montagem feita para o dia 2 de setembro com escrita neon em um caderno e mãos segurando um marca-texto laranja. O fundo é azul turquesa

2 de setembro é Dia do Florista e Dia do Repórter Fotográfico. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é o dia de Dia de Santa Doroteia e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 2 de setembro para compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é dia 2 de setembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 2 de setembro?

Mensagem de bom dia sexta-feira com o fundo rosa claro e formas geométricas em volta
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 2 de setembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 245º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 120 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos no inverno. Nascidos em 2 de setembro são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no início do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 2 de setembro?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 2 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 2 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 2 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Florista e Dia do Repórter Fotográfico.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Florista

No dia 2 de setembro, se comemora o Dia do Florista. A data é uma homenagem a todos os profissionais responsáveis por cultivarem flores, compor buquês, vasos e arranjos, além de deixarem a vida das pessoas mais perfumadas, belas e coloridas!

Então, se você gerencia um perfil sobre flores nas redes sociais, não deixe de prestar sua homenagem!

Ilustração de mulher segurando flores com o nome "Dia do Florista" em cima
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Repórter Fotográfico

Hoje, dia 2 de setembro, é o Dia do Repórter Fotográfico. A data é uma homenagem ao surgimento da profissão, em 1880, quando o jornal Daily Herald, trouxe uma grande novidade para a época, colocar uma imagem em um periódico, antes a imprensa era pautada apenas em narrativas.

Assim, o dia presta homenagem aos profissionais que trabalham na área do fotojornalismo e são responsáveis por captar registros de fatos jornalísticos, que se transformam em notícias. 

Então, se você conhece algum Repórter Fotográfico, não se esqueça de homenageá-lo!

Ilustração para o Dia do Repórter Fotográfico com foto de uma câmera fotográfica profissional em um fundo preto
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 3 de setembro – Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil;
  • 4 de setembro – Dia de Santa Rosália e Dia Mundial do Taekwondo;
  • 5 de setembro – Dia da Amazônia e Dia do Irmão;
  • 6 de setembro – Dia do Alfaiate e Dia do Sexo;
  • 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil;
  • 8 de setembro – Aniversário de Vitória, Aniversário de São Luís, Dia Mundial da Alfabetização e Dia Mundial da Fisioterapia;
  • 9 de setembro – Dia do Administrador, Dia do Médico Veterinário, Dia do Cachorro-Quente e Dia da Velocidade;
  • 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio;
  • 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado;
  • 12 de setembro – Dia Nacional da Recreação;
  • 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça e Dia do Agrônomo;
  • 14 de setembro – Dia da Cruz e Dia do Frevo;
  • 15 de setembro – Dia do Cliente, Dia de Nossa Senhora das Dores e Dia Internacional da Democracia;
  • 16 de setembro – Dia do Caminhoneiro;

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 2 de setembro?

No dia 2 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Doroteia e Santo Egídio.

Santa Doroteia

Hoje, dia 2 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Doroteia. Doroteia nascey no século III, em Cesareia, na Capadócia. Seus foram mártires e a jovem dedicou sua vida em testemunho da oração e castidade.

Devido sua grande fé, Doroteia foi perseguida pelo governador Fabrício, que tinha ordens do Imperador para exterminar totalmente a religião cristã.

Assim, por não negar sua fé, a santa foi condenada à morte, no ano de 304.

Oração a Santa Dorotéia

“Santa Dorotéia, que conservastes com cuidado o lírio da pureza, obtende a bondade do Senhor, de conservar íntegra em nosso coração a virtude da castidade, para possuir contigo a alegria do Paraíso (Glória ao Pai). Santa Dorotéia, que com o exemplo e a palavra conservastes o Evangelho as tuas irmãs, conceda-nos a graça de sermos mensageiras de Deus, capazes de anunciar Sua Palavra com amor aos irmãos, para conduzi-los à estrada da justiça e da santidade. Gloriosa Mártir Santa Dorotéia, que do céu mandaste um cesto de frutos e flores ao seu perseguidor Teófilo, e ele, experimentando no íntimo da alma a tua bondade e a tua glória, se converteu ao cristianismo, obtende-nos a graça de vivermos fielmente o nosso batismo, anunciando à todos a fé e, levar assim, o nosso atributo para realizar na terra a paz e o amor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.”

Ilustração em amarelo com a Oração a Santa Dorotéia
Fonte: Canva (adaptado)

Santo Egídio

No dia 2 de setembro, celebra-se o Dia de Santo Egídio. Egídio nasceu por volta do ano 650, em Atenas, na Grécia. Filho de família rica e cristã, Egídio sentiu um chamado para a vida eremítica logo após seus pais falecerem.

Assim, doou toda sua herança e passou a viver na pobreza e a se dedicar totalmente à Deus. Então, ele recebeu, ainda em vida, o dom do milagre e da cura. Seu primeiro milagre foi curar um mendigo na porta de uma Igreja.

O santo faleceu no dia 2º de setembro de 720 e seu túmulo se tornou centro de peregrinação. Logo após a confirmação da sua data litúrgica, Santo Egídio se tornou um dos quatorze “santos auxiliadores” da Igreja.

Oração a Santo Egídio

“Deus todo-poderoso e bom, de quem tudo provém, infundi em nós a vossa graça para que, a exemplo de Santo Egídio, saibamos amar nossos irmãos de coração aberto e generoso. Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor Nosso. Amém.”

Foto tirada de baixo de um jardim com as flores e o céu azul em evidência. No meio a Oração a Santo Egídio escrita em roxo escuro
Fonte: Canva (adaptado)

2 de setembro: conclusão

Embora 2 de setembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Florista e Dia do Repórter Fotográfico.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Santa Doroteia e Santo Egídio. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias