13 de maio é Dia da abolição da escravatura. As datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é o décimo terceiro dia do quinto mês do ano, Dia da Fraternidade, Dia do Automóvel. Confira as celebrações de 13 de maio, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 13 de maio! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 13 de maio?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 13 de maio cai em um sábado. Trata-se do 133º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 232 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na outono. Nascidos em 13 de maio são do signo de Touro.

Assim sendo, estamos no início do quinto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de maio de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 13 de maio ?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 13 de maio são de Touro. Sem dúvida, os taurinos são conhecidos por serem inteligentes, sociáveis, exigentes, gulosos e um pouco teimosos.

Similarmente, pessoas desse signo são estratégicos e por isso precisam avaliar e pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa. Sendo assim, tendem a gostar de profissões estáveis e consolidadas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como contador, engenheiro, chef de cozinha, gestor público e economista.

O que se comemora no dia 13 de maio?

Você não sabe o que se comemora no dia 13 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Abolição da Escravatura, Dia da Fraternidade, Dia do Automóvel, Dia do Zootecnista, Dia Nacional do Chefe de Cozinha.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Abolição da Escravatura

No dia 13 de maio, celebra-se o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. A data é uma homenagem ao dia em que a Lei Áurea foi sancionada, em 1888.

Dessa forma, a Lei da Abolição da Escravatura, assinada pela Princesa Isabel, determinou o fim da escravidão dos negros aqui no país.

Por outro lado, apesar de ser um dia extremamente marcante para a população brasileira, a data não é considerada um feriado nacional. Afinal, a condição foi revogada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 15 de dezembro de 1930, através da Lei nº 19.488.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Fraternidade

No dia 13 de maio, celebra-se o Dia da Fraternidade no Brasil. A data foi criada através da Campanha da Fraternidade, que foi lançada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas no Brasil. 

Dessa forma, o dia tem como objetivo celebrar o conceito de que todos os seres humanos são iguais e devem ser tratados com respeito: a fraternidade. Afinal, através dela se mantém a união e a paz na sociedade.

Nesse sentido, a data também visa alertar a população acerca dos problemas das desigualdades existentes em todo o mundo.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Automóvel

No dia 13 de maio, se comemora o Dia do Automóvel.  A data foi estabelecida por Getúlio Vargas, em 1934, através do Decreto nº 24.224.

Dessa forma, para a criação da data existem três versões diferentes. Isto é, a primeira, que afirma que seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz.

A segunda, que garante que a data seria em comemoração ao Belcar, o primeiro carro de passeio brasileiro. E a terceira hipótese é que o dia marca a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil.

Dessa forma, apesar de ter várias teorias sobre sua origem, o Dia do Automóvel é, sem dúvidas, uma data muito importante. Afinal, o automóvel é uma invenção que revolucionou o estilo de vida da humanidade.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Zootecnista

No dia 13 de maio, celebra-se o Dia do Zootecnista. A data foi criada em homenagem à primeira aula de Zootecnia ministrada no Brasil, em 1966.

Assim, o dia tem como objetivo celebrar os profissionais que se dedicam diariamente a cuidar da saúde e bem-estar dos animais e, também, na satisfação dos consumidores finais.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Chefe de Cozinha

No dia 13 de maio, celebra-se o Dia Nacional do Chefe de Cozinha. A data foi estabelecida em 1999, através da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA).

Assim, para se tornar um chefe de cozinha é necessário se formar no curso de Gastronomia e está sempre atualizado com as novas técnicas.

Dessa forma, este dia tem como objetivo celebrar esses profissionais que são verdadeiros artistas e responsáveis por toda organização de uma cozinha.

Related Post
Fonte: Canva (adaptado)

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Para homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são nas cores branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para o orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 13 de maio?

No dia 13 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima e Imelda Lambertini.

Nossa Senhora de Fátima

No dia 13 de maio, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima. A história da Santa teve origem na cidade de Fátima, em Portugal, há mais de 100 anos.

Dessa forma, sua primeira aparição, das sete, ocorreu em 13 de maio de 1917 para três crianças, Lúcia de Jesus Santos, de 10 anos, Francisco Martos, de 9, e Jacinta Martos, de 7. Em seguida, as aparições passaram a ocorrer no dia 13 de cada mês

Segundo a história, em suas aparições, Nossa Senhora de Fátima teria revelado segredos para as crianças. São eles: a visão do Inferno, a decocção ao Imaculado Coração e a conversão da Rússia.

Além disso, Nossa Senhora pedia para que rezassem o terço todos os dias e em suas mensagens fazia um apelo à conversão e à penitência.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração,  se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém.

Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.”

Fonte: Canva (adaptado)

Imelda Lambertini

Hoje, dia 13 de maio, a Igreja Católica também celebra o Dia da Beata Imelda Lambertini. Imelda nasceu em Bolonha, na Itália, em 1322.

Assim, desde criança Imelda cultivava um imenso amor por Deus e pela oração. Então, aos 9 anos, foi morar no Convento das Irmãs Dominicanas.

Lá, ela passava horas adorando o Santíssimo Sacramento e seu grande pedido era que pudesse receber o Nosso Senhor na Sagrada Comunhão.

Então aos 11 anos, em 1333, Imelda ficou após a Missa diante do Santíssimo em profunda oração como de costume. Só que, desta vez, quando as freiras foram buscá-la, encontraram uma hóstia flutuante emitindo uma luz que ia direto para a criança.

Com isso, ficou constatado que Imelda morreu em êxtase de felicidade, pois seu sonho teria sido realizado.

Dessa forma, a Beata Imelda Lamertini é considerada a patrona das crianças que se preparam para receber a Primeira Comunhão.

Oração a Imelda Lamertini

Senhor Jesus, que havendo abrasado com o fogo do vosso amor e recriado milagrosamente com o alimento da Imaculada Hóstia, a Bem Aventurada Imelda, a recebestes no céu, concede-nos por sua intercessão aproximar-nos da Sagrada Mesa com o mesmo amor de caridade que ela, de tal maneira que ansiamos separarmos do corpo para unirmos a Vós, que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 14 de maio – Dia Continental do Seguro;
  • 15 de maio – Dia do Gerente Bancário, Dia do Assistente Social, Dia Internacional da Família, Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares e Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica;
  • 16 de maio – 1º Eclipse Lunar Total de 2022, Dia do Gari e Dia Internacional da Luz;
  • 17 de maio – Dia Internacional Contra a Homofobia, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Hipertensão;
  • 18 de maio – Dia Internacional dos Museus, Dia dos Vidraceiros, Dia Nacional do Cocktail, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e Dia Nacional da Luta Antimanicomial;
  • 19 de maio – Dia do Físico, Dia do Defensor Público, Dia dos Acadêmicos de Direito, Dia do Estudante de Direito, Dia de São Crispim de Viterbo, Dia Nacional de Doação de Leite Humano e Dia Nacional de Combate à Cefaleia;
  • 20 de maio – Aniversário de Palmas, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Dia Mundial das Abelhas, Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário da Infância e da Juventude;
  • 21 de maio – Dia da Língua Nacional, Dia do Afilhado, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e Dia Mundial da Migração dos Peixes;
  • 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Abraço, Dia do Apicultor e Dia de Santa Rita;
  • 23 de maio – Dia da Tartaruga e Dia da Juventude Constitucionalista;

13 de maio: conclusão

Embora 13 de maio não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Você não sabe o que se comemora no dia 13 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Abolição da Escravatura, Dia da Fraternidade, Dia do Automóvel, Dia do Zootecnista, Dia Nacional do Chefe de Cozinha.

Ao mesmo tempo, é o Nossa Senhora de Fátima e Imelda Lambertini..

Montagem: Paulo Costa
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais