Foto de mão escrevendo '30 de setembro" em um caderno com marca texto laranja. O fundo da imagem é verde água

30 de setembro é Dia da Secretária e Dia da Bíblia Católica. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é o dia de São Jerônimo e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 30 de setembro para compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é dia 30 de setembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 30 de setembro?

Ilustração de mesa de estudos com frase de Bom Dia
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 30 de setembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 273º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 92 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na primavera. Nascidos em 30 de setembro são do signo de Libra.

Assim sendo, estamos no final do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 30 de setembro?

Ilustração do signo de libra
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 30 de setembro são de Libra. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem sinceros, charmosos e alegres.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características diplomáticas e por isso, costumam ser delicados e sociáveis. Além disso, os librianos também são pessoas muito indecisas, o que pode gerar uma dificuldade para tomar decisões.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ouvir outras pessoas ou até mesmo algo mais intelectual. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como conciliador, psicólogo, maquiador, juiz e publicitário.

O que se comemora no dia 30 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 30 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia da Secretária

No dia 30 de setembro, celebra-se o Dia da Secretária. A data é uma homenagem ao dia em que nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever.

Desse modo, esse dia tem como objetivo celebrar todos os profissionais do secretariado que são responsáveis por manter a organização e logística de uma empresa ou instituição.

Assim, se você conhece alguma secretária, não deixe de prestar sua homenagem!

Ilustração em homenagem ao Dia da Secretária
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Bíblia Católica

No dia 30 de setembro, os católicos celebram o Dia da Bíblia Católica. A data é uma homenagem a São Jerônimo, que é conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim.

Dessa maneira, este dia tem como objetivo estimular a leitura da bíblia, como uma forma de estudar a “Palavra de Deus” e a seguir como uma orientação no modo de viver.

Ilustração com foto da bíblia e da coroa de Jesus em homenagem ao Dia da Bíblia Católica
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Navegação

No dia 30 de setembro, se comemora o Dia da Navegação. A data tem como objetivo relembrar a importância da navegação para o avanço da sociedade no período das grandes navegações.

Além disso, também visa ressaltar que a navegação é essencial hoje em dia para transportar produtos e pessoas para novos territórios.

Então, se você gerencia um perfil nas redes sociais relacionado à navegação, não se esqueça de prestar homenagens a data!

Ilustração de barco para o Dia da Navegação
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Jornaleiro

No dia 30 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Jornaleiro. A data foi criada em homenagem ao profissional responsável pela distribuição de jornais e outros produtos de jornalismo impresso em bancas de jornais.

Dessa maneira, o dia tem como objetivo celebrar este profissional tão importante para a história do Brasil. Afinal, sem eles não teríamos acesso às novas informações.

Então, se você conhece algum jornaleiro, não deixe de enviar um cartão virtual em homenagem!

Ilustração com pedaços de jornais para o Dia Nacional do Jornaleiro
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial do Tradutor

Hoje, dia 30 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Tradutor. A data foi estabelecida pela Federação Internacional dos Tradutores (FIT), em 1991.

Assim, além de ser uma homenagem a São Jerônimo, o tradutor da Bíblia, também tem como objetivo celebrar e incentivar a profissão, que é tão importante para a globalização.

Com isso, se você tem um perfil nas redes sociais voltado para a Tradução, não deixe a data passar em branco. Publique um cartão virtual e comemore com seus seguidores!

Ilutração com caixa de fala em Inglês e Português para o Dia Mundial do Tradutor
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Internacional da Tradução

Por outro lado, hoje, dia 30 de setembro, também é celebrado o Dia Internacional da Tradição. A data foi oficializada em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores (FIT), com o objetivo de promover o reconhecimento da profissão dos tradutores e intérpretes.

Isso porque, além de ser uma profissão muito importante para empresas e para globalização, o tradutor também é responsável por dar voz a minorias e fazer com que a população desfrute a literatura de diferentes países do globo.

Ilustração com box de fala em inglês, japonês e espanhol em homenagem ao Dia Internacional da Tradução
Fonte: Canva (adaptado)

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 30 de setembro?

No dia 30 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de São Jerônimo.

São Jerônimo

Hoje, dia 30 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Jerônimo. São Jerônimo, que também é conhecido como Jerônimo de Estridão, foi um doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, confessor e historiador.

Filho de Eusébio e nascido na cidade de Estridão, Jerônimo é mais conhecido por ser o primeiro tradutor da Bíblia para o Latim, língua falada pelo povo da época.

Dessa maneira, o santo é considerado o padroeiro dos bibliotecários, arquivistas, tradutores, arqueólogos e tradutores da bíblia.

Oração a São Jerônimo

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, rogai por nós.”

Ilustração em verde com a Oração de São Jerônimo
Fonte: Canva (adaptado)

30 de setembro: conclusão

Embora 30 de setembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

Ao mesmo tempo, é o Dia de São Jerônimo. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias