Imagem com " 10 de setembro" em letras rosas sob fundo de bloco de notas em cima de uma mesa com plantas e despertador

10 de setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é Dia de São Nicolau de Tolentino e dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 3 de setembro, frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 10 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 10 de setembro?

Foto de marggaridas espalhadas em uma mesa, saindo de um cone de sorte com a frase de bom dia em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 10 de setembro cai em um sábado. Trata-se do 253º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 112 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na inverno. Nascidos em 10 de setembro são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no início do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 10 de setembro?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 10 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 10 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 10 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

No dia 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela International Association for Suicide Prevention (IASP) e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessa forma, a data tem como objetivo conscientizar a população acerca da necessidade de focar na prevenção de suicídio, além de alertar sobre os sinais e fatores de risco dentro da sociedade.

Assim, o tema da campanha internacional de 2022 é “A vida é a melhor escolha.” Então, se você deseja falar sobre o setembro amarelo em sua rede social, não deixe de incluir os contatos do CVV, a ONG que atua no apoio emocional.

Foto de mão segurando fita amarela em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Fonte: Canva (adaptado)

Leia ainda mais Lady Gaga aborda suicídio em seu clipe “911”

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado;
  • 12 de setembro – Dia Nacional da Recreação;
  • 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça e Dia do Agrônomo;
  • 14 de setembro – Dia da Cruz e Dia do Frevo;
  • 15 de setembro – Dia do Cliente, Dia de Nossa Senhora das Dores e Dia Internacional da Democracia;
  • 16 de setembro – Dia do Caminhoneiro;
  • 17 de setembro – Dia da Compreensão Mundial, Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga e Dia Mundial do Doador de Medula Óssea;
  • 18 de setembro – Dia dos Símbolos Nacionais, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma e Dia Oficial da Televisão;
  • 19 de setembro – Dia do Ortopedista;
  • 20 de setembro – Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho), Dia do Engenheiro Químico e Dia do Funcionário Municipal;
  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia do Adolescente, Dia da Tia e Dia Internacional da Paz;
  • 22 de setembro – Início da Primavera, Dia do Contador, Dia Mundial Sem Carro, Dia da Juventude do Brasil, Dia da Banana, Dia Nacional de Defesa da Fauna, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica e Dia de São Maurício;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete, Dia dos Filhos, Dia do Soldador, Dia de Combate ao Estresse, Dia Mundial das Línguas Gestuais, Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, Dia do Técnico Industrial, Dia do Técnico em Edificações e Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças;
  • 24 de setembro – Dia do Mototaxista em São Paulo.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 10 de setembro?

No dia 10 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Nicolau de Tolentino.

Dia de São Nicolau de Tolentino

Hoje, dia 10 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de São Nicolau de Tolentino. Natural da Itália, o santo nasceu em 1245, em uma família cristã.

Desde muito novo, Nicolau se preocupava com a oração, com o jejum e possuía uma enorme paixão em ajudar os menos favorecidos.

Com isso, aos 20 anos decidiu acolher o desafio de uma como eremita e em 1270, foi ordenado sacerdote. Como uma pessoa muito carismática, seus sermões eram alegres e persuasivos, o que atraía muitos fiéis.

Santo Nicolau faleceu em 10 de setembro de 1305 e quarenta anos após sua morte, seu corpo foi encontrado em perfeito estado de conservação. Na ocasião, enquanto médicos o examinavam, começou a jorrar sangue, o que espantou a todos.

Oração a São Nicolau de Tolentino

“Ó Deus de Santidade e Justiça, na tua presença não existe sombra de pecado, e na tua infinita misericórdia concedes a possibilidade da purificação aos defuntos que precisam. Escuta a minha oração que por eles invoca os merecimentos infinitos de Cristo, da Virgem Maria e de todos os Santos. E tu, São Nicolau de Tolentino, escolhido por Deus como singular auxílio das almas benditas, reforça esta minha oração. Tu que ficastes cheio de comoção à vista do purgatório e às súplicas de sufrágio do confrade peregrino, apressaste a purificação dele com a celebração da Eucarística, com assíduas orações e mortificações, sede propício com os meus caros que te recomendo. Alcança para eles a misericórdia de Deus para que possam chegar à Paz Eterna. Amém.”

Ilustração com a Oração a São Nicolau de Tolentino e detalhes em verde musgo
Fonte: Canva (adaptado)

10 de setembro: conclusão

Embora 10 de setembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ao mesmo tempo, é o dia de Dia de São Nicolau de Tolentino. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias