cartão rosa onde se lê 28 de dezembro e datas comemorativas

28 de dezembro é Dia do Salva-vidas e Dia do Petroquímico. As datas comemorativas de hoje, quarta

28 de dezembro também é Dia da Marinha Mercante e Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. Veja ideias de conteúdo para compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é dia 28 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 28 de dezembro?

Frase de Bom dia 28 de dezembro
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 28 de dezembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 362º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 3 dias para 2023. Além disso, a fase da lua é nova e estamos na verão.

Assim sendo, estamos no final do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 28 de dezembro?

Nascidos em 28 de dezembro são de Capricórnio. Sem dúvida, os capricornianos são conhecidos por terem suas metas bem definidas e por sua maturidade. Independentes, gostam de traçar seu próprio caminho.

fundo azul onde se lê as características do signo de Capricórnio: inteligente, determinado, responsável, trabalhador e competitivo
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Além disso, pessoas desse signo são práticas, persistentes, espertas e disciplinas. São muito dedicadas ao trabalho, tanto para o bem quanto para o mal, e podem chegar a desenvolver um perfil workaholic.

O que se comemora no dia 28 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 28 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Rio Branco, Dia do Salva-vidas, Dia do Petroquímico, Dia da Marinha Mercante e Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito.

Aniversário de Rio Branco

No dia 28 de dezembro, celebra-se o Aniversário de Rio Branco. Isso porque, a cidade completa 140 anos de existência nesta quarta-feira.

Rio Branco surgiu a partir da implantação de um seringal, o seringal Volta da Empreza, que foi fundado em 28 de dezembro de 1882, pelo cearense Neutel Maia.

Dessa forma, atualmente, Rio Branco, tem mais de 8 mil km² e mais de 407 mil habitantes.

Se você mora ou já morou em Rio Branco, confira mensagens para homenagear a cidade.

Aniversário de Rio Branco 28 de dezembro
Fonte: Canva (adaptado)

Mensagens para o Aniversário de Rio Branco

  • A minha cidade é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dela. Parabéns!
  • Minha cidade, meu lar, hoje comemoro seu aniversário com orgulho porque nas suas ruas, encontro a minha paz. Parabéns!
  • Feliz aniversário Rio Branco. Eu te amo!
  • A cidade onde nasci e cresci como pessoa completa mais um ano de glória. Hoje, a ela, eu faço a minha homenagem. Parabéns!
  • Logo depois, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Salva-vidas

No dia 28 de dezembro, se comemora, anualmente, o Dia do Salva-vidas.

Provavelmente, o dia do salva-vidas é comemorado nessa data, pois é o dia de devoção ao anjo Damabiah, que é o responsável por auxiliar as pessoas que estão ou vivem no mar.

Dia do Salva-vidas
Fonte: Canva

Além disso, em 1970, no dia 28 de dezembro, se formou a primeira equipe de policiais salva-vidas da Brigada Militar Brasileira, em Porto Alegre.

Sendo assim, a data tem como objetivo homenagear os profissionais que trabalham diariamente em prol de evitar perigos e afogamentos. Ou seja, os responsáveis por proteger a vida de pessoas que estão no mar, piscina ou rios.

Dia do Petroquímico

No dia 28 de dezembro se comemora o Dia do Petroquímico. A data foi instituída pela Lei nº 8.973, de 4 de janeiro de 1995.

A indústria petroquímica utiliza a matéria-prima petróleo, para realizar a criação de diversos produtos que utilizamos.

Dia do Petroquímico 28 de dezembro
Fonte: Canva (adaptado)

Ou seja, através da separação dos componentes do petróleo por meio da destilação se torna possível o uso de carros, borrachas e até mesmo tecidos.

No Brasil, a extração de petróleo ocorre em águas profundas do oceano. E, nesse sentido, aos petroquímicos são todos os profissionais que trabalham, diariamente, com a petroquímica.

Dia da Marinha Mercante

O dia 28 de dezembro é marcado pelo Dia da Marinha Mercante. Isto é, a data foi decretada, em 1962, pelo primeiro-ministro Tancredo Neves.

Sendo assim, o dia é uma homenagem ao nascimento do patrono da Marinha Mercante, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.

Dessa forma, é preciso lembrarmos que a Marinha Mercante tem um papel super importante no desenvolvimento do Brasil. Isso porque, ela é responsável pela exportação e importação das riquezas do país.

Com isso, ela forma milhares de profissionais, gerando muitos empregos e contribuindo diariamente para o progresso da nossa nação.

Dia da Marinha Mercante
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito

Em 28 de dezembro, celebramos o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data foi estabelecida pela Lei nº12.620/12.

Além disso, ela foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada, pelo Padre Theodor Amstad, a primeira cooperativa de crédito do Brasil, na cidade de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, em 1902.

Dessa forma, as cooperativas de créditos são conhecidas por democratizarem e facilitarem o acesso aos créditos. Ou seja, elas são uma alternativa às altas taxas dos bancos tradicionais.

Por fim, precisamos ressaltar que o Cooperativismo de Crédito é uma área que cresce cerca de 20% por ano e segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem 1.045 cooperativas de créditos no país, o que totaliza 8,9 milhões de associados em todo Brasil.

Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 28 de dezembro?

No dia 28 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Dia dos Santos Inocentes.

Dia dos Santos Inocentes

Hoje, dia 28 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Dia dos Santos Inocentes. Esta data relembra os primeiros mártires cristãos.

Isto é, o evento bíblico chamado “Massacre dos inocentes” que foi narrado pelo apóstolo Mateus, em seu evangelho. Neste evento, Herodes, o rei da Judeia, condena todos os meninos nascidos no período do nascimento de Jesus à morte, com medo de perder seu trono.

Todas essas crianças, que foram assassinadas são cultuadas e veneradas pelos cristãos e são chamados de “Santos Inocentes”.

Além disso, no ano 485, aconteceu a primeira celebração deste dia. E, desde então, sua data varia entre o dia 27, 28 e 29 de dezembro, de acordo com o tipo de Igreja que está comemorando.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Oração aos Santos Inocentes

“Meu Senhor, pelos Santos Inocentes, quero Vos rogar hoje por todos aqueles que são injustiçados, sofrem ameaças, são marginalizados e incompreendidos. Olhai pelos pequeninos, abandonados e assassinados pelas estruturas de morte de nossa sociedade. Que convosco eles alcancem dignidade e paz. Amém.”

Oração aos Santos Inocentes
Fonte: Canva (adaptado)

28 de dezembro: conclusão

Embora  28 de dezembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Aniversário de Rio Branco, Dia do Salva-vidas, Dia do Petroquímico, Dia da Marinha Mercante e Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias