Hoje é 24 de fevereiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!


Quando é dia 24 de fevereiro?


Em 2022, 24 de fevereiro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 55º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 310 dias para 2023. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é Minguante. Enfim, quem nasce em 24 de fevereiro é do signo de Peixes.

Hoje é o vigésimo quarto dia do segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de fevereiro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!


Qual o horóscopo de hoje?


Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.



Qual o santo do dia 24 de fevereiro?


Em 24 de fevereiro a Igreja Católica celebra o São Sérgio de Cesareia da Capadócia. Sérgio foi um cristão no tempo do imperador Diocleciano.

O santo foi obrigado, assim como todos os outros cristãos, a prestarem culto a Júpiter, à pedido do governador da Armênia e da Capadócia, Saprício.

Sua chegada no templo pagão fez apagar o fogo dos sacrifícios. Os pagãos pensaram que o deus estava irritado pela presença dos cristãos. Então Sérgio enfrentou-os e explicaram-lhes que eles deveriam adorar somente o Deus onipotente.

Como resultado, o cristão foi preso e sentenciado a morte por decapitação. Sérgio de Cesareia da Capadócia morreu no dia 24 de fevereiro.


Foto de imagem de São Sérgio de Cesareia da Capadócia.
Fonte: Paulus


O que se comemora no dia 24 de fevereiro?


Está se perguntando, afinal, 24 de fevereiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Promulgação da Primeira Constituição Republicana e Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.


Promulgação da Primeira Constituição Republicana


No Brasil, celebramos a Promulgação da Primeira Constituição Republicana no dia 24 de fevereiro. Essa data marca a Constituição de 1891, criada pela assembleia constituinte.

Se destaca nessa Constituição a definição da escolha da figura do presidente da República por meio de votos diretos, sendo que as eleições para este cargo deveriam acontecer a cada 4 anos.

O Brasil, assim, passou a ser um país “democrático”. Afinal, as principais decisões políticas passaram a estar nas mãos dos cidadãos.

Contudo, ainda que o voto havia se tornado um direito, nem todos podiam participar das eleições. Por exemplo, mendigos, analfabetos e mulheres não tinham o direito a votar.

Em 1926 a Constituição de 1891 foi alterada.



Foto sobre o dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana.
Fonte: Cerrado em Foco

Vamos aproveitar essa data para enaltecer a Constituição em vigor hoje em dia? Ela foi alterada em 5 de outubro de 1988. Se você é historiador ou seu trabalho tenha a ver com essa data, fale um pouco sobre a importância dela em suas redes sociais. Que tal?


Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil;


No Brasil, o Dia da Conquista do Voto Feminino foi instituído pela Lei nº 13.086 e celebramos em 21 de janeiro. Foi no ano 1932 que o Código Eleitoral passou a considerar o voto feminino. E em 1934 que passou a ser previsto na Constituição Federal.

Foi a bandeira das mulheres que concedeu o direito da mulher ao voto. No entanto, essa luta por igualdade de direitos ainda é atual.



Foto sobre o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.
Fonte: Olinda

Vamos aproveitar essa data para publicar algo a respeito nas redes sociais? Você pode falar sobre as mulheres pioneiras do país, ou postar algumas das frases abaixo:

  • Recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é denegar justiça à metade da população. (Bertha Lutz);
  • Uma data para reafirmar nossa luta por mais direitos e contra a violência;
  • A mulher conquistou o direito ao voto e também de ser votada. Ir para curso superior e poder ser diplomada. Ser cientista e militar, trabalhar fora do lar e ter opinião formada. (Sivaldo de Oliveira).

Próximas datas comemorativas do mês de fevereiro


  • 25 de fevereiro –  Dia da Criação do Ministério das Comunicações;
  • 26 de fevereiro – Dia do Comediante e Dia de Santo Alexandre;
  • 27 de fevereiro – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal, Dia Nacional do Livro Didático e Dia de São Leandro;
  • 28 de fevereiro – Dia da Ressaca, Dia Mundial da Doença Rara, Dia de São Romão e Lupicino e Dia Mundial de Combate a LER/DORT;
  • 1º de março – Carnaval, Dia da Discriminação Zero, Dia Pan-Americano de Turismo, Dia do Turismo Ecológio, Aniversário do Rio de Janeiro e Dia Internacional da Proteção Civil


24 de fevereiro: conclusão


Embora 24 de fevereiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o São Sérgio de Cesareia da Capadócia.

Em resumo, são as celebrações de hoje: Promulgação da Primeira Constituição Republicana e Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.


  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!