5 de novembro é Dia Nacional da Língua Portuguesa. As datas comemorativas de hoje, domingo

Hoje é o quinto dia do décimo primeiro mês do ano, Dia da Cultura e da Ciência. Veja celebrações de 5 de novembro, frases para compartilhar

Fonte: Canva

Hoje é dia 5 de novembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tampo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 5 de novembro?

Nesse sentido, confira a frase de bom dia que você pode compartilhar nas suas redes sociais. Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2023, 5 de novembro cai em um domingo. Trata-se do 309º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 56 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 5 de novembro são do signo de Escorpião.

Assim sendo, ainda estamos no início do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de novembro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 5 de novembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 5 de novembro são de Escorpião. Sem dúvidas, os escorpianos são conhecidos por serem intensos, misteriosos e afetivos. Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características seletivas e por isso, costumam selecionar bem as amizades. Além disso, também são pessoas “oito ou oitenta”, o que pode gerar decisões precipitadas.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ser decidido ou até mesmo emotivo. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como médicos, comunicadores e cientistas.

O que se comemora no dia 5 de novembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 5 de novembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Designer Gráfico, Dia da Cultura e da Ciência, Dia do Radioamador, Dia do Técnico em Eletrônica, Dia do Técnico Agrícola e Dia do Protético.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

No dia 5 de novembro celebra-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data é uma homenagem ao escritor, político brasileiro e membro fundador da Academia Brasileira de Letras Ruy Barbosa.

#actampads1#

Atualmente, o Português é a quinta língua mais falada do mundo. Além disso, São Paulo é considerada a cidade mais com maior quantidade de falantes de português do planeta. Por isso, a cidade abriga o Museu de Língua Portuguesa. Desse modo, não esqueça de homenagear a cultura nossa língua nas redes sociais!

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia Nacional do Designer Gráfico

O dia 5 de novembro também comemora o Dia Nacional do Designer Gráfico. A data homenageia esta profissão que é essencial para comunicação visual em todo mundo.

O Designer Gráfico usa técnicas e a criatividade para montar projetos visualmente atraentes para revistas, capas de livros, redes sociais e muito mais. Dessa forma, não esqueça de homenagear esses profissionais tão especiais para o mundo atual! Então, que tal postar algumas frases nas suas redes sociais neste dia? Veja alguns exemplos abaixo:

Mensagens para os Designer Gráficos

  • Só quem já tentou harmonizar cores, fontes e formas em um papel sabe a importância do design gráfico. Uma arte, uma necessidade, uma fonte de criatividade. Dia 5 de novembro, Dia do Design Gráfico! Celebre!
  • Design dá ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta.
  • O bom design acontece quando o designer se torna o usuário – Luciano Skorianez
  • Feliz dia do “Faz uma arte legalzinha ai”
Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia do Radioamador

O Dia do Radioamador é comemorado anualmente no dia 5 de novembro. A data é uma homenagem ao radioamadorismo, ou seja, a pratica de manutenção de uma estação alternativa. Assim, o marco faz alusão ao Decreto nº 16.657, de 1924, que regulamentava as estações radioamadoras do Brasil. Entretanto, os radioamadores comemoram o Dia Internacional do Radioamador, somente no dia 18 de abril.

#actampads1#
Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia do Técnico em Eletrônica

Anualmente, comemora-se o Dia do Técnico em Eletrônica em 5 de novembro. A data é uma homenagem àqueles que são responsáveis por projetar, montar e instalar equipamentos eletrônicos, sejam eles digitais ou analógicos.

Assim sendo, a Lei nº 4.265 de 21/09/1984 estabeleceu o dia 5 de novembro para marcar a data da promulgação da Lei n° 5.524 que regulamentava a profissão de Técnico Industrial de Nível Médio no Brasil. Atualmente, o técnico em eletrônica é um profissional com bastante demanda, já que, quase tudo que usamos tem algum dispositivo eletrônico.

Related Post

Frases para homenagear o Dia do Técnico em Eletrônica

  • 5 de novembro, Dia do Técnico em Eletrônica. Porque, sem eles, o avanço tecnológico jamais poderia ser implantado.
  • Que neste 5 de novembro, Dia do Técnico em Eletrônica, lembremos de valorizar cada vez mais essa profissão.
  • 5 de novembro é dia de celebrarmos a profissão dos salvadores dos equipamentos digitais: os técnicos em eletrônica.
  • Parabéns, nesse 5 de novembro, a todos os técnicos em eletrônica, que se esforçam diariamente para acompanhar as novas tecnologias e aplicá-las no dia a dia de milhares de pessoas!
Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Ao mesmo tempo, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia do Técnico Agrícola

No dia 5 de novembro também comemoramos o Dia do Técnico Agrícola. A data é uma celebração aos profissionais que mais tem contribuído para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil.

Sendo assim, os técnicos agrícolas são responsáveis por elaborar e monitorar os programas higiênicos e sanitários da produção vegetal, animal e agroindustrial. Além disso, a profissão é essencial para o planejamento e processo de produção do trabalho no campo.

#actampads1#
Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Confira ainda Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Protético

O dia 5 de novembro também celebra o Dia do Protético. O protético é uma profissão que está diretamente ligada a Odontologia. Sendo assim, a data homenageia estes profissionais que são responsáveis por produzir próteses, implantes, aparelhos odontológicos e demais trabalhos que auxiliam o tratamento dental feito por dentistas.

Dessa forma, caso queira se tornar um protético é preciso concluir um curso técnico de prótese dentária. Entretanto, o curso precisa ser reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Homenagem ao Dia do Protético

  • Se duas cabeças pensam melhor que uma, quatro mãos podem fazer muitas pessoas sorrirem! Parabéns, Protéticos! Hoje o sorriso é para vocês!
  • Que os sorrisos que devolves às pessoas sejam multiplicados em sua face! Parabéns!
  • O talento e a dedicação desses profissionais deixam todos com um sorriso no rosto. Feliz Dia do Protético
Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Domingo é o dia de qual orixá?

Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Qual o santo do dia 5 de novembro?

No dia 5 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Zacarias e Santa Isabel.

#actampads1#

Dia de São Zacarias e Santa Isabel

Hoje, dia 5 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Zacarias e Santa Isabel. A data é uma homenagem aos pais de São João Batista.

Segundo a história narrada no Evangelho de São Lucas, o casal, já com idade avançada, e Isabel estéril, julgavam ser impossível receber as graças de terem um filho. No entanto, Zacarias recebeu um aviso do Arcanjo Gabriel de que sua esposa daria à luz a um menino, chamado João.

Para que pudesse crer no milagre, São Zacarias precisou de um sinal e, por isso, ficou mudo até o nascimento de seu filho. São Zacarias e Santa Isabel foram fiéis a Deus até o dia de suas mortes. Atualmente, eles são os padroeiros dos casais idoso.

Oração a São Zacarias e Santa Isabel

#actampads1#

“São Zacarias e Santa Isabel, intercedei junto a Deus para que nossos filhos sejam abençoados como o fostes vós e vosso João Batista, anunciando o Evangelho que nos conduz ao Caminho, Verdade e à Vida. Que sejamos irrepreensíveis diante do Senhor, como fostes Vós, São Zacarias e Santa Isabel. Que os anjos nos conduzam e que todos os casais possam viver nessa plenitude de santidade que vós vivestes. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 6 de novembro – Dia Nacional do Riso e Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil;
  • 7 de novembro – Dia do Radialista;
  • 8 de novembro – Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo;
  • 9 de novembro – Dia do Hoteleiro, Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais e Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo;
  • 10 de novembro – Dia Nacional do Trigo, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento;
  • 11 de novembro – Dia Mundial da Qualidade e Fim da Primeira Guerra Mundial;
  • 12 de novembro – Dia do Diretor de Escola, Dia do Supermercado, Dia Nacional do Inventor, Dia Mundial da Pneumonia, Dia Mundial do Hip Hop, Dia da Indústria Automobilística e Dia do Pantanal;
  • 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza;
  • 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante;
  • 15 de novembro – Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda;

Relacionadas

5 de novembro: conclusão

Embora 5 de novembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Designer Gráfico, Dia da Cultura e da Ciência, Dia do Radioamador, Dia do Técnico em Eletrônica, Dia do Técnico Agrícola e Dia do Protético são as comemorações deste dia. Ao mesmo tempo, é o Dia de São Zacarias e Santa Isabel.

Fonte: Canva (Adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais