pincel língua de gato pode pecar no acabamento, deixando a aplicação da base com linhas.


Fonte: Globoplay, Pinterest e Montagem: Fashion Bubbles


No caso de quem não é profissional, as escolhas mais seguras para a aplicação da base são a esponjinha ou o pincel kabuki – aquele mais durinho, com cerdas muito próximas umas das outras. Afinal, eles garantem um acabamento perfeito sem muito esforço!



Como fazer o efeito degradê na boca?


Fonte: Globoplay

Outra produção que chamou muito a atenção dos internautas foi a tentativa de um degradê nos lábios de Jessilane. O resultado ficou bastante grosseiro e agressivo, sem a suavidade que a técnica exige.

O degradê nos lábios é uma das principais técnicas de beleza e é cada vez mais visto nos tapetes vermelhos. Porém, sua execução exige alguns passos para garantir o efeito desejado.


Fonte: Globoplay, Pinterest e Montagem: Fashion Bubbles

O primeiro erro aqui foi a escolha da cor. O ideal para o degradê é que o batom e o lápis usados sejam próximos do tom de pele da pessoa – geralmente um marrom mais claro ou escuro, dependendo de cada um.

Para começar, você deve contornar os lábios com um lápis, garantindo que a linha está precisa. É possível usar um corretivo e um pincel fininho para evitar linhas muito grossas. Veja mais dicas sobre o tema no vídeo abaixo:




Erros e acertos na maquiagem: conclusão


Como você pode ver, existem alguns truques simples que podem ajudar você a conquistar o acabamento perfeito na maquiagem. Enquanto alguns são relacionados à substituição de produtos e acessórios, outros exigem mais prática e técnica. A maquiagem é uma forma de fazer com que você se sinta bem e, na maioria das vezes, é isenta de regras. Em contrapartida, não há dúvidas de que essas dicas simples podem fazer toda a diferença no resultado final.

Se você quer saber mais sobre truques  de make, continue acompanhando o canal de beleza e cuidado pessoal do Fashion Bubbles. Além disso, aproveite também para compartilhar as dicas nas redes sociais.

Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.
Posts Relacionados