Os heróis eco-friendly e a pranchas de garrafas PET

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PET

Você já parou para pensar que futuro quer construir para seus filhos, seus netos, seus afilhados ou até mesmo para você?

Não é de hoje que a consciência ecológica é fator de importância vital para todos nós, mas, infelizmente há uma pouca minoria que atua ativamente e de forma multiplicadora. É preciso, cada vez mais ter exemplos inspiradores que tenham atitudes sustentáveis para imprimir nesta sociedade e nas crianças que estamos formando, uma mensagem de esperança para todos nós.

Os países mais desenvolvidos já têm por hábito este discernimento ambiental. Tanto que a reciclagem do lixo é ativamente aplicada. Os prédios e casas já são preparados, disponibilizando latas de lixo específicas para cada tipo de material: papel, plástico, garrafas e orgânico, ensinando toda uma nação a importância desta conscientização.

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PET

Na Europa, por exemplo, a educação ambiental é algo extremamente bem difundido, o que poderia dar a impressão de que este hábito de preservação do meio ambiente tardaria a chegar em países menos desenvolvidos, como por exemplo, o Brasil. Mero engano. Atualmente podemos constatar que nosso país tem cada vez mais iniciativas nesta direção e milhares de multiplicadores que estão caminhando a passos largos, desenvolvendo projetos de cuidados com o nosso habitat natural.

É dentro deste tema, que hoje apresento-lhes o casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin que desenvolveram o Projeto Prancha Ecológica/Eco Garopaba.

Pranchas de garrafas PET

“Toda realização e toda riqueza na vida começam com uma ideia”,  dizia o autor Napoleon Hill. O Projeto  Prancha Ecológica é um exemplo de  realização de sucesso em prol da preservação do meio ambiente. A iniciativa foi posta em prática com base em uma ideia simples, mas cheia de originalidade:  Jairo L., gaúcho, surfista e amante da natureza, quando morava no Havaí, observava o lixo que se acumulava nas praias, como as garrafas de plástico, por exemplo.

Intrigado, pensava em como poderia reaproveitar este lixo. Foi quando surgiu-lhe um estalo: por que não unir seu amor pelo surf à reciclagem? Foi então que o gaúcho criou a sua primeira prancha de garrafa PET e deu início a uma ação revolucionária que já teve frutos por vários estados do Brasil, além de outros países como: Peru, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Austrália.

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PET

Empreendedor genuíno Lumertz encontrou apoio e motivação ao lado de sua companheira Scorsin, que conheceu quando retornou do Havaí. Juntos e impulsionados pela vontade de disseminar esta nova cultura, o casal transformou esta ideia eco-friendly em uma ação de muito sucesso, tanto que o Projeto Prancha Ecológica/Eco Garopaba já tem 5 anos de existência e não para de crescer.

De olho no futuro a dupla também produziu uma série de palestras com o objetivo de conscientizar as crianças e escolas da importância da reciclagem do lixo e da sua reutilização, utilizando como exemplo a prancha ecológica feita de garrafas PET. O Projeto ainda oferece oficinas e workshops envolvendo a prática do preparo das pranchas recicláveis com foco nos menores carentes.

É a criatividade entrando em ação para trazer oportunidades de educação ambiental, tudo baseado na prática de um esporte que as crianças adoram e que envolve a natureza e ainda transforma lixo em diversão!

Com garra e determinação, Carolina e Jairo não pararam por aí. Buscaram formas de apoio e patrocínio para divulgar essa ideia, visitaram comunidades locais e colégios, buscando Editais de apoio à Preservação do Meio Ambiente (infelizmente nesta área ainda há muito pouco incentivo). E conquistaram assim o apoio do Governo de Santa Catarina e da Prefeitura de Garopaba, para construir onde é hoje, a sede do Projeto Eco Garopaba, na Barra da Ferruagem (SC).

Tudo ali é reciclável, desde as pranchas de surf de garrafas PET, sacolas, luminárias, incluindo até mesmo o banheiro, 100% ecológico que não tem descarga (aterro) utilizando-se serragem para liberar os resíduos.

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PET

A sede do Projeto Eco Garopaba, na Barra da Ferruagem (SC): toda trabalhada com materiais recicláveis, desde as pranchas de surf de garrafas PET, sacolas, luminárias e até o banheiro: 100% ecológico, não tem descarga (aterro), utilizando-se serragem para liberar os resíduos

As pranchas ecológicas atendem todos os gostos e idades, já fizeram tanto sucesso que duas delas estão num Museu do Havaí, além de terem sido atestadas por célebres surfistas como o cantor Donavon Frankenreiter, entre outros.

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PETAs pranchas de garrafas PETs foram atestadas por célebres surfistas como o cantor Donavon Frankenreiter

Além do surf, as pranchas feitas de materiais recicláveis também servem para a prática de outro esporte: o stand up paddle, esporte que que já tem adquirido fãs pelo mundo todo e que é a onda da vez no mundo das novas aventuras.

A paixão com que estes dois parceiros falam do Projeto Prancha Ecológica/Eco Garopaba é contagiante e nos passa uma lição de amor à preservação da natureza e de preocupação consciente com o nosso futuro.

Os heróis eco friendly e a pranchas de garrafas PETAs pranchas feitas de materiais recicláveis também servem para a prática de outro esporte: o stand up paddle, esporte que que já tem adquirido fãs pelo mundo todo

Como fazer uma prancha de garrafa PET

Qualquer um pode ter acesso e fazer uma prancha de garrafa PET, basta em média de 45 a 50 garrafas PET (pelo menos 25 delas com tampa) para construir uma prancha de surf e em média de 81 a 120 garrafas PET (pelo menos 44 delas com tampa) para uma prancha de stand up paddle, com tempo médio de uma tarde (prancha de surf) para os que já têm mais prática.

Se você também considera-se um multiplicador e quer ajudar o futuro do nosso planeta, veja como é fácil fazer uma prancha de garrafa PET. Veja mais detalhes de como fazer a prancha aqui.

Materiais necessários para construir uma prancha ecológica:
– Garrafas PET:
Prancha de surf: de 45 a 50 garrafas PET (pelo menos 25 delas com tampa)

Prancha de stand up paddle: de 81 a 120 garrafas PET (pelo menos 44 delas com tampa)
– Canos de pvc com 20 ou 25 milímetros
– Tábua de carne de plástico que cortada irá servir para criar as quilhas da prancha
– Bomba com pedal para encher pneu de bike
– Remo: a pá do remo também pode ser feita de garrafa PET
– 4 folhas de EVA de 2milímetros, ou para stand up paddle: 3 folhas de EVA de 2 milímetros e 1 folha de 10 milímetros.
– 1 pedaço de Lixa número 80
– Cola a base de poliuretano e Cola de contato = Cola de sapateiro
– Escova de dentes velha para espalhar a cola no EVA.
– Tesoura
– Serrinha
– Estilete

Então, hoje contei a história destas duas pessoas maravilhosas, cheias de iniciativa e que já estão ajudando a tornar o nosso mundo um lugar melhor para se viver. Encerro aqui fazendo um convite para você também incluir sua parcela de contribuição, pensando mais no futuro que deseja construir para os que ama e o legado de conscientização que irá despertar nos pequenos, que são o futuro da nossa nação.

Bôra reciclar pessoal!

Santa Catarina, Praia de Garopaba, Janeiro 2017

Por Roberta Gerace Gazzolla

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 10 de fevereiro de 2017

AUTOR

Para quem não me conhece, vou me apresentar então: me chamo Roberta, uma idealista, cidadã do mundo, apesar de ter estabelecido meus pézinhos na louca Berlim por um tempo, neta de italiano (sangue forte), tia da Sophie, publicitária, escritora nas horas vagas, amante das bikes, moda, viagens, cinema e todas as manifestações de cultura imagináveis. A ideia neste espaço é mostrar um pouco da minha visão lúdica, atenta, criativa e curiosa de coisas bacanas que posso vivenciar aqui nesta Berlim frenética e dividir com vocês, que assim como eu, devem adorar as novidades do fashionbubbles.com . Além de falar de novos artistas, música, moda, eventos, cultura, vou trazer também um pouquinho da minha visão do ser humano, através de algumas crônicas em formas de diálogos internos. Tudo isto será escrito com muito carinho, dedicação e diversão. Espero que curtam este espacinho e fico aberta a sugestões/críticas. liebste Grüsse aus Berlin, Roberta Gerace Gazzolla (E-mail: robertafashionbubbles@gmail.com)

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Preview Renner Inverno 2017 – Desfile e constelação de famosos marca lançamento da nova coleção

Confira galeria com as celebs que marcaram presença no PREVIEW RENNER 2017 No MAC USP em SP, a Renner inaugurou...

Fechar