Foto de caderno branco com a data 24 de setembro.

24 de setembro Dia do Mototaxista em São Paulo. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é Dia de Nossa Senhora das Mercês e dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 24 de setembro, frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 24 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 24 de setembro?

Ilustração na cor pêssego com uma frase de bom dia no centro
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 24 de setembro cai em um sábado. Trata-se do 267º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 98 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 24 de setembro são do signo de Libra.

Assim sendo, estamos no final do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 24 de setembro?

Ilustração do signo de libra
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 24 de setembro são de Libra. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem sinceros, charmosos e alegres.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características diplomáticas e por isso, costumam ser delicados e sociáveis. Além disso, os librianos também são pessoas muito indecisas, o que pode gerar uma dificuldade para tomar decisões.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ouvir outras pessoas ou até mesmo algo mais intelectual. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como conciliador, psicólogo, maquiador, juiz e publicitário.

O que se comemora no dia 24 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 24 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Mototaxista em São Paulo.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Mototaxista em São Paulo

No dia 24 de setembro, se comemora o Dia do Mototaxista em São Paulo. A data foi instituída pelo estado através da Lei nº 13.202, em 2008.

Desse modo, o dia tem como objetivo homenagear todos os profissionais que se dedicam todos os dias seja para transportar pessoas, seja para entregar produtos, documentos ou alimentos.

Então, se você gerencia um perfil nas redes sociais sobre a profissão, não deixe de prestar as homenagens!

Ilustração em amarelo com desenho de homem em moto para homenagear o Dia do Mototaxista em São Paulo
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito, Dia Internacional do Farmacêutico, Dia do Rádio e Dia da Radiodifusão;
  • 26 de setembro – Dia dos Primos. Dia Nacional dos Surdos, Dia Mundial do Mar, Dia Interamericano das Relações Públicas e Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares;
  • 27 de setembro – Dia de São Cosme e Damião, Dia Nacional de Doação de Órgãos, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo e Dia Nacional dos Vicentinos;
  • 28 de setembro – Dia do Hidrógrafo, Dia Mundial de Luta contra a Raiva, Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, Dia da Lei do Ventre Livre e Dia de São Venceslau;
  • 29 de setembro – Dia do Anunciante, Dia Mundial do Petróleo, Dia Mundial do Coração, Dia Marítimo Mundial e Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel;
  • 30 de setembro – Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 24 de setembro?

No dia 24 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora das Mercês e São Geraldo Sagredo.

Nossa Senhora das Mercês

Hoje, dia 24 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora das Mercês. A Nossa Senhora das Mercês, que significa “misericórdia”, é uma das designações para a Virgem Maria.

Sua devoção começou no século XIII, na Espanha, quando a Virgem apareceu a São Pedro Nolasco e o encorajou a continuar libertando os cristãos escravos dos Mouros. Em seguida, ela foi popularizada pela Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que foi fundada por Pedro Nolasco.

Então, em 1619, o Papa Inocêncio declarou o dia 24 de setembro como a Festa Litúrgica da santa.

Oração a Nossa Senhora das Mercês

“Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia, suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão. Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecados surgem a cada dia. Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.”

Ilustração na cor laranja com a Oração a Nossa Senhora das Mercês
Fonte: Canva (adaptado)

São Gerardo Sagredo

No dia 23 de setembro, se celebra o Dia de São Gerardo Sagredo. Geraldo nasceu no ano de 980, em Veneza, na Itália. Estudou em uma escola beneditina, onde teve uma ótima formação religiosa e científica.  

Em pouco tempo, Gerardo se tornou abade da cidade, além de ter sido orientador e professor do filho do Rei Estevão I. Então, após a morte do Bispo de Csanád, o santo assumiu seu bispado a pedido do Rei.

Logo depois da morte do Rei Estevão I, seus sucessores começaram um regime pagão e consequentemente, uma perseguição aos cristãos. Por conta disso, São Gerardo Sagredo foi preso e apedrejado até sua morte, no dia 24 de setembro de 1046.

Oração a São Gerardo Sagredo

“Senhor, que, na vossa divina providência, quisestes contar no número dos Santos Pastores o vosso servo São Gerardo Sagredo e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente e pela fé que vence o mundo, concedei, por sua intercessão, que também nós, perseverando na fé e na caridade, mereçamos participar na sua glória. Por Nosso Senhor. Amém!”

Ilustração com fotoOração a São Gerardo Sagredode árvores com a v
Fonte: Canva (adaptado)

24 de setembro: conclusão

Embora 24 de setembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Mototaxista em São Paulo.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Nossa Senhora das Mercês e São Gerardo Sagredo. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias