Frases de Proclamação da República: 36 mensagens para 15 de novembro

Confira 36 frases de Proclamação da República e 12 cartões virtuais para compartilhar no WhatsApp e nas redes sociais

- Continue depois da Publicidade -

Está procurando frases de Proclamação da República para compartilhar neste 15 de novembro? Então, você veio ao lugar certo! Afinal, o Fashion Bubbles preparou um especial com 36 mensagens e 15 cartões virtuais sobre o feriado.

Desse modo, basta escolher a sua imagem preferida e baixar! No celular, coloque o dedo sobre a imagem por alguns segundos e, logo depois, selecione “Fazer o download da imagem”. Por outro lado, no computador, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar imagem como”.

Em seguida, você encontra também a história por trás dessa data comemorativa. Assim, continue lendo!

 

Qual foi a frase da Proclamação da República?

 

“Se mal com ela, ruim sem ela.” Essa frase é de autoria do Marechal Deodoro da Fonseca, o protagonista da Proclamação da República. Ele escreveu isso em uma carta ao seu sobrinho, 63 dias antes do 15 de novembro.

- Continue depois da Publicidade -

No texto, defendia a Monarquia, pois acreditava que o povo brasileiro não estava pronto para a República. Ou seja, em apenas dois meses, Deodoro mudou de posição.

Isso aconteceu porque o então presidente do Conselho de Ministros do Império, Visconde de Ouro Preto, propôs reformas políticas. Entre as medidas, estava uma redução de orçamento do Exército. Ao mesmo tempo, a instituição passaria ao comando de forças civis. Essas mudanças desagradaram o Marechal.

- Continue depois da Publicidade -

Confira, em seguida, mais citações de figuras históricas sobre o Brasil e nossa democracia. Veja também poemas, letras de música e outras frases de Proclamação da República.

 

 

Poema Proclamação da República

 

- Continue depois da Publicidade -

frases de Proclamação da República
Fonte: Canva (adaptada)

 

1) “Liberdade! Liberdade! / Abre as asas sobre nós! / Das lutas na tempestade / Dá que ouçamos tua voz!” (Hino da Proclamação da República)

2) “Mensageiros de paz, paz queremos, / É de amor nossa força e poder / Mas da guerra nos transes supremos / Heis de ver-nos lutar e vencer!” (Hino da Proclamação da República)

 

poema Proclamação da República
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

3) “Seja o nosso país triunfante / Livre terra de livres irmãos!” (Hino da Proclamação da República)

4) “Liberdade proclamada, esperança reacendida. Somos todos guerreiros lutando pela vida.” (Taiene dos Santos Barbosa)

5) “República Democrática Brasileira / Liberdade de ideias e desejos / Soberania popular assim se faz / Quando a palavra tem força hora e vez” (15 de Novembro – Sogueira)

6) “Um verde que fala de esperança, / um amarelo ouro de herança, / um azul celeste, olhos do divino / e o branco da Paz, no semblante das crianças… / Esse nosso Brasil, com tanta história pra contar / e a miséria prevalece, sob a guarda de uma súcia, / que não se pode confiar…” (Lívia Petillo)

 

bandeira do Brasil hasteada
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

7) “Ó Pátria amada / Idolatrada / Salve! Salve!” (Hino Nacional Brasileiro)

 

Além das frases de Proclamação da República, confira no vídeo o Hino da Proclamação da República. A letra é de autoria de Medeiros de Albuquerque, enquanto a música é de composição de Leopoldo Miguez.

 

 

 

Proclamação da República reflexão

 

8) Viva a democracia brasileira! Apenas a atuação cidadã é capaz de transformar uma nação.

 

mensagem de Proclamação da República
Fonte: Canva (adaptada)

 

9) República é a forma de governo em que o povo é soberano. Neste 15 de novembro, vamos nos lembrar de que todos merecem e precisam ter sua voz ouvida!

10) Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil! Acima de tudo, 15 de novembro é um dia para recordar a importância de lutarmos pelo futuro que queremos.

11) A democracia brasileira é construída a cada dia, por causa de nosso compromisso em tornar nosso país melhor, com mais igualdade social.

12) A maior riqueza de um país é seu povo. Então, o objetivo de uma democracia é dar voz a esse povo. Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil!

13) Como nação, precisamos lutar diariamente contra os obstáculos que nos impedem de cumprir a promessa de um país republicano.

 

mensagens de Proclamação da República
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

14) Neste dia 15 de novembro, vamos nos alegrar por vivermos em um país livre. Ao mesmo tempo, pedimos que nossa nação supere a miséria, a fome, o desemprego e o analfabetismo. Afinal, temos o potencial de sermos uma grande potência!

15) “Se quisermos mudar nossa nação, é pelas crianças que devemos começar.” (Ayrton Senna)

16) “Se o povo brasileiro gostasse de política como gosta de futebol, seríamos um país de primeiro mundo.” (Renato Borges)

 

reflexão Proclamação da República
Fonte: Canva (adaptada)

 

17) Neste 15 de novembro, vamos refletir sobre o quanto estamos comprometidos com o nosso país. Pois só o empenho de cada cidadão cria uma nação independente e forte!

 

 

Frases sobre patriotismo e democracia

 

mensagem sobre patriotismo
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

18) Ser patriota é defender aquilo que transforma seu país e melhora a vida do seu povo. Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil!

19) “A capacidade de justiça do homem é o que torna a democracia possível, mas a inclinação humana para a injustiça é o que faz a democracia ser uma necessidade.” (Reinhold Niebuhr)

20) “O patriotismo, praticamente, consiste, sobretudo, no trabalho.” (Rui Barbosa)

21) “Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” (Benjamin Franklin)

22) “Bom cidadão é aquele que não tolera na pátria um poder que pretenda ser superior às leis.” (Cícero)

 

citação sobre patriotismo
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

23) “O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.” (Joaquim Nabuco)

24) “É o voto, somente ele, que faz a acoplagem dos cidadãos com os homens públicos e o Estado.” (Ulysses Guimarães)

 

 

Frases de Proclamação da República

 

quadro de Proclamação da República
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

25) “Digam ao povo brasileiro que a República está feita.” (Marechal Deodoro da Fonseca)

26) “Até ontem, a nossa missão era fundar a República; hoje, o nosso supremo dever perante a pátria e o mundo é conservá-la e engrandecê-la.” (Marechal Deodoro da Fonseca)

 

cartão virtual 15 de novembro
Fonte: Canva (adaptada)

 

27) Em 15 de novembro de 1889, a Monarquia chegou ao fim. Hoje, mais de 130 anos depois, desejamos que nossa democracia nunca pare de florescer!

28) Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil! Afinal, apenas em um país democrático é possível dar a cada pessoa a oportunidade justa de se tornar o que quiser na vida.

29) Em 15 de novembro comemora-se, em todos os cantos de nosso querido Brasil, a Proclamação da República. Viva nossa pátria amada!

30) Hoje é dia de celebrar, de agradecer e de se orgulhar por ser parte de uma nação tão maravilhosa. Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil!

31) Todo 15 de novembro é dia de refletir sobre uma das maiores conquistas de nosso país. Viva a Proclamação da República do Brasil!

 

frases de Proclamação da República
Fonte: pxfuel.com (adaptada)

 

32) Feliz Dia da Proclamação da República do Brasil! Que possamos celebrar com orgulho e alegria essa data histórica que marcou o início de nossa democracia.

 

  • Ao mesmo tempo, confira Impeachment: O que é e como funciona?

 

Frases sobre a República

 

33) “Vamos mobilizar a República para que ela tenha um orçamento de verdade. Todo mundo reclama, mas ninguém faz nada.” (Gilberto Gil)

34) “O povo é a substância da República, como prova a raiz latina da palavra. A República deve, pois, ser o compromisso fundamental do Estado para a solução dos problemas do povo, o atendimento de suas necessidades básicas até de sobrevivência.” (Tancredo Neves)

 

frases sobre a república
Fonte: Canva (adaptada)

 

35) “A República não precisa de fazer-se terrível, mas de ser amável; não deve perseguir, mas conciliar; não carece de vingar-se, mas de esquecer e não tem que se coser na pele das antigas reações, mas que alargar e consolidar a liberdade.” (Ruy Barbosa)

36) “Creio na vitória final e inexorável do Brasil, como Nação.” (Juscelino Kubitschek)

 

 

 

O que foi a Proclamação da República?

 

Agora que você conferiu as frases de Proclamação da República, por que não conhecer a história por trás da data?

Em 1889, o Brasil era o único país independente do continente americano que ainda era governado por um imperador. Afinal, desde 7 de setembro de 1822, éramos livres da dominação política de Portugal.

Então, dois setores da sociedade brasileira começaram a fazer pressão sobre a Monarquia. Em primeiro lugar, os militares, que exigiam mais reconhecimento após a Guerra do Paraguai. Em segundo lugar, a Igreja Católica, que queria menos intervenção do governo em sua organização.

Mas foi a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, que culminou na Proclamação da República. Os grandes escravocratas passaram a se opor ao Império, já que não receberam indenização pela perda de seus escravos.

 

 

  • Logo após, veja Calendário 2021: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

 

Quem proclamou a República no Brasil?

 

Marechal Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca. Fonte: Wikimedia Commons

 

O exército e a população civil conspiraram a fim de proclamar a República. Mas foi um grupo de militares, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu o golpe de estado no Império.

As tropas se dirigiram ao quartel-general no Campo do Santana. Lá, exigiram a demissão do Visconde de Ouro Preto e o prenderam.

As negociações políticas seguiram e a Proclamação da República foi feita em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foi o vereador José do Patrocínio que fez o anúncio.

Assim, um governo provisório foi formado e nomeou-se o Marechal como primeiro presidente do Brasil.

 

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

 

Quando foi a Proclamação da República?

 

O movimento republicano se organizava desde 1870, quando lançou seu Manifesto. Só que foi na década de 1880 que realmente ganhou força.

Em novembro de 1889, os defensores da República conspiravam para dar fim ao Império. No dia 10, se reuniram com o Marechal Deodoro para convencê-lo a participar do movimento. Afinal, ele era um militar muito influente.

Então, o golpe contra a Monarquia se deu em 15 de novembro de 1889. A fim de evitar uma guerra, Dom Pedro II aceitou sair do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro.

 

 

Conclusão

 

Desde que a Monarquia brasileira acabou, no ano de 1889, 15 de novembro se tornou uma data histórica. Hoje, trata-se de um feriado nacional. Como resultado, vale compartilhar frases de Proclamação da República no WhatsApp e no Instagram!

Por fim, não deixe de conferir nosso canal de Datas Comemorativas. Dessa forma, você fica por dentro das celebrações do dia, encontra frases para compartilhar e muito mais!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes