30 de outubro é Dia do Ginecologista. As datas comemorativas de hoje, segunda

Hoje é o trigésimo dia do décimo mês do ano, Dia do Comerciário. Veja as datas comemorativas de 30 de outubro

Fonte: Fashion Bubbles

Hoje é dia 30 de outubro! Não é feriado nacional, porém é um dia com celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais, dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 30 de outubro?

Em 2023, 30 de outubro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 303º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 62 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na primavera. Nascidos em 30 de outubro, são do signo de Escorpião.

Hoje é o trigésimo dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual é o signo dos nascidos em 23 de outubro?

Fonte: Canva

Hoje, 23 de outubro, começa a temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se comemora no dia 30 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 30 de outubro? Então, confira mais sobre o Dia do Comerciário, Dia do Quadro de Material Bélico, Dia do Ginecologista, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Decoração, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. 

Dia do Comerciário

Oficialmente, celebra-se o Dia do Comerciário em 30 de outubro. Entretanto, em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, por exemplo, a comemoração acontece na 3ª segunda-feira de outubro, sendo feriado.

#actampads1#

Assim sendo, o Dia do Comerciário é de extrema importância para a classe, e também é uma forma de homenagear os trabalhadores da área. A origem da data vem de muito tempo. No início do século XX, as condições de trabalho para os comerciantes eram abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados e folgas aos domingos.

Fonte: Canva (adaptado)

Com isso, os “caxeiros”, comerciantes da época, começaram a se mobilizar em busca de melhorias. Criaram, então, pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.

No histórico dia 29 de outubro de 1932, houve uma grande manifestação no Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciantes marchando em direção ao Palácio do Governo, atual Palácio do Catete. Assim, a Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida oficialmente pela presidente Dilma Rousseff, em 2013.

Dia do Quadro de Material Bélico

No Dia 30 de outubro também se comemora o Dia do Quadro de Material Bélico. O Quadro de Material Bélico é responsável por realizar o apoio logístico voltado para a manutenção do material bélico, principalmente, os armamentos, as viaturas e as aeronaves.

#actampads1#

Além disso, o suprimento de peças e conjuntos de reparação destinados a esses materiais também é função do Quadro, bem como o cuidado com o suprimento de combustíveis, óleos, graxas e lubrificantes para motores e máquinas.

Fonte: Freepik.

O Exército Brasileiro criou o Quadro de Material Bélico (QMB), em decorrência da participação do país na II Guerra Mundial. De acordo com estudiosos, a vitória na guerra ocorreu, principalmente, pela Logística.

Dia do Ginecologista

O Dia do Ginecologista se comemora, anualmente, em 30 de outubro. A ideia da data é celebrar o profissional responsável pelos cuidados, tratamentos e prevenções de doenças no aparelho reprodutivo feminino.

Ainda assim, o Ginecologista está presente durante toda a jornada da mulher. Desde a primeira menstruação, passando pela adolescência e/ou gravidez, por exemplo, até o período da menopausa. A profissão do Médico Ginecologista é, assim, muito importante.

#actampads1#

No entanto, não há indícios da origem dessa data. De qualquer maneira, o importante é homenageá-los e, claro, lembrar do papel fundamental que eles exercem na vida da mulher.

Posteriormente, confira mensagens para o Dia do Ginecologista

  • “Obrigada por me ajudar a entender e proteger o meu corpo! Parabéns pelo seu dia!”
  • “Há médicos do corpo e “médicos da alma”. Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir as duas profissões. Parabéns!”
  • “À todos os incríveis profissionais que que são sempre tão atenciosos e prestativos com a saúde feminina: Feliz Dia do Ginecologista!”
Fonte: Freepik.

Dia do Fisiculturista

30 de outubro também é o  Dia do Fisiculturista. A data é uma forma de homenagear o atleta que se dedica ao fisiculturismo.

Por sua vez, o fisiculturismo é considerado um esporte de competição. Nele, os atletas trabalham os músculos do corpo em busca de hipertrofiá-los. Ou seja, aumentar a massa muscular o máximo possível. Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo não testar quem levanta mais peso, mas sim quem possui melhor definição dos músculos no corpo.

Related Post

Uma curiosidade é que também existem campeonatos específicos para mulheres. E, além dos exercícios de musculação, o fisiculturista deve seguir uma alimentação equilibrada de carboidratos e proteínas.

#actampads1#
Fonte: Freepik.

Dia do Balconista

Contudo, hoje ainda é dia de celebrar oficialmente o Dia do Balconista no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento.

O balconista ou atendente é super necessário. Através deles, os clientes o primeiro contato com a loja, o que os tornam  a “cara” da marca, empresa ou estabelecimento. Além disso, o balconista é reconhecido por ser simpático e prestativo com os clientes, e deve saber informar corretamente os clientes sobre todos os produtos e serviços da empresa para qual trabalha.

Fonte: Freepik. 

A origem do Dia do Balconista está diretamente ligada com a origem do Dia do Comerciante. Isto é, tem relação com a luta dos comerciários no começo do século XX pela conquista dos direitos trabalhistas. Assim sendo, o decreto foi assinado no dia 30 de outubro de 1932 e em 2013 a data foi reconhecida como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista.

Dia da Decoração – 30 de outubro

Em 30 de outubro também celebra-se o Dia da Decoração. Esse é um modo de homenagear a arte de decorar e aos decoradores, profissionais que atuam com design e/ou arquitetura.  Assim, os dois ramos criam espaços com ideias inovadoras e criativas.

#actampads1#

Os decoradores trabalham captando o desejo e a personalidade de cada cliente e transformam os mesmos em espaços internos e externos de casas, apartamentos ou escritórios, por exemplo.

Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz

Entretanto, a data não se resume apenas aos profissionais que trabalham de carteira assinada. As pessoas que gostam de decoração, design e da beleza de decorar os ambientes também merecem o reconhecimento. Apesar de não ter uma origem definida para a data, vale aproveitar o dia para valorizar quem usa a decoração para alegrar os ambientes.

Dia da Merendeira Escolar

O dia 30 de outubro também marca o Dia da Merendeira Escolar em algumas regiões do Brasil. A data homenageia as profissionais que se dedicam e garantem uma alimentação de qualidade e saudável para várias crianças e jovens.

Ainda assim, as merendeiras mantém uma dieta equilibrada para os estudantes e se esforçam para fazer refeições que despertam o interesse dos alunos. Para comemorar, normalmente, alguns alunos fazem cartazes e cartões com mensagens de carinho como forma de homenageá-las e agradecer pelo cuidado.

#actampads1#
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro
  • Confira também Máscara brasileira é lançada em versão infantil para volta às aulas

Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

O Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo se comemora, anualmente, em 30 de outubro. O objetivo desta data é alertar a população sobre o que é o reumatismo, os sintomas e como tratar.

Antes de tudo, o reumatismo se trata de doenças reumáticas que representam um conjunto de diferentes doenças que prejudicam o aparelho locomotor. Isto é, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

Existem diversas doenças reumáticas. No entanto, a osteoartrite, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral são as mais comuns.

Estão entre os sintomas: dor nas articulações, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações e dificuldade para movimentar as articulações ao acordar. A fim de tratar, é importante a prática de exercícios físicos, terapia física e medicação, quando recomendada.

#actampads1#
  • Leia também Artroscopia: o que é a cirurgia no ombro de Fátima Bernardes

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Fonte: CaotizeCamdomblemagia. Montagem: Laila Lopes

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual é o santo do dia 30 de outubro?

Hoje, 30 de outubro, a igreja católica celebra o São Marcelo. Veja tudo sobre a história do religioso em seguida:

Dia de São Marcelo – 30 de outubro

Marcelo foi um centurião do exército romano da guarnição de Tânger. Desse modo, chegou a participar das festas de aniversário do imperador Diocleciano. Sabia-se que em certo momento os participantes honrariam a estátua do imperador com um gesto (lançar incenso no braseiro posto a seus pés), considerado um ato idolátrico.

#actampads1#

Marcelo, todavia, se recusou a fazê-lo. Em seguida, retirou as insígnias de centurião, jogou-as aos pés da estátua e se declarou cristão. O ato, seria passível da pena capital.

Assim, chamaram o escrivão, Cassiano, para redigir uma ata oficial da rebeldia do centurião. O funcionário, recusou-se a redigir as atas processuais. Assim como o centurião, jogou fora a pena, protestou pela injustiça perpetrada contra os inocentes, condenados à morte pela adoração do único e verdadeiro Deus e se declarou cristão. Ambos foram presos e depois sofreram o martírio: Marcelo dia 30 de outubro, e Cassiano em 3 de dezembro.

Fonte: Rs21

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 31 de outubro – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia Mundial das Cidades, Dia Nacional da Poesia, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial do Comissário de Voo, Dia da Reforma Protestante e Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Relacionadas

30 de outubro: conclusão

Embora não seja feriado, o dia 30 de outubro possui comemorações super importantes. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Dia de São Marcelo. Em resumo, são comemorados neste dia: Dia do Comerciário, Dia do Quadro de Material Bélico, Dia do Ginecologista, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Decoração, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. 

Fonte: Canva (adaptado)
Fonte: Fashion Bubbles
Ana Beatriz Ribeiro: Aos 22 anos, Ana Beatriz é formada em Jornalismo e mora no Rio de Janeiro. Fã de mídias digitais, livros, música pop e entretenimento, ela é sempre muito atenta a todas as novidades. E, enfim, também é dedicada ao trabalho e preza pela Comunicação de qualidade!
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais