Frase "30 de agosto" em destaque na cor bege. Fundo de flores no asfalto.

30 de agosto é Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o dia de São Cesário de Arles e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 30 de agosto e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 30 de agosto! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 30 de agosto?

Ilustração com corações e bolhas de Bom dia  com frase no centro
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 30 de agosto cai em uma terça-feira. Trata-se do 242º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 123 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos no inverno. Nascidos em 30 de agosto são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no final do oitavo mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 30 de agosto?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 30 de agosto são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 30 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 30 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados e Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados

No dia 30 de agosto, celebra-se o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, através da Resolução 65/209.

Dessa maneira, a data tem como objetivo combater o crime em todo o mundo, além de recordar todas as vítimas do desaparecimento forçado, assim como seus parentes, que vivem em constante sofrimento.

Foto de criança desaparecida no balanço com a frase "Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados" em destaque
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), através da Lei nº 11.303/2006.

Assim, o dia tem com o objetivo conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce da doença. Afinal, ela é uma enfermidade autoimune, que compromete o sistema nervoso central.

Você gerencia um perfil de saúde nas redes sociais? Então, compartilhe um cartão virtual explicando sobre a doença, assim, você gera mais visibilidade para a causa.

Frase "Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla" em destaque com fita laranja em cima e a data "30 de agosto" embaixo
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 31 de agosto – Dia do Nutricionista, Dia Internacional do Blog e Dia de São Raimundo Nonato.

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 30 de agosto?

No dia 30 de agosto, a Igreja Católica celebra o o dia de Dia de São Cesário de Arles e São Félix e Santo Adauto.

São Cesário de Arles

No dia 30 de agosto acontece a Festa Litúrgica de São Cesário de Arles. Cesário nasceu na França, em 470 e desde muito jovem se encontrou na religião e por isso decidiu seguir o caminho da fé.

Então, foi para o mosteiro de Lérins, local onde se destacou por sua inteligência e por fazer uma rígida penitência, fato que o levou a ser internado na cidade de Arles, no sul da Fança.

Depois de se recuperar, Cesário se tornou Bispo da cidade e seguiu espalhando a palavra do Senhor, inclusive, ele foi o responsável pela fundação do Mosteiro de São João de Arles.

São Cesário faleceu no dia 23 de agosto de 543 e é considerado o padroeiro dos incêndios e da luta contra o fogo.

Oração a São Cesário de Arles

“Senhor, os teus desígnios são insondáveis! Escolheste um assassino, como Paulo, para anunciar o teu nome, tomaste um pecador como Pedro para o tornar chefe da Igreja, socorreste uma adúltera para manifestar a tua misericórdia. Como são misteriosos os teus caminhos, ó Senhor! Agostinho permanece um exemplo de conversão para aqueles que estão atormentados e empedernidos no mal; Francisco, de libertino, torna-se promotor de paz.

Ó Senhor, os teus gestos são loucos para a sabedoria humana! Assumes a fraqueza de uma criança para destruir os poderosos; dás a outra face a quem te bate e perdoas a quem Te ofende; morres para dar a vida e a salvação.

Também eu, na situação concreta em que me encontro, à luz do teu Espírito, posso dar-me conta do teu amor e dizer-Te: «Tudo é graça». Amém!”

Ilustração com a Oração a São Cesário de Arles em preto e com detalhes azuis
Fonte: Canva (adaptado)

São Félix e Santo Adauto

Hoje, dia 30 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de São Félix e Santo Adauto. Os santos foram dois dos primeiros mártires da história do Cristianismo.

Os dois, que segundo historiadores eram irmãos, viveram no tempo do imperador Diocleciano e por não negarem sua fé foram perseguidos e mortos por isso.

Dessa maneira, os santos foram sepultados em um túmulo no cemitério de Comodila, em Roma e mais tarde, o Papa Sirício mandou construir uma Basílica no local.

Oração a São Félix e Santo Adauto

Concedei-nos, Ó Deus Onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé, e pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor, amém. São Félix e Santo Adauto, rogai por nós.”

Foto de pôr do sol com a Oração a São Félix e Santo Adauto em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

30 de agosto: conclusão

Embora 30 de agosto não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

Ao mesmo tempo, é o dia de Dia de São Cesário de Arles e São Félix e Santo Adauto. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias