Dia da Consciência Negra: homem negro é espancado até a morte por seguranças do Carrefour

Famosos iriam celebrar o dia, mas viram o levantamento desse chocante assunto nas redes sociais.

1 2.903

- Continue depois da Publicidade -

Dia da Consciência Negra – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem negro sendo agredido por seguranças do supermercado Carrefour, do bairro Passo D’Areia, localizado na zona norte de Porto Alegre.

O homem identificado por João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, não resistiu ao brutal espancamento e morreu na véspera do Dia da Consciência Negra.

O crime aconteceu dia 19 de novembro por dois suspeitos brancos, um de 24 anos e outro de 30, que foram presos em flagrantes, conforme informações do site da G1. Um deles é policial e o outro segurança, então foram respectivamente para um presídio militar e um prédio da Polícia Civil.

  • Depois, para trazer energias melhores e mais inspiradoras, confira: 33 frases e citações de grandes vozes negras sobre empoderamento – Legendas e mensagens para fotos.

Portanto, assista o vídeo abaixo:

 

Carrefour se pronuncia

O supermercado Carrefour, que também já foi local da morte de ‘Manchinha’, um cachorro envenenado e espancado com uma barra de metal por um segurança do hipermercado, enviou uma nota à íntegra, se pronunciando diante o caso do homem negro, morto na véspera do Dia da Consciência Negra.

Hipermercado Carrefour.
Hipermercado Carrefour – Fonte: Reprodução

“O Carrefour informa que adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente. Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam. Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais.”

  • Enquanto isso, confira: Emmy 2020 tem recorde de vitórias por atores negros.

Dia da Consciência Negra

A comemoração do Dia da Consciência Negra acontece especificamente no dia 20 de novembro. Entretanto, neste ano pandêmico, a data também foi solenizada em 21 de maio, com o fim de tentar antecipar os índices de isolamento social.

A celebração acontece para homenagear homens históricos, o Zumbi dos Palmares e seus companheiros do quilombo, que lutaram bravamente em busca da igualdade racial. Dessa forma, o dia é fundamental para evidenciar as desigualdades, violências e racismo contra a população negra da nossa atual sociedade.

Dia da Consciência Negra 2020.
Dia da Consciência Negra 2020 – Fonte: Reprodução
  • Enquanto isso, confira: Kamala Harris – Conheça a 1ª mulher negra vice-presidente dos EUA.

Assassinatos de negros aumentam

É triste anunciar um aumento no número de assassinatos de negros, em pleno Dia da Consciência Negra. Mas, os números não mentem e de acordo com o Atlas da Violência 2020, atualizado em agosto, os casos aumentaram 11,5% em dez anos. O relatório também mostra que dentre todas as vítimas de homicídios do ano de 2018, 75,7% eram de pessoas negras.

Homem negro chorando.
Negro – Fonte: Reprodução
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

  • Enquanto isso, confira: Ícones LGBTQ+ mais influentes da história são retratados.

Famosos falam sobre o Dia da Consciência Negra e morte de homem negro

A luta antirracista neste Dia da Consciência Negra ganhou as redes sociais dos famosos, que têm publicado em suas timelines mensagens divulgando a causa. O movimento vem sendo tristemente impulsionado pela morte de João Alberto Silveira Freitas, espancado por dois homens brancos seguranças do hipermercado Carrefour.

  • Veja ainda entrevista com Luiza Trajano, a mulher mais rica do Brasil, que lançou um programa de Trainee só para negros e causou debates importantes.

Agora, confira algumas postagens das celebridades:

Por fim, lembramos que seu comentário e o seu compartilhamento, é muito importante pra nós. Por isso, não deixa de enviar para os amigos. Mas, também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais pra sempre ficar por dentro.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também