24 de outubro é Dia das Nações Unidas. As datas comemorativas de hoje, terça

Hoje é o vigésimo quarto dia do décimo mês do ano, Aniversário de Manaus. Veja as datas de 24 de outubro

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Hoje é dia 24 de outubro! Não é feriado nacional, porém um dia com celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a importância das datas especiais.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais, dicas de postagens e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 24 de outubro?

Que o caminho deste novo dia seja repleto de muita paz. Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em 2023, 24 de outubro cai em uma terça-feira. Trata-se do 297º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 68 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 24 de outubro, são do signo de escorpião.

Hoje é o vigésimo quarto dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual é o signo dos nascidos em 24 de outubro?

Fonte: Canva

Hoje, 24 de outubro, começa a temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se comemora no dia 24 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 24 de outubro? Então, confira mais sobre o Dia das Nações Unidas, Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Aniversário de Manaus e Aniversário de Goiânia.

Dia das Nações Unidas

Em 24 de outubro celebra-se mundialmente o Dia das Nações Unidas, desde 1948. A data tem por referência o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, que aconteceu em 1945. O documento registra o início e a execução das Nações Unidas como uma organização.

#actampads1#

O Dia da ONU, como também é conhecido, integra a semana das Nações Unidas, que decorre de 20 a 26 de outubro. A Assembleia Geral determinou a celebração da data em 1947. Contudo, o dia deve ser “dedicado a fazer serem conhecidos pelos povos do mundo os objetivos e conquistas da ONU e a obter apoio para a sua obra”.

Em 1971, a Assembleia adotou a Resolução 2782, que definiu o marco um feriado internacional. Assim sendo, é recomendado que os estados-membros também observem o Dia das Nações Unidas um feriado público.

Dia da ONU. Fonte: Colab. Montagem: Laila Lopes

A entidade

Atualmente a ONU possui 193 países-membros, inclusive, o Brasil está entre eles. Possui estrutura central, que fica em Nova Iorque, porém o terreno e os edifícios são considerados território internacional.

Tem também sedes, sendo em Genebra, Viena, Nairóbi, Addis Adeba, Bangcoc, Beirute e Santiago. Além disso, escritórios espalhados pelo mundo todo. A ONU tem bandeira, correios e selos postais próprios. Utiliza seis diferentes línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. O secretário-geral é o chefe da entidade, cargo atualmente ocupado por António Guterres.

#actampads1#
  • Enquanto isso, veja também Frases de Halloween: 50 ideias para desejar feliz Dia das Bruxas

Os objetivos da ONU

Neste dia 24 de outubro, confira os quatro grandes fins da Organização das Nações Unidade:

24 de outubro é dia da ONU. Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes
  • Ao mesmo tempo, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar
  • Manter a paz no mundo todo;
  • Estimular o desenvolvimento de relações amigáveis entre as nações;
  • Realizar a cooperação internacional cujo objetivo é solucionar os problemas mundiais de caráter social, econômico, cultural e humanitário. Assim, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
  • Por último, ser um centro que ajude as nações a alcançarem estes propósitos.

Último relatório da ONU

Neste ano, a ONU divulgou o nível de agravamento da fome mundial em 2020. Alegando que o dramático número muito provavelmente tem relação com as consequências da Covid-19. Em seguida, confira um gráfico que mostra o porcentual alarmante da fome.

O aumento mais acentuado da fome em 2020 foi na África. Fonte: Canva. Dados: Unicef. Montagem: Laila Lopes

Frases sobre fome para compartilhar:

Related Post
  • A fome pode até ser um problema mundial, mas é ainda mais uma falha humana!
  • “Há pessoas no mundo com tanta fome, que Deus não pode aparecer para elas, exceto na forma de pão.”  – Mahatma Gandhi
  • “Muitas vezes se você não der o peixe ao pobre, ele morrerá de fome muito antes de aprender a pescar.” – Fabio Goulart
  • A escassez do alimento pode até ser o problema da fome, mas grande parte dessa situação é pela falta de solidariedade.

Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação

O dia 24 de outubro celebra também o Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação. O marco é celebrado neste dia porque, nesta data, em 1970, foi aprovada a Estratégica Internacional para o Desenvolvimento. Além do mais, porque celebra também o Dia das Nações Unidas.

#actampads1#

O objetivo da celebração é chamar a atenção da opinião pública mundial para os problemas de desenvolvimento e para a necessidade de unir esforços internacionais para os resolver.

Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Que tal falar um pouco com os seus seguidores a sua opinião sobre o Desenvolvimento da Informação? Você pode criar algumas enquetes e depois responde-las dizendo a sua opinião.

Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Outra celebração de 24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A Rotary Internacional estabeleceu a data em prol de comemorar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite.

São duas as vacinas contra a poliomielite: a VPO ou Sabin, conhecida por vacina da gotinha, e a VIP ou Salk, que administra via intramuscular.

#actampads1#
Fonte: Agência Brasília. Montagem: Laila Lopes

Frases sobre o marco para compartilhar:

  • Com a vacina, as crianças vão mais longe.
  • A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos para proteger o organismo. Levem os filhos a um centro médico para eles ficarem protegidos!
  • Não deixe de vacinar seu filho, mantenha o mundo seguro contra muitas doenças!

Aniversário de Manaus

Manaus comemora em 24 de outubro de 2023, 354 anos. A cidade foi criada no século XVII para demonstrar presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica.

Neste ano, algumas atrações serão realizadas em Manaus, do dia 22 a 24 de outubro. Terá festa na sexta-feira, dia 22, que segue com espetáculos, como o “Boi Manaus” e homenagem aos agentes de saúde e limpeza pública. Por dia poderão estar presentes nas festividades até 3.000 pessoas. Sendo que todas deverão mostrar o comprovante de vacinação completo com as duas doses ou apenas a única contra a Covid-19.

Fonte: Prefeitura de Manaus. Montagem: Laila Lopes

Aniversário de Goiânia

Goiânia celebra em 24 de outubro de 2023, 90 anos. Conforme alguns relatos históricos, a capital iria se chamar à princípio “Petrônia”, homenageando Pedro Ludovico. No entanto, o mesmo decidiu chama-la Goiânia, sem revelar o motivo. O fato ocorreu em 2 de agosto de 1935. .

#actampads1#
Fonte: Prefeitura de Goiânia. Montagem: Laila Lopes
  • Enquanto isso, leia também Frases de viagem: 80 mensagens para usar em legenda para foto

Frases para quem mora em Manaus ou Goiânia postar nas redes sociais

  • Hoje, visito minha cidade natal. Ela completa mais um ano de história, mais doze meses de serviço a toda população.
  • A minha cidade é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dela. Parabéns!
  • Por acolher a diversidade de braços abertos, encontrei em você o meu lar. Parabéns, minha cidade linda!
    Hoje é o aniversário da minha cidade, meu lar e eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Parabéns!
  • Neste dia que se celebra mais um aniversário da nossa querida cidade, quero homenagear o povo daqui e lembrar que quem faz a cidade são as pessoas. Parabéns!

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Para homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores, amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberé, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual é o santo do dia 24 de outubro?

A igreja católica celebra hoje o Santo Antônio Maria Claret. Veja tudo sobre o religioso em seguida:

#actampads1#

Santo Antônio Maria Claret

Natural de Sallent, Antônio Maria Claret nasceu em 1807. Com muitos irmãos, cresceu como cristão. Sua devoção era à Virgem Maria e à Eucaristica. No entanto, devido à família numerosa, precisou ajudar. Assim, atuou como tecelão, ao lado do pai, por algum tempo. Mesmo sabendo que esse não era o seu destino.

Santo Antônio Maria Claret trabalhou até os 22 anos. Depois, ingressou no seminário, e, aos 28, foi ordenado sacerdote. O religioso, ao ver a pobreza dos missionários, fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como Claretianos.

Próximas datas comemorativas de outubro

  • 25 de outubro – 2º Eclipse Solar Parcial de 2022, Dia do Engenheiro Civil, Dia Nacional do Dentista, Dia Nacional da Saúde Bucal, Dia Nacional do Macarrão, Dia de São Crispim e São Crispiniano, Dia de São Frei Galvão, Dia do Sapateiro, Dia da Democracia e Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo;
  • 26 de outubro – Dia do Trabalhador da Construção Civil e Dia do Metroviário;
  • 27 de outubro – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e Dia do Engenheiro Agrícola;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público, Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia Mundial do Judô e Dia de São Judas Tadeu;
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC, Dia do Cerimonialista e Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro;

Relacionadas

24 de outubro: conclusão

Embora não seja feriado, o dia 24 de outubro tem celebrações importantes no Brasil e mundo. A Igreja católica celebra hoje, portanto, o Santo Antônio Maria Claret. Em resumo, a data comemora: Dia das Nações Unidas, Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Aniversário de Manaus e Aniversário de Goiânia.

Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes
Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais