cartão rosa onde se lê 11 de janeiro e datas comemorativas

11 de janeiro é Dia Internacional do Obrigado. As datas comemorativas de hoje, quarta

11 de janeiro também é Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Veja ideias de conteúdo para compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é dia 11 de janeiro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 11 de janeiro?

Frase de Bom Dia 11 de janeiro
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 11 de janeiro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 11º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 354 dias para 2024. Além disso, a fase da lua é cheia e estamos na verão.

Assim sendo, estamos no início do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 11 de janeiro?

Nascidos em 11 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvida, os capricornianos são conhecidos por terem suas metas bem definidas e por sua maturidade. Independentes, gostam de traçar seu próprio caminho.

fundo azul onde se lê as características do signo de Capricórnio: inteligente, determinado, responsável, trabalhador e competitivo
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Além disso, pessoas desse signo são práticas, persistentes, espertas e disciplinas. São muito dedicadas ao trabalho, tanto para o bem quanto para o mal, e podem chegar a desenvolver um perfil workaholic.

O que se comemora no dia 11 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 11 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado.

  • Além disso, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

No dia 11 de janeiro, celebra-se o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data tem como intuito conscientizar a população acerca dos riscos do mal-uso de substâncias como agroquímicos, pesticidas e praguicidas.

O Brasil é um dos países mais que mais consome agrotóxico no mundo. Dessa forma, o resultado disso grave. Isso porque, com o uso dessas substâncias há a contaminação do meio ambiente, a morte de insetos polinizadores, a resistência e surgimento de pragas e muito mais.

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos 11 de janeiro
Fonte: Canva (adaptado)

De acordo com uma publicação de Organização Internacional do Trabalho e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é estimado que, os agrotóxicos causam, anualmente, 70 mil intoxicações agudas que levam a morte, em países em desenvolvimento.

Assim sendo, para um uso correto de agrotóxicos é preciso seguir a legislação vigente. Assim, à garantia de proteção com a população e o meio ambiente.

Além disso, também é possível realizar uma agricultura orgânica, onde não há a utilização das substâncias agrotóxicas.

Dia Internacional do Obrigado

No dia 11 de janeiro, também se comemora o Dia Internacional do Obrigado. A data foi criada com intenção de incentivar todos a agradecer àquelesque fazem parte da nossa vida.

Dessa forma, a comemoração da data foi iniciada nas redes sociais, porem sua origem é desconhecida.

Dia Internacional do Obrigado
Fonte: Canva (adaptado)

Assim, este dia pode parecer sem muita significância, porém dizer obrigado faz a diferença no dia de uma pessoa. Dessa forma, é preciso demonstrarmos gratidão às pessoas que fazem bem a nossa vida e também tornarmos o dia de alguém mais feliz.

Afinal, dizer “Obrigado” também é uma forma de demonstrar amor.

Em seguida, confira algumas mensagens de obrigado para agradecer alguém que ama!

Frases de Dia Internacional do Obrigado

  • Estou aqui para agradecer a você… sua simpatia por lembrar-se de mim, sua dedicação e sua fidelidade.
  • Obrigado pelo tanto que você faz por mim, mesmo sem perceber!
  • Venho por meio deste agradecer de coração o carinho, amizade e ajuda de cada um de vocês!
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. 11 de janeiro, Dia Internacional do Obrigado.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol e Dia do Enfermo;
  • 15 de janeiro – Dia do Compositor, Dia do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes e Dia de Santo Amaro;
  • 16 de janeiro – Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar e Dia de São Marcelo, Papa;
  • 17 de janeiro – Aniversário da Emancipação do Ceará, Dia dos Tribunais de Contas do Brasil e Dia de Santo Antão;
  • 18 de janeiro – Dia do Esteticista, Dia da Universidade, Dia Nacional do Krav Maga, Dia Internacional do Riso e Dia da Manicure.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 11 de janeiro?

No dia 11 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Bernardo Scammacca.

Bernardo Scammacca

No dia 11 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Bernardo Scammacca. Bernardo, nasceu no ano de 1430, em uma família nobre, em Catânia, na Sicília.

Ele ficou prostrado por conta de uma ferida recebida durante um duelo. Então, em 1452, decidiu entrar na Ordem dos Pregadores.

A partir disso, Bernardo passou a se dedicar, exclusivamente, a Deus e aos mais pobres. Com isso, foi o fundador de um hospital, que funciona até hoje e o dirigiu até falecer.

Bernardo Scammacca
Fonte: Wikipedia

Faleceu em Catânia, em 1487, e foi enterrado em uma cova comum. Depois de sua morte, sua cova passou a ser visitada por muitos cristãos. Assim, decidiram transferir seu corpo para um lugar que fosse mais apropriado.

Entretanto, ao abrirem sua cova, seu corpo estava intacto e assim permanece até hoje na Igreja de São Domingos, na Catânia.

Em 8 de março de 1825, o Papa Leão XVII aprovou o seu culto.

11 de janeiro: conclusão

Embora 11 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias