Hoje é dia 24 de junho! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 24 de junho?

Frase de bom dia, 24 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 24 de junho cai em uma sexta-feira. Trata-se do 175º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 190 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na inverno. Nascidos em 24 de junho são do signo de Câncer.

Assim sendo, estamos no final do sexto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de junho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 24 de junho?

Signo Câncer
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 24 de junho são de Câncer. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem dramáticos, intensos, românticos e simpáticos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a sentir tudo em excesso, seja amor, tristeza, dor ou saudade. Além disso, cancerianos também possuem um grande apego pela família e por isso, gostam de ficar em casa, junto as pessoas amadas.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem cuidar de outras pessoas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como enfermagem, medicina, odontologia, veterinária.

Por outro lado, por ter personalidade sonhadora, profissões como designer escritor e decorador, também combinam com as pessoas desse signo!

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 24 de junho?

No dia 24 de junho, a Igreja Católica celebra o dia de São João.

São João

Hoje, dia 24 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia de São João. João Batista nasceu no dia 24 de junho, em Aim Karim.

Sua mãe, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus e seu nascimento foi considerado um milagre, pois, segundo a Bíblia, seu pai, Zacarias, foi avisado pelo Anjo Gabriel, que Isabel ficaria grávida e que o filho deveria se chamar João Batista.

Dessa maneira, São João é considerado o primeiro mártir da Igreja Católica e o último dos profetas. Considerado como o “Santo Festeiro”, a celebração de São João faz parte da celebração das Festas Juninas.

Oração de São João Batista

“Ó, glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte.

Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os anjos e santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém”.

Oração de São João Batista
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 24 de junho?

Você não sabe o que se comemora no dia 24 de junho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Polícia Militar, Dia da Indústria Gráfica, Dia do Caboclo, Dia Internacional do Leite, Dia do Disco Voador, Dia do Observador Aéreo, Dia da Araucária e Dia da Comunidade Britânica.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia da Polícia Militar

No dia 24 de junho, celebra-se o Dia do Policial Militar. A data foi instituída pela Lei nº 13.449, de 16 junho de 2017.

Dessa maneira, o dia recorda o falecimento do cabo Valério dos Santos Oliveira, que foi atingido por uma bala perdida enquanto reivindicava melhores condições de trabalho.

Sendo assim, o Dia do Policial Militar tem como objetivo homenagear todos os policiais militares que se dedicam diariamente para a proteção dos cidadãos brasileiros.

Dia da Polícia Militar
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Indústria Gráfica

No dia 24 de junho, se comemora o Dia da Indústria Gráfica. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Johannes Gutenberg, criador da impressão tipográfica e que hoje é reconhecido como pai da indústria gráfica e da imprensa.

Sendo assim, hoje o dia celebra todos os profissionais que se dedicam para o fortalecimento desse setor tão importante para a impressão de livros, agendas, adesivos, convites e muito mais.

Dia da Indústria Gráfica 24 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Caboclo

No dia 24 de junho, celebra-se o Dia do Caboclo. A data é uma homenagem aos primeiros indivíduos frutos da miscigenação entre índios e brancos, na época em que o Brasil foi colonizado.

Sendo assim, hoje em dia, apesar de muitos brasileiros serem descendentes dos primeiros caboclos, a data também celebra todos aqueles que se dedicam à terra, ou seja, à economia agrícola de subsistência, seja ele de origem indígena ou não.

Além disso, na Umbanda, os caboclos estão ligados às linhas de Oxósssi, uma entidade que também está ligada a natureza é considerada o orixá que protege as florestas, as tribos e os animais.

Nesse sentido, caso queira prestar uma homenagem ao Dia do Caboclo, basta compartilhar nosso cartão virtual nas redes sociais!

Dia do Caboclo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Internacional do Leite

No dia 24 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Leite. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Alimentação, em 2001.

Com isso, visa homenagear um dos alimentos importantes para a alimentação humana, o leite. Afinal, ele é um alimento rico em proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas e cálcio.

Sendo assim, o dia também tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância do consumo do leite, para se manter uma dieta equilibrada e saudável.

Dia Internacional do Leite
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Disco Voador

No dia 24 de junho, se comemora o Dia Internacional do Disco Voador. A data remete ao dia em que o piloto americano Kenneth Arnold disse ter avistado nove objetos voadores não identificados, ou seja, OVNIS perto de uma montanha em Washington.

Dessa maneira, os discos voadores fazem parte do imaginário humano desde então e muitas pessoas já alegaram terem avistado ou até mesmo terem sido abduzidas pelos OVNIS. 

Sendo assim, para se estudar as naves extraterrestres e suas vindas à Terra, existe uma área específica, chamada ufologia. Nela, são analisadas fotos, vídeos e artigos que possivelmente possam comprovar a vida fora de nosso planeta.

Com isso, apesar de não existir nenhuma comprovação oficial sobre os discos voadores, a NASA, em junho de 2022, criou uma equipe para estudar os fenômenos aéreos não identificados e o estudo deve durar cerca de 9 meses.

Dia do Disco Voador 24 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Observador Aéreo

No dia 24 de junho, celebra-se o Dia do Observador Aéreo. A data relembra o dia 24 de junho de 1867, quando, durante a Guerra da Tríplice Aliança, um major do exército, utilizando um balão, operou o primeiro voo brasileiro com objetivos militares.

Dessa maneira, este acontecimento foi o marco inicial para o emprego do Observador Aéreo que, atualmente, contribui para planejar e realizar missões de vigilância e reconhecimento aéreo enquanto está abordo de aeronaves militares.

Além disso, o observador aéreo também é responsável pela condução de fogos da artilharia.

Sendo assim, para homenagear um observador aéreo, basta compartilhar nosso cartão virtual nas redes sociais!

Dia do Observador Aéreo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Araucária

No dia 24 de junho, celebra-se o Dia da Araucária. Também conhecida como pinheiro-brasileiro, a árvore ganhou a celebração no dia 24 de junho, em 2005, através de um decreto presidencial.

Sendo assim, este dia tem como objetivo a conscientização da sociedade acerca da exploração e desmatamento da Araucária, que apesar de já ter ocupado 8 milhões de hectares, atualmente só ocupam 70 mil.

Com isso, para motivar a preservação da árvore dos pinhões, compartilhe um cartão virtual em sua rede social!

Dia da Araucária 24 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Comunidade Britânica

No dia 24 de junho, se comemora o Dia da Comunidade Britânica. A Comunidade Britânica é a associação entre o Reino Unido e suas ex-colônia, com exceção de Moçambique e Ruanda.

Atualmente, existem 54 países que integram a Comunidade Britânica e juntos, eles possuem o objetivo de garantir os direitos humanos, promover a paz e a assistência educacional dos países membros, entre outras diplomacias.

Dia da Comunidade Britânica
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 25 de junho – Dia do Imigrante, Dia Mundial do Vitiligo, Dia Mundial do Marinheiro e Dia do Cotonete;
  • 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes, Dia do Metrologista, Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas;
  • 27 de junho – Dia Nacional do Vôlei, Dia Nacional do Progresso, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Dia Nacional do Técnico em Nutrição e Dietética, Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas e Dia Nacional do Quadrilheiro Junino;
  • 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, Dia da Renovação Espiritual e Dia de Santo Irineu;
  • 29 de junho – Dia do Papa, Dia do Pescador, Dia do Dublador, Dia do Telefonista, Dia de São Pedro e São Paulo, Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, Dia do Engenheiro de Petróleo e Dia Internacional dos Trópicos;
  • 30 de junho – Dia do Caminhoneiro, Dia da Mídia Social, Dia Nacional do Bumba Meu Boi, Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, Dia Internacional do Asteroide e Dia Internacional do Parlamentarismo.

17 de junho: conclusão

Embora 17 de junho não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Funcionário Público Aposentado, o Dia Mundial do Karatê, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e o Dia da Medicina Veterinária Militar.

Ao mesmo tempo, é o Dia de São Ranieri de Pisa. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.