Foto de prancheta com a data 30 de janeiro escrita.

30 de janeiro é Dia da Saudade e Dia do Padrinho. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. As datas comemorativas de 30 de janeiro

Compartilhe

Hoje é 30 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 30 de janeiro?

Foto de céu com a frase "Bom Dia! A vontade de vencer é maior que tudo! Que seu dia e sua semana sejam incríveis".
Fonte: Canva

Em 2022, 30 de janeiro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 30º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 335 dias para 2023. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é crescente. Enfim, quem nasce em 30 de janeiro é do signo de Aquário.

Hoje é o trigésimo dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo dos nascidos em 30 de janeiros?

Os nascidos de 21 de janeiro a 18 de fevereiro são do signo de Aquário. Inovadores, rápidos e progressistas, os aquarianos gostam de liberdade. Por isso, odeiam ficar presos a uma ideia, lugar ou situação.

Foto com frase sobre o signo de aquário.
Fonte: Canva

Além disso, os acendentes de aquário costumam ter um visual inesperado. E quanto mais chocam as pessoas ao seu redor, melhor se sentem.

O que se comemora no dia 30 de janeiro?

Está se perguntando: afinal, 30 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia da Saudades, Dia do Padrinho, Dia Nacional de Combate a Prevenção da Hanseníase, Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia do Portuário e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Dia da Saudades

No dia 30 de janeiro celebramos o Dia da saudades. Essa data serve para recordar, por exemplo, dos entes queridos que já partiram, que estão distantes, dos tempos bons que já passaram e das lembranças de infância.

Neste dia é comum tocar músicas sobre a saudade e disseminar poemas e frases sobre esse sentimento.

  • Em seguida, confira nosso especial Frases de saudade: 50 mensagens para compartilhar com quem está longe
Foto sobre o Dia da Saudades, data comemorativa de hoje.
Fonte: Facebook

Que tal hoje compartilhar uma frase sobre a data em suas redes sociais? Confira algumas em seguida:

  • Saudade… Que sentimento mais contraditório! Tem dias que me faz sofrer, outros que faz rir, mas quase sempre me faz feliz, pois sei que sentir saudade é sinônimo de momentos maravilhosos que foram vividos!
  • A saudade que sinto por ti a cada dia aumenta e sinto que está cada vez mais insuportável! Espero voltar a te ver em breve, pois descobri que não consigo viver muito tempo sem você! Te amo!
  • Quando perdemos quem amamos, a saudade de quem se foi se torna a nossa companheira e permite que essa pessoa especial permaneça viva em nossa memória.

Dia do Padrinho

Hoje, dia 30 de janeiro, é dia de celebrar os padrinhos! Esse é o indivíduo que representa a função de “proteger”.

Nesta data, em especial, comemoramos os padrinhos de batismo. Cujo são considerados “segundo pais” dos seus afilhados.

Pintura a óleo digital: criança abraçando padrinho. No topo, escrito: "Feliz Dia do Padrinho".
Fonte: Canva

Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz

O Dia Mundial de Não-Violência e Cultura de Paz é comemorado em 30 de janeiro. Esse dia serve para discutir sobre a violência e suas diversas camadas e locais na sociedade.

Estipulada pela ONU, a data é voltada para a edução das pessoas para a paz, à resolução de conflitos, à solidariedade, ao respeito à existência das diferenças étnicas e culturais e aos direitos humanos.

Você que é profissional da área de educação, pode hoje compartilhar conteúdo nas redes sociais que irão agregar na solução dos problemas que nos atinge. Você pode falar sobre a Cultura de Paz, afinal, ela quando exercida pode resolver  problemas que colocam pessoas em problemas de extrema fragilidade.

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

30 de janeiro é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Conhecidos também como HQ’s, são um modelo de leitura que mistura desenhos, assim criando a sensação de sequenciamento das cenas.

Esta data é uma homenagem ao gênero literário, um dos maiores responsáveis por incentivar as crianças ao mundo da literatura.

No Brasil, temos os clássicos  A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico Tico”.

Foto sobre o Dia do Quadrinho Nacional.
Fonte: Campos Novos
  • Ao mesmo tempo, confira Dicas de leitura – 12 livros que vão transformar sua visão de mundo

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro e fevereiro

  • 31 de janeiro – Dia do Mágico, Dia do Engenheiro Ambiental, Dia de São João Bosco e Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
  • 1º de fevereiro – Dia do Publicitário e Ano-Novo Chinês;
  • 2 de fevereiro – Dia de Iemanjá, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, Dia do Agente Fiscal e Dia de Nossa Senhora das Candeias;
  • 3 de fevereiro – Dia de São Brás e Dia da Navegação no Rio São Francisco;
  • 4 de fevereiro – Aniversário de Macapá, Dia do Amigo do Facebook e Dia Mundial de Combate ao Câncer;
  • 5 de fevereiro – Dia do Dermatologista, Dia Nacional da Mamografia e Dia do Datiloscopista;

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 30 de janeiro?

Em 30 de janeiro a Igreja Católica celebra o Carlos I da Inglaterra. Ele nasceu no Palácio de Dunfermline, Fifeshire, Escócia, e viveu no século XVII.

Carlos I da Inglaterra

Carlos I foi rei da Inglaterra de 1625 a 1645. Assim que se tornou rei, teve de assinar a Petição dos Direitos, um documento que proibia a Coroa de convocar o exército ou adotar medidas econômicas sem a aprovação do Parlamento.

O Rei Carlos, no entanto, não cumpriu o documento. Ele impôs aos escoceses a prática do anglicanismo e também sancionou a lei “Ship Money”, que cobrava impostos, em toda a Inglaterra.

Foto de imagem de Carlos I da Inglaterra, data comemorativa de hoje.
Fonte: Wikipédia

Dessa forma, aconteceram vários protestos, liderados por Oliver Cromwell, resultando em uma guerra civil. Em 1645 o exército de Cromwell venceu, dando fim à guerra.

Carlos então se refugiou para Espanha. Porém, em 1648, acabou sendo capturado. No ano seguinte, no dia 30 de janeiro, foi decapitado.

30 de janeiro: conclusão

Embora 30 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o Carlos I da Inglaterra. Além disso, hoje é dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê.

Em resumo, hoje é comemorado o Dia da Saudades, Dia do Padrinho, Dia Nacional de Combate a Prevenção da Hanseníase, Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia do Portuário e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!
Foto de calendário com o dia 30 de janeiro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles

 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias