cartão rosa onde se lê 26 de outubro e datas comemorativas

26 de outubro é Dia do Trabalhador da Construção Civil e Dia do Metroviário. As datas comemorativas de hoje, quarta

Também é dia Dia de Santo Evaristo e dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 26 de outubro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 26 de outubro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tampo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 26 de outubro?

Frase de Bom Dia
Fonte: Canva (adaptada) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2022, 26 de outubro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 299º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 66 dias para 2022. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na primavera.

Assim sendo, estamos no final do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Com toda a certeza, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 26 de outubro?

fundo verde com símbolos dos signos e características do signo de Escorpião
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 26 de outubro são de Escorpião. Sem dúvida, os escorpianos são conhecidos por sua força e por sua capacidade de se reinventar, mesmo diante dos maiores desafios.

Além disso, pessoas desse signo são misteriosas, sensuais, determinadas e emotivas. Têm boa memória, tanto para o bem quanto para o mal, o que pode torná-las obsessivas e vingativas.

O que se comemora no dia 26 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 26 de outubro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Trabalhador da Construção Civil, o Dia da Criação da Cruz Vermelha e o Dia do Metroviário.

  • Logo após, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar

Dia do Trabalhador da Construção Civil

O dia 26 de outubro celebra, anualmente, o Dia do Trabalhador da Construção Civil. Esta data é uma forma de homenagear todos os profissionais que tenham uma ligação, direta ou indireta, com a construção civil.

As profissões que envolvem este ramo são, por exemplo, pedreiros, eletricistas, mestres de obra, pintores, eletricistas, entre outros. Então, estes profissionais costumam tirar o dia de folga no dia 26 de outubro.

A construção civil é uma das áreas que mais crescem no Brasil. Por isso, devemos sempre lembrar da dedicação e do empenho dos construtores civis para o desenvolvimento econômico do nosso país.

Em seguida, confira frases para homenagear esses profissionais tão importantes: os trabalhadores da construção civil.

 Mensagens para o Dia do Trabalhador da Construção Civil

  • Parabéns, trabalhadores da construção civil, pela força, coragem, empenho e dedicação.
  • A cada projeto concluído, um detalhe especial. Feliz Dia do Trabalhador da Construção Civil!
  • Erguer um empreendimento imobiliário é mais do que um simples trabalho, é colocar em prática um sonho.
  • Parabéns para aqueles que são incansáveis em construir nosso futuro.
26 de outubro Dia do Trabalhador da Construção Civil
Fonte: Canva (adaptada) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Leia também Planta baixa: o que é, como fazer e quanto custa fazer a sua

Dia da Criação da Cruz Vermelha

No dia 26 de outubro também celebra-se a Criação da Cruz Vermelha. Este dia é uma homenagem à criação da Cruz Vermelha, na Suíça, em 1863.

O que conhecemos como Comitê da Cruz Vermelha é uma instituição internacional com fins beneficentes e humanitários. Além disso, a Cruz Vermelha tem como objetivo principal prestar socorro e assistência aos feridos , doentes, prisioneiros, refugiados ou necessitados.

Atualmente, a Cruz Vermelha tem atuado em diversos países no combate a pandemia da Covid-19. Sendo assim, é importante prestarmos homenagens a todos os voluntários que dedicam sua vida a esta causa tão nobre.

Dia da Criação da Cruz Vermelha
Fonte: Canva (adaptada) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia do Metroviário

Hoje também é dia de celebrar o esforço de todas as pessoas que trabalham no metrô e que são responsáveis pelo transporte diário de milhões de usuários.

cartão virtual de Feliz Dia do Metroviário, 26 de outubro
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Gerencia um perfil nas redes sociais que tem muitos seguidores em uma cidade com metrô? Então, não deixe de compartilhar uma homenagem!

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 27 de outubro – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e Dia do Engenheiro Agrícola;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público, Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia Mundial do Judô e Dia de São Judas Tadeu;
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC, Dia do Cerimonialista e Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro;
  • 30 de outubro – Dia do Comerciário, Dia do Ginecologista, Dia da Decoração, Dia do Designer de Interiores, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo;
  • 31 de outubro – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia Mundial das Cidades, Dia Nacional da Poesia, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial do Comissário de Voo, Dia da Reforma Protestante e Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 26 de outubro?

Em 26 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Evaristo. Saiba o porquê!

Dia de Santo Evaristo

Em 26 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Evaristo. Evaristo foi o papa número cinco. Ou seja, o quarto sucessor de Pedro, entre os anos 97 a 107 d.C.

Santo Evaristo ficou conhecido pelo carinho e zelo com que sempre se dirigiu às comunidades Cristãs. Além disso, a Igreja diz que o Papa Evaristo foi mártir de fé durante a perseguição imposta pelo imperador Adriano. Assim, seu corpo estaria enterrado próximo ao túmulo de São Pedro.

 Oração de Santo Evaristo

“Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Bispos a ele unidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Santo Evaristo, rogai por nós.”

Oração de Santo Evaristo
Fonte: Canva (adaptada) Montagem: Thamyres Barbosa

26 de outubro: conclusão

Ainda que não seja feriado, 26 de outubro é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia do Trabalhador da Construção Civil, o Dia da Criação da Cruz Vermelha e o Dia do Metroviário.

Além disso, é o Dia de Santo Evaristo. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias