Imagem em fundo claro com objetos em cima. Por exemplo, grampos, fitas, lápis, canetas, notebook, caderno, etc. No centro, prancheta rosa e branca com folha de sulfite branca. Está escrito nela em cinza escuro "14 de novembro". Abaixo, em marrom, "Datas comemorativas". Mais abaixo, logo do Fashion Bubbles, em cinza e rosa.

14 de novembro é Dia Mundial do Diabetes. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante. Veja as datas comemorativas de 14 de novembro

Compartilhe

Hoje é 14 de novembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é 14 de novembro?

Foto com frase de feliz domingo.
Compartilhe esse cartão virtual com os amigos das suas redes sociais. Fonte: Pinterest

Em 2022, 14 de novembro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 318º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 47 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é cheia. Enfim, quem nasce em 14 de novembro é do signo de Escorpião.

Hoje é o décimo quarto dia do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de novembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual é o signo dos nascidos em 14 de novembro?

FImagem com fundo azul e estrelas. No centro, desenho de escorpião. Abaixo, escrito de laranja neon "Escorpião". Logo depois, escrito de branco com fundo azul "23 out - 21 nov". Abaixo, escrito de branco, "Aproveite o momento de interiorização e o contato com seu mundo emocional, que o levará ao crescimento. É um ótimo período para iniciar uma terapia e para cuidar da saúde integral".
Fonte: Canva

Hoje, 14 de novembro, estamos na temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se celebra no dia 14 de novembro?

Está se perguntando: afinal, 14 de novembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante.

Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro é data de se celebrar o Dia Mundial do Diabetes. Criado pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, o marco tem por objetivo responder ao aumento preocupante de casos da doença no mundo.

Em 2007, o Dia Mundial do Diabetes passou a ser o dia oficial de saúde da ONU. Sendo aprovado pelas Nações Unidas em 2006.

A data celebrativa serve para alertar os problemas e as necessidades enfrentadas pelos doentes diabéticos.

  • Ao mesmo tempo, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Foto com a frase: "Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro"
Fonte: Região Sul

Confira em seguida, citações e frases sobre o marco para compartilhar nas redes sociais:

  • “A vida não acabou porque você tem diabetes. Aproveite ao máximo o que você tem, seja grato.” (Dale Evans)
  • A educação em diabetes não é somente parte do tratamento do diabetes, mas sim o próprio tratamento.
  • “O diabetes me ensinou disciplina.” (Sonia Sotomayor)
  • Quem cuida da saúde, leva uma vida mais doce.
  • “O diabetes é um grande exemplo pelo qual, dando ao paciente as ferramentas, você pode se controlar muito bem.” (Clayton M. Christensen)
  • Na prevenção ou controle, uma rotina saudável faz toda a diferença.

  • Logo depois, leia Comer duas porções de frutas por dia reduz o risco de diabetes em 36%

Dia Nacional da Alfabetização

Outra data celebrativa de 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Este marco tem por objetivo salientar a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.

Ser alfabetizado não é apenas saber ler e escrever. Mas, sim, conseguir compreender, interpretar e produzir com esse conhecimento.

A data, comemorada desde 14 de outubro de 1966, homenageia a criação do Ministério da Educação e Cultura em 1930.

Foto com citação de Bill Gates.
Fonte: Pinterest

Faz parte da comunidade escolar? Então, que tal aproveitar a importante data para criar conteúdo nas redes sociais?

Neste dia você pode realizar um concurso de poesia online. Pedindo para seus seguidores produzirem seus próprios poemas. Ou ainda fazer uma live com brincadeiras sobre soletrar e ditado.

Dia do Bandeirante

Outra importante comemoração de 14 de novembro é o Dia do Bandeira. O marco homenageia os personagens que desbravaram e ajudaram a proteger e conquistar grande parte do território brasileiro enquanto no período da colonização portuguesa: os bandeirantes.

Estes eram os exploradores que desbravaram pelo país em regiões inexploradas, com o objetivo de encontrar ouro e pedras preciosas.

Embora eles (bandeirantes) tenham sido responsáveis pela expansão do território nacional, foram também um dos maiores inimigos dos indígenas da época.

Desenho de bandeirantes.
Fonte: Facebook

Isso porque os bandeirantes os caçavam e os escravizavam nas expedições. Sendo um dos protagonistas do sistema escravocrata no período do Brasil Colonial.

Apesar de a data ser celebrada em 14 de novembro, não há um registro que a oficialize ou explique o porquê de sua escolha.

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 15 de novembro – Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda;
  • 16 de novembro – Dia Internacional da Tolerância, Dia do Não Fumar, Dia Nacional de Atenção à Dislexia, Dia Nacional da Amazônia Azul, Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Dia Nacional dos Ostomizados;
  • 17 de novembro – Dia da Criatividade, Dia da Filosofia, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade, Dia Nacional de Combate à Tuberculose e Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata;
  • 18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo e Dia Nacional do Notário e do Registrador;
  • 19 de novembro – Dia da Bandeira, Dia Internacional do Homem, Dia Mundial do Vaso Sanitário, Dia do Empreendedorismo Feminino e Dia Nacional de Combate ao Dengue;

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 14 de novembro?

A igreja católica celebra hoje o Dia de São José Pignatelli, São Serapião e também Dia de Todos os Santos da Ordem dos Carmelitas. Veja um pouco sobre os religiosos em seguida:

Dia de São José Pignatelli, São Serapião e Dia de Todos os Santos da Ordem dos Carmelitas

No dia 14 de novembro a Igreja Católica celebra os santos: São José Pignatelli, São Serapião e também o Dia de Todos os Santos da Ordem dos Carmelitas.

São José Pignatelli é um santo espanhol. Sua história o tornou conhecido como padroeiro dos órfãos.

São Serapião, por sua vez, foi um monge egípcio. Ele escreveu um sacramentário chamado “Eucológio”, que tem muitas orações litúrgicas.

O Dia de todos os Santos da Ordem dos Carmelitas celebra os religiosos que Deus conduziu à Montanha Santa do Carmo para que saboreassem da oração, da vida do Céu e dos frutos da árvore da Vida.

14 de novembro: conclusão

Embora 14 de novembro não seja feriado, a data possui celebrações de grande importância. A igreja católica celebra hoje, portanto, o Dia de São José Pignatelli, São Serapião e também Dia de todos os Santos da Ordem dos Carmelitas.

Os orixás de segunda-feira são Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, são as datas comemorativas deste dia: Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante.

Foto com calendário de novembro.
Montagem: Fashion Bubbles

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias