Hoje é 18 de maio! Ainda que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito importantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Do mesmo modo, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, frases e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Assim sendo, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 18 de maio?

bom dia 18 de maio
Fonte: Canva (adaptada)

Em 2022, 18 de maio cai em uma quarta-feira. Trata-se do 138º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 227 dias para 2023. Ao mesmo tempo, a fase da Lua é cheia e a estação em que estamos é o outono.

Ou seja, estamos no final do quinto mês do ano! Aproveite, então, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de maio de 2022. Lá você também encontra dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 18 de maio?

características do signo de Touro
Como é a pessoa de Touro? Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 18 de maio são de Touro. Sem dúvida, os taurinos são conhecidos por terem uma personalidade calma e serem muito práticos em situações críticas.

Semelhantemente, pessoas desse signo são fiéis, pacientes, adoram conforto e estar em relações estáveis. No entanto, são muito ligadas a limites e odeiam que os outros se intrometam em sua vida!

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, todo dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para ilustrar, a quarta-feira é dia de 3 orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo após, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Oração para Iansã
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, dessa forma, o acompanhou à guerra. Com o intuito de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Quem é Obá?

Oração para Obá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Quem é Xangô na Umbanda?

Oração para Xangô
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Já que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Qual o santo do dia 18 de maio?

No dia 18 de maio, a Igreja Católica celebra o Dia de São João I e o Dia de São Félix de Cantalício. Saiba o porquê!

Dia de São João I

Oração para São João I
Oração para São João I. Fonte: Canva (adaptada)

João I foi Papa entre os anos 523 e 526. Na época, precisou combater a heresia do Arianismo. Teodorico, rei ariano dos Godos, o mandou para Constantinopla a fim de reatar as relações. Contudo, na sua volta, o mandou prender em Ravenna. São João I morreu na prisão e é considerado mártir pela Igreja.

Dia de São Félix de Cantalício

Oração para São Félix de Cantalício
Oração para São Félix de Cantalício. Fonte: Canva (adaptada)

Nascido em 1515, Félix foi um frade pesquisador e místico em Roma. Durante 40 anos, até a sua morte, dedicou sua vida à oração e à caridade.

O que se comemora no dia 18 de maio?

Quer saber o que é celebrado no dia 18 de maio? Pois leia tudo sobre o Dia Internacional dos Museus, o Dia dos Vidraceiros, o Dia Nacional do Cocktail, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Internacional dos Museus

18 de maio, Dia Internacional dos Museus
Fonte: Canva (adaptada)

A data existe a fim de incentivar as pessoas a visitarem os espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras de arte. Assim sendo, que tal postar nas suas redes sociais uma lista com os principais museus da sua cidade ou região?

Dia dos Vidraceiros

Dia dos Vidraceiros
Fonte: Canva (adaptada)

18 de maio também é dia de celebrar as pessoas que trabalham com corte, lapidação, furação e instalação de vidro comum ou temperado em diferentes ambientes.

Administra as redes sociais de um arquiteto? Então, vale fazer um post com fotos de algumas obras que usaram vidro, marcando a empresa ou profissional responsável pela execução.

Dia Nacional do Cocktail

Dia Nacional do Cocktail
Fonte: Canva (adaptada)

Criada pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e pela Associação de Barmen de Portugal, a data celebra os bons drinques!

Se você tem um bar ou restaurante, vale fazer algum tipo de promoção de coquetéis e compartilhar nas suas redes sociais.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Fonte: Canva (adaptada)

Em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, um crime chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Então, desde 2000, quando foi instituída pelo projeto de lei 9970/00, a data serve para mobilizar toda a população para proteger as crianças e adolescentes.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Fonte: Canva (adaptada)

18 de maio também é um dia de luta, que celebra a Reforma Psiquiátrica Brasileira, o fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações para tratar da saúde mental da população.

Isto é, uma data importante em que psicólogos, psiquiatras e outros profissionais do ramo podem trazer esse debate para as redes sociais.

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 19 de maio – Dia do Físico, Dia do Defensor Público, Dia dos Acadêmicos de Direito, Dia do Estudante de Direito, Dia de São Crispim de Viterbo, Dia Nacional de Doação de Leite Humano e Dia Nacional de Combate à Cefaleia;
  • 20 de maio – Aniversário de Palmas, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Dia Mundial das Abelhas, Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário da Infância e da Juventude;
  • 21 de maio – Dia da Língua Nacional, Dia do Afilhado, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e Dia Mundial da Migração dos Peixes;
  • 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Abraço, Dia do Apicultor e Dia de Santa Rita;
  • 23 de maio – Dia da Tartaruga e Dia da Juventude Constitucionalista;
  • 24 de maio – Dia do Vestibulando, Dia Nacional do Café, Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Telegrafista, Dia do Detento, Dia Nacional do Calcário Agrícola, Dia Nacional do Cigano e Dia Nacional do Milho;
  • 25 de maio – Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia da Costureira, Dia do Orgulho Geek, Dia Nacional da Adoção, Dia do Trabalhador Rural, Dia Internacional do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia do Desafio, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e Dia Internacional da Tireoide;
  • 26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e Dia do Revendedor Lotérico;
  • 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica, Dia do Profissional Liberal e Dia do Serviço de Saúde;
  • 28 de maio – Dia do Ceramista, Dia do Hambúrguer, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e Dia de São Germano de Paris;
  • 29 de maio – Dia Mundial da Energia, Dia do Estatístico, Dia do Geógrafo, Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, Dia de São Maximino, Dia Mundial da Saúde Digestiva e Dia do Ibgeano;
  • 30 de maio – Dia do Geólogo, Dia do Decorador, Dia da Santa Joana d’Arc e Dia Mundial da Esclerose Múltipla;
  • 31 de maio – Dia do Espírito Santo, Dia do Aeroporto, Dia do Comissário de Bordo, Dia Mundial sem Tabaco e Dia Mundial de Combate ao Fumo.

18 de maio: conclusão

Mesmo que 18 de maio não seja um feriado, é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Assim como vimos, é o Dia Internacional dos Museus, o Dia dos Vidraceiros, o Dia Nacional do Cocktail, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Além disso, é o Dia de São João I e o Dia de São Félix de Cantalício. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.