Como fazer uma máscara de proteção em casa

398

Enquanto o mundo continua procurando o melhor caminho para reduzir a disseminação do coronavírus, o distanciamento social ainda é a melhor forma de se proteger. Mas, se você precisa sair de casa, seja para ir ao mercado ou à farmácia, vá de máscara de proteção. No entanto, a recomendação de cientistas e entidades começa a mudar, e as máscaras caseiras, para uso irrestrito, começam a ganhar atenção.

Isso porque, as máscaras hospitalares só devem ser usadas por pessoas com Covid-19 ou sintomas sugestivos ou então por quem está convivendo com essas pessoas, como familiares e profissionais da saúde. Por isso, vamos mostrar como fazer a proteção caseira– mesmo sem máscara de costura.

Como fazer máscara caseira?

Máscara de proteção pode ser feita com bandana, lenço e até pano de prato (Foto: Time/Reprodução)

A confecção de máscaras de proteção caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Além de eficiente, é um acessório simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

Passo a passo para fazer sua máscara de proteção caseira usando um retalho de uma camiseta ou outro tecido que você tenha em casa.  (Foto: Pinterest/Reprodução)

Cada um deve lutar com as armas que tem! Então, as máscaras caseiras podem ser feitas em algodão (sabe aquela camiseta ou cueca velhas? Pode ser também!), TNT, lenço, bandana ou outros tecidos (tricoline, por exemplo), desde que higienizadas corretamente. O importante é que a máscara cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Passo a passo para fazer sua máscara de proteção sem costura

1 – Comece com um tecido de formato quadrado com aproximadamente 50 centímetros de lado. Coloque sobre uma superfície plana, com a parte da frente voltada para baixo.

2 – Dobre um dos lados até atingir o centro, depois dobre a outra. As duas partes vão se encontrar.

3 – Inverta o lado que está tocando a mesa. A parte que ficará exposta será a lisa. Os encontro das partes dobradas ficará para baixo.

Você também pode gostar!

4 – Dobre novamente cada um dos lados até eles se encontrarem no centro.

5 – Envolva o tecido com dois elásticos de prender cabelo, deixando um quarto do tecido para fora de cada lado.

6 – Dobre as extremidades do tecido para dentro, usando o elástico como referência. A parte que está para cima vai ficar para dentro da máscara, ou seja, vai tocar seu rosto ao ser usada.

7 – Gire a máscara, invertendo o lado que está para fora. O lado que estáva para baixo no item anterior será a parte frontal da máscara. Agora é só envolver as orelhas com o elástico. Cubra bem o nariz, a boca e o queixo.

A maneira correta de usar sua máscara feita em casa

Mas proteger uma máscara é apenas uma peça do quebra-cabeça: para que as máscaras sejam eficazes, elas devem ser usadas corretamente. Aqui está a maneira correta de usar uma cobertura de tecido durante a pandemia de COVID-19, além de armadilhas comuns que podem afetar sua segurança:

Independentemente de você estar usando uma máscara caseira, cachecol, bandana ou máscara cirúrgica, uma das etapas mais importantes antes de colocar ou depois de tirar uma cobertura facial é usar uma higiene adequada das mãos, usando desinfetante para as mãos ou lavando as mãos com água e sabão.

A Organização Mundial da Saúde sugere que as pessoas primeiro limpem as mãos antes de colocar uma máscara e verifique se não há buracos ou rasgos no tecido.

Ao colocar a cobertura do rosto, use os laços para colocá-lo no rosto e cubra o rosto e a boca confortavelmente, certificando-se de que você pode respirar facilmente. Uma bandana, lenço ou cobertura de pano deve ser aplicada com o mesmo cuidado. E não toque na parte externa da máscara ou pano que pode estar contaminado. Tenha muito cuidado para não tocar na frente da máscara e nos olhos, nariz e boca ao remover a cobertura do rosto e lave as mãos após manusear a máscara Lembre-se: Usar uma máscara ou uma cobertura para o rosto de pano não o torna invencível.

Aprenda a maneira correta de lavar às mãos, de acordo com o Ministério da Saúde:

você pode gostar também