Leite de amêndoas: confira os benefícios à saúde e como fazer

Veja a comparação entre a quantidade de calorias e vitamina E do leite de vaca e o leite de amêndoas e saiba como ele é feito

- Continue depois da Publicidade -

Se você está de dieta ou procurando uma bebida substituta do leite integral ou desnatado e ainda não achou uma opção que agrade seu paladar, você precisa conhecer o leite de amêndoas. Esta é uma bebida que tem sido cada vez mais procurada nos mercados. Isso porque possui diversos benefícios à saúde e é pouco calórica.

Diferente da amêndoa que é rica em gorduras e calorias, o leite pode ser incluído na dieta de quem quer perder peso, sem medo! Além disso, intolerantes à lactose e veganos possuem o leite de amêndoas como um dos principais ingredientes do cardápio.

Como resultado, é possível aproveitar a bebida não só para beber, mas para produzir diversas receitas que usariam o leite integral, por exemplo. Então, se você quer garantir todos os benefícios do leite de amêndoas, confira:

  • Benefícios do leite de amêndoas
  • Como é feito o leite de amêndoas
  • Passo a passo para fazer o seu
  • Quando e onde utilizar o leite de amêndoas

Quer saber isso e muito mais? Leia até o final e salve todas as dicas!

 

- Continue depois da Publicidade -

Benefícios do leite de amêndoas

 

Mulher tomando leite.
Fonte: Unsplash

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Tudo que provém da natureza e é consumido da forma mais natural possível, oferece benefícios à saúde. Por isso, é claro que as amêndoas e o leite produzido a partir dela não poderiam ficar de fora desta lista! Se você está pensando no que isso poderá agregar na sua alimentação, veja só esses benefícios!

 

Baixo teor de açúcar

 

- Continue depois da Publicidade -

Quem é diabético ou cortou o açúcar da dieta, sabe como é difícil deixar de lado o leite animal. Por isso, um excelente substituto é o de amêndoas. Afinal, possui baixo índice glicêmico. Em média, um copo de 250ml de leite de amêndoas possui cerca de 1 a 2 gramas de carboidratos.

Porém, é preciso ter cuidado com as bebidas que são industrializadas e vendidas em supermercados. Isso porque elas possuem adição de uma série de ingredientes e, dentre eles, o açúcar.

 

Poucas calorias

 

Além do baixo teor de açúcar, o leite de amêndoas também possui poucas calorias. Quer um exemplo? Um copo com 250ml tem entre 30 e 50 calorias. Por outro lado, um copo de leite de vaca possui cerca de 146 calorias. Esse número irá depender da quantidade de amêndoas utilizadas para produzir o leite. Afinal, quanto mais forem usadas, mais calórica ficará a bebida.

Mas, se você á está pensando em produzir o seu próprio leite de amêndoas e apostar na forma mais natural possível, não há com o que se preocupar. Como resultado, é perfeito para quem está querendo diminuir os números na balança.

 

 

0% lactose

 

Ao decorrer da vida, muitas pessoas acabam se tornando intolerantes a lactose. Trata-se de uma condição de deficiência na lactase, que é a enzima responsável pela quebra da lactose. No geral, segundo estudos, isso pode ser causado por envelhecimento, causa genética ou condições médias.

O leite de amêndoas, por ser naturalmente sem lactose, é a opção perfeita para pessoas que apresentam algum sintoma da deficiência como gases, inchaço ou dor de estômago.

 

Baixo teor de fósforo

 

Quem possui doença renal crônica deve fugir de leite de vaca devido ao seu alto índice de fósforo. Isso porque o rim apresenta dificuldade para processar esses nutrientes e eles podem acabar se acumulando na corrente sanguínea.

Como resultado, o acúmulo de fósforo no sangue pode resultar em um aumento no risco de doenças ósseas e cardíacas, dizem pesquisadores.

Porém, o leite de amêndoas pode ser consumido de forma moderada por essa população. Um copo de 240ml de leite de vaca contém 233mg de fósforo. Por outro lado, a mesma quantidade da bebida feita com amêndoas possui apenas 20mg.

Você também pode gostar!

Publicidade

Desta forma, o leite de amêndoas se torna uma alternativa para quem está se adaptando a nova dieta.

 

  • Confira: Refluxo – o que é, quais os sintomas e tratamentos sem remédio!

 

Rico em magnésio

 

O magnésio é um mineral essencial para manter a boa saúde do corpo. Isso porque ele possui a função de controlar os níveis de açúcar no sangue, fortalecer os ossos, diminui o risco de hipertensão e potencializa as funções cerebrais. Além disso, também alivia cólicas menstruais, ansiedade e o estresse.

 

Rico em vitamina E

 

Segundo estudos, um única xícara de leite de amêndoas contém de 20 a 50% da necessidade diária de vitamina E. Em comparação, o leite de vaca não contém essa vitamina. Com exceção, de quando é adicionada em fábrica.

Dentre os benefícios da vitamina E está sua capacidade antioxidante. Ou seja, é eficiente no combate ao estresse e a inflamações no corpo. Além disso, atua como protetora contra doenças cardíacas e o câncer.

 

Como é feito o leite de amêndoas

 

Garrafa com leite de amêndoas.
Fonte: Unsplash

 

O primeiro passo para colar a receita em prática é saber os processo que envolvem o preparo da bebida. Basicamente, o leite de amêndoas é feito a partir da semente triturada com água. Porém, as opções disponíveis em supermercados pode conter a adição de alguns nutrientes.

Por exemplo, vitaminas D e E, cálcio e riboflavina. Por outro lado, é preciso ter cuidado! Afinal, algumas indústrias acrescentam ingredientes que podem ser prejudiciais a uma dieta como açúcar e gordura.

Então, se você prefere a opção mais natural,  é melhor fazer seu próprio leite de amêndoas de uma forma simples e prática!

 

  • Você também pode gostar: Chás energéticos – 6 opções que dão disposição no dia a dia!

 

Como fazer leite de amêndoas

 

Agora que você já sabe todos os benefícios do leite de amêndoas, está na hora de aprender a preparar sua versão caseira. Assim, você poderá fazer as adaptações que mais agradar seu paladar. Por exemplo, uma textura mais leve ou mais grossa.

 

Ingredientes

 

  • 750ml de água filtrada
  • 150g de amêndoas

 

Modo de preparo

 

  1. Em primeiro lugar, é preciso deixar as amêndoas de molho na água durante 24 horas;
  2. Em seguida, escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador com os 750ml de água;
  3. Bata todos os ingredientes até que a mistura fique homogênea;
  4. Por fim, basta peneirar com um tecido para que não fique nenhum grão no leite e pronto!

 

  • Veja também: Quiropraxia – técnica alivia hérnia de disco, lombar e lesões!

 

Quando e onde utilizar o leite de amêndoas

 

O leite de amêndoas pode ser utilizado como substituto de qualquer receita que envolva o leite de vaca. Seja no café da manhã, no almoço ou na janta, ele pode servir também para variar os ingredientes tradicionais. Por isso, listamos alguns alimentos que você pode consumir usando a bebida:

  • Com chá ou café
  • Para comer com cereais ou aveia
  • Na receita de pães e bolos
  • Panquecas
  • Molhos
  • Sopas e caldos
  • Sorvete caseiro
  • Iogurte caseiro

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes