Foto de caderno com a data 17 de novembro.

17 de novembro é Dia da Criatividade e Dia da Filosofia. As datas comemorativas de hoje, quinta

Também é Dia Internacional do Estudante e Dia Mundial da Prematuridade. Veja as datas comemorativas de 17 de novembro

Compartilhe

Hoje é dia 17 de novembro! Não é feriado, mas é um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é 17 de novembro?

Frase "Bom dia, para hoje, escolha brilhar" escrita em foto de xícara de café.
Fonte: Canva

Em 2022, 17 de novembro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 321.º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 44 dias para 2022. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é minguante. Enfim, quem nasce em 17 de novembro é do signo de Escorpião.

Hoje é o décimo sétimo dia do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de novembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual é o signo dos nascidos em 17 de novembro?

FImagem com fundo azul e estrelas. No centro, desenho de escorpião. Abaixo, escrito de laranja neon "Escorpião". Logo depois, escrito de branco com fundo azul "23 out - 21 nov". Abaixo, escrito de branco, "Aproveite o momento de interiorização e o contato com seu mundo emocional, que o levará ao crescimento. É um ótimo período para iniciar uma terapia e para cuidar da saúde integral".
Fonte: Canva

Hoje, 17 de outubro, estamos na temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se celebra no dia 17 de novembro?

Está se perguntando: afinal, 17de novembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia da Criatividade, Dia da Filosofia, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade, Dia Nacional de Combate à Tuberculose e Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Dia da criatividade

Hoje, 17 de Novembro se comemora  o dia da criatividade! Assim, a criatividade é a aptidão para inventar ou criar coisas novas. Assim, uma pessoa criativa é aquela que tem ideias inovadoras e originais.

A criatividade de uma pessoa pode surgir em várias áreas diferentes, como a música, poesia, pintura, etc.  Contudo, existem algumas profissões que a criatividade é um elemento essencial, como nas agências de publicidade, designers, escritores, estilistas e muitos outros.

Além disso, a  pessoa criativa costuma ser pioneira e procura fazer coisas nunca foram feitas antes. Sendo assim, é a criatividade que  faz o mundo avançar. Afinal, graças  ao pensamento criativo, o ser humano conseguiu fazer grandes invenções e descobertas que mudaram o rumo da história.

  •  Leia também Porta adesivada: como adicionar diversão e criatividade na decoração!

dia 17 de novembro
Fonte: Pinterest

Dia nacional de combate à Tuberculose

No dia 17 de novembro também é comemorado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. Assim,  data tem o intuito de alertar a população para a prevenção e o tratamento da doença, quarta maior causadora de mortes entre as doenças  infecciosas no País.

Embora a tuberculose  tenha cura,  seu tratamento é longo e o portador deve mantê-lo mesmo após a remissão dos sintomas. Afinal, mesmo assintomáticas, a pessoa contaminada transmite a bactéria que causa a doença.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com  profundas raízes sociais. A cada ano,   ocorrem cerca de 70 mil casos novos  e 4,5 mil mortes.

dia 17 de novembro
Fonte: Pinterest

Dia internacional dos estudantes

Comemorado no dia  17 de  novembro, Dia Internacional dos Estudantes teve origem na dura repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Checoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939.

A resistência tcheca contra a ocupação nazista cresce a partir do final de 1939.  Assim, em 28 de outubro,  milhares de estudantes foram às ruas para protestar contra a ocupação alemã, nas ruas de Praga. Konstantin von Neurath, chefe das forças de ocupação no protetorado, determina que os manifestantes sejam duramente reprimidos.

Em represália contras estas manifestações, na madrugada de 17 de novembro os nazistas decidem fechar todas as universidades do país. Forças nazistas invadiram a Sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos quando 9  estudantes foram fuzilados e mais de 1,2 mil foram parar em campos de concentração nazistas, onde 18 morreram.

Assim, a data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante uma reunião do Conselho Internacional de Estudantes.

dia 17 de novembro
Fonte: Pinterest

Dia mundial da prematuridade

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado com o intuito de chamar a atenção para um problema que atinge o total de  15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo.

Só N=no Brasil, 340 mil bebês nascem prematuro todo ano, o que equivale a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.

Desse modo, mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Em 17 de novembro, comemora-se ainda o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data, que iniciou em 2003, na Austrália, deu origem ao movimento Novembro Azul, aliás.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Fundo azul com foto de mão segurando símbolo do Novembro Azul. Escrito de branco: "Novembro azul. Cuidar da saúde, também é coisa de homem! Mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata".
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo e Dia Nacional do Notário e do Registrador;
  • 19 de novembro – Dia da Bandeira, Dia Internacional do Homem, Dia Mundial do Vaso Sanitário, Dia do Empreendedorismo Feminino e Dia Nacional de Combate ao Dengue;
  • 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, Abertura da Copa do Mundo 2022, Dia do Biomédico, Dia Universal da Criança, Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, Dia do Auditor Interno, Dia do Técnico em Contabilidade e Dia da Industrialização da África;
  • 21 de novembro – Dia Nacional da Homeopatia, Dia do Médico Homeopata, Dia Mundial da Televisão e Dia Mundial da Saudação;
  • 22 de novembro – Dia do Músico, Aniversário de Niterói e Dia da Comunidade Libanesa no Brasil;

Quinta-feira é dia de qual orixá?

Representação artística de Oxóssis. Ele segura uma flecha e as cores predominantes de suas vestes são verde e dourado.
Fonte: Significados

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Quem é Oxóssi na Umbanda?

Oxóssi é considerado um orixá da mata que rege o arco e a flecha. Apesar de sua simplicidade, essa imagem estabelece uma rica teia de interpretações que tornam a mitologia e o significado de Oxóssi relevantes para as diversas manifestações religiosas da cultura afro-brasileira.

Qual o santo do dia 17 de novembro?

No dia 17 de novembro a Igreja Católica celebra a santa: Santa Isabel de Hungria. Veja um pouco sobre ela:

Santa Isabel de Hungria

Santa Isabel era filha do Rei da Hungria, André. Assim, a princesa nasceu em uma época em que acordos políticos  entre os países eram selados com o casamento. Como resultado, Isabel foi prometida a Luís IV, o duque da Turíngia, logo após seu nascimento, no ano de 1207.

Devido ao casamento, Isabel da Hungria foi morar na corte de seu futuro esposo, onde sofreu várias perseguições por parte de sua sogra, que a invejava.

Contudo, a santa foi sempre uma mulher devota e generosa mesmo diante de tantos obstáculos e dificuldades.

Após seu casamento, Isabel teve três filhos, mas logo seguida ficou viúva quando seu marido, Luís IV morreu em uma guerra.

Logo após a morte do marido, a santa do dia foi expulsa da corte pelo tio do falecido rei, que então tornou-se o regente do reino.

Após tanto sofrer, Isabel e seus filhos voltaram a corte, mas ela não quis voltar para a Hungria e renunciou a seus títulos, entrando na Ordem Terceira de São Francisco. Depois disso, ela fundou um convento de franciscanas no ano de 1229 onde cuidou e serviu enfermos até sua morte em 1231.

dia 17 de novembro
Fonte: Pinterest

17 de novembro: conclusão

Embora 17 de novembro não seja feriado, a data possui celebrações de grande importância. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje a Santa Isabel de Hungria. Além disso, o orixá de quinta-feira é Oxóssi.

Em resumo, são as datas comemorativas deste dia: Dia da Criatividade, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade, Dia Nacional de Combate à Tuberculose e Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias