27 de outubro é Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. As datas comemorativas de hoje, sexta

Hoje é o vigésimo sétimo dia do décimo mês do ano, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Veja as datas de 27 de outubro

Fonte: Canva

Hoje é dia 27 de outubro! Não é feriado nacional, porém é um dia com celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais, dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 27 de outubro?

Fonte: Pinterest

Em 2023, 27 de outubro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 300º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 65 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 27 de outubro, são do signo de Escorpião.

Hoje é o vigésimo sétimo dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual é o signo dos nascidos em 27 de outubro?

Fonte: Canva

Hoje, 27 de outubro, estamos na temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se comemora no dia 27 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 27 de outubro? Então, confira mais sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e Dia do Engenheiro Agrícola. 

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 

Anualmente, celebra-se o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual em 27 de outubro. A data visa chamar atenção para a necessidade de conservar os arquivos audiovisuais ao redor do mundo.

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Além disso, o intuito também é estudar medidas que devem ser adotadas para essa conservação. E debater a importância desses arquivos para a sociedade, visto que eles mantém a construção da identidade cultural de cada nação. Isto é, os acervos são necessários para a preservação da memória.

A origem da criação da data é considerada recente. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), criou e aprovou a comemoração em 2005,  em uma Conferência Geral.

Em seguida, confira frases sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual para compartilhar:

  • Salvar o patrimônio audiovisual do mundo também é preservar a memória coletiva.
  • Hoje é um dia para celebrar os arquivos e indivíduos que fazem o trabalho vital de preservar e restaurar nossas imagens em movimento e gravações no mundo todo. Feliz Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual!
  • Hoje, vamos dar as mãos e fazer com que as histórias coletivas durem e sejam transmitidas às nossas futuras gerações.
  • Os arquivos audiovisuais, como filmes, programas de rádio e TV, gravações de áudio e vídeo, nos ajudam  a compreender a nossa história. Que eles não desapareçam. Viva o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual!
  • “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores. É permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.” (Nildo Lage)

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Ao mesmo tempo, hoje, 27 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data existe a fim de unir profissionais de saúde para demandas específicas da população negra. Isto é, é uma forma de promover a equidade racial na área da saúde.

Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

Nesse sentido, a política reconhece a existência do racismo e das desigualdades. Esses fatores, infelizmente, podem influenciar o atendimento e condições de saúde tanto na rede pública quanto na privada.

#actampads1#

A Política Nacional faz parte da Portaria do Ministério da Saúde 992/2009. Ou seja, está em vigor desde 13 de maio do mesmo ano. Assim sendo, a medida traz visibilidade para o racismo estrutural e é uma forma de combatê-lo.

  • Veja mais Artroscopia: o que é a cirurgia no ombro de Fátima Bernardes

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

A data também é celebrada em 27 de outubro. A ideia é alertar a população para a gravidade das doenças, assim como o qual é o diagnóstico, os sintomas e, claro, o tratamento.  Antes de mais nada, as doenças falciformes mais frequentes são a anemia falciforme, a S talassemia ou microdrepanocitose e as duplas heterozigoses Hb SC e Hb SD.

Related Post

Ainda assim, a anemia falciforme é a mais comum. Esse tipo de hemoglobinopatia é hereditário e caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Isso os torna parecidos com uma foice, impedindo a circulação livre.

Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos. A hemoglobina é responsável por transportar o oxigênio e dar a cor aos glóbulos vermelhos e, então, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo humano.

#actampads1#
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

Entre os principais sintomas da doença estão: dores articulares; fadiga frequente, palidez, icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas e tendência a infecções. Dessa forma, é extremamente importante ficar atento ao diagnóstico. Ele é feito através do Teste do Pezinho, logo após o nascimento do bebê.

Entretanto, como a doença ainda não tem cura, é necessário atentar-se ao tratamento, que exige um acompanhamento frequente por toda a vida. Médicos, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde vão ajudar a controlar a doença e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Dia do Engenheiro Agrícola 

Anualmente, celebra-se o Dia do Engenheiro Agrícola em 27 de outubro. A comemoração acontece na data de hoje em homenagem à criação do primeiro curso de Engenharia Agrícola do Brasil. Foi na Universidade Federal de Pelotas, no ano de 1972.

O engenheiro agrícola atua na produção da agropecuária, fazendo a conexão entre a agricultura e engenharia. Esse profissional, então, é responsável por planejar e administrar técnicas e equipamentos usados em lavouras e criações. Ou seja, funções que fazem parte da produção agrícola.

#actampads1#
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz

Contudo, o engenheiro agrícola trabalha considerando fatores ambientais, econômicos e sociais. Ele também estuda técnicas de armazenagem, constrói estufas e armazéns.

Do mesmo modo, o profissional da área analisa meios eficazes que impeçam e erosão e esgotamento do solo. A profissão do engenheiro agrícola ainda permite que ele trabalhe com distribuição e comercialização do produto, por exemplo.

  • Confira também Rios voadores: o que é e qual é sua importância ambiental

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Para homenageá-lo, acenda velas na cor branca.

#actampads1#

Qual o santo do dia 27 de outubro?

Hoje, 27 de outubro, a Igreja Católica celebra o Santo Elesbão. Veja tudo sobre a vida do religioso a seguir:

Dia de Santo Elesbão

Em 27 de outubro, a Igreja Católica também comemora o Dia de Santo Elesbão. Elesbão nasceu em 493, na Etiópia, país do continente africano. Ele foi um rei soberano na região e pregava a fé cristã.

Assim sendo, durante o período do Brasil colonial, os escravos trouxeram a cultura de devoção ao santo. Desde então, ao Dia de Santo Elesbão é celebrado no mundo cristão em 27 de outubro, data de sua morte.

Oração de Santo Elesbão

” Ó Grande Santo Elesbão,  que na vossa vida nas terras longínquas, ardentes e pagãs da Abissínia, soubestes, de um modo admirável e constante, cumprir os preceitos da lei cristã; com vosso admirável exemplo atraíste muito de vossos súditos à luz da fé, vencestes os inimigos de Cristo, implantastes em vosso reino o conhecimento do verdadeiro Deus, limpastes o mar vermelho de todos os piratas que assaltavam duplamente a vida do corpo e da alma, sêde, pois, nosso defensor e nosso guia, ó grande imperador, no mar tempestuoso desta vida, para que, lutando sob as falanges do Leão de Judá, conquistemos os louros da vitória eterna.  Assim seja. Amém.”

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público, Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia Mundial do Judô e Dia de São Judas Tadeu;
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC, Dia do Cerimonialista e Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro;
  • 30 de outubro – Dia do Comerciário, Dia do Ginecologista, Dia da Decoração, Dia do Designer de Interiores, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo;
  • 31 de outubro – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia Mundial das Cidades, Dia Nacional da Poesia, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial do Comissário de Voo, Dia da Reforma Protestante e Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Relacionadas

27 de outubro: conclusão

Apesar de não ser feriado, o dia 27 de outubro possui importantes comemorações. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Santo Elesbão. Em resumo, são comemorados neste dia: Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e Dia do Engenheiro Agrícola.

Fonte: Canva (adaptado)
Fonte: Canva
Ana Beatriz Ribeiro: Aos 22 anos, Ana Beatriz é formada em Jornalismo e mora no Rio de Janeiro. Fã de mídias digitais, livros, música pop e entretenimento, ela é sempre muito atenta a todas as novidades. E, enfim, também é dedicada ao trabalho e preza pela Comunicação de qualidade!
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais