Frases de 7 de setembro: 70 mensagens para Independência do Brasil

No Dia da Independência do Brasil, confira frases de 7 de setembro para compartilhar. Além disso, conheça a história por trás do feriado!

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil. Afinal, foi neste dia, há 199 anos, que Dom Pedro I deu o Grito do Ipiranga. O ato simbólico colocou fim ao domínio de Portugal sobre nosso país e, por isso, a data é marcada por comemorações e desfiles. Compartilhar frases de 7 de setembro também é uma ótima ideia!

Em seguida, você confere 70 mensagens para compartilhar no WhatsApp ou postar nas redes sociais. Você pode, aliás, baixar os cartões virtuais que preparamos para você! Enfim, selecionamos também um pouco da história por trás da Independência do Brasil. Então, continue lendo!

O que é comemorado no dia 7 de setembro?

No dia 7 de setembro é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Essa data celebra a proclamação da independência brasileira, que ocorreu em 7 de setembro de 1822. Foi nesse dia que o príncipe regente Dom Pedro I, filho de Dom João VI, proclamou a independência do Brasil de Portugal, rompendo os laços coloniais e dando início à formação do Império do Brasil.

O que postar no Dia da Independência?

Nesse sentido, caso tenha gostado da frase, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

1. Viva a Independência do Brasil! Feliz dia 7 de setembro!

2. Que nossa ordem sempre contribua para o progresso do nosso país! Feliz 7 de Setembro!

#actampads1#
Curtiu o cartão? Então, compartilhe nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

3. O modo mais eficaz de sermos úteis à nossa pátria é educando nossos filhos. Feliz dia 7 de setembro!

4. Construir um Brasil do futuro está em nossas mãos. Feliz 7 de setembro!

Caso tenha gostado do cartão virtual, você pode compartilhar nas redes sociais, por exemplo! Fonte: Canva (adaptado)

5. “Ó Pátria Amada, Idolatrada, Salve! Salve!” Feliz Dia da Independência do Brasil!

Mensagem sobre 7 de setembro

Caso tenha gostado do cartão virtual, compartilhe no Instagram, por exemplo! Fonte: Canva (adaptado)

6. Brasil… minha terra verde, amarela, azul e livre. Feliz dia da Independência!

#actampads1#

7. Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome. Feliz dia da Independência!

Se identificou com o card? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

8. Depois de muito esforço e luta, o Brasil se tornou independente de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822. Vamos todos celebrar o Dia da Independência do Brasil!

 9. A Independência do Brasil é construída a cada dia com o nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualdade social.

Você gostou da frase? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

10. Eu sou brasileiro e tenho orgulho do meu país! Eu sou brasileiro e não desisto nunca!

#actampads1#

Qual a frase da Independência do Brasil?

Com toda a certeza, você conhece a frase “Independência ou morte!”. Mas sabia que ele é apenas o final do Grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro em 7 de setembro de 1822?

“Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo nos une mais”, começou ele.

Logo após, arrancou a braçadeira azul e branca que usava, símbolo de Portugal, e continuou: “Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil.”

Por fim, desembainhou a espada e exclamou: “Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”

#actampads1#

Em seguida, selecionamos mais frases de 7 de setembro para você compartilhar neste dia tão importante. Escolha as suas preferidas!

Relacionadas

O que postar no 7 de setembro?

11. Neste 7 de setembro, celebremos a independência do Brasil com orgulho e gratidão por nossa história e cultura.

12. Hoje é dia de enaltecer as cores do nosso país e lembrar a bravura daqueles que lutaram por nossa independência. Viva o Brasil!

Fonte: Canva

13. Independência é liberdade! Que o espírito patriota nos inspire a construir um país cada vez mais justo e igualitário.

14. Neste 7 de setembro, celebremos nossa identidade nacional e valorizemos as riquezas naturais e culturais do Brasil.”

15. Que a data da nossa independência nos motive a preservar a diversidade do Brasil, respeitando suas origens e povos.

Fonte: Canva

16. Neste dia de celebração, reflitamos sobre o papel de cada um na construção de um país mais unido e progressista.

17. Somos um país de muitas cores, sabores e ritmos. Feliz Dia da Independência para todos os brasileiros!

18. Com garra e coragem, nossos antepassados conquistaram a independência. Hoje, honramos esse legado com esperança no futuro.

Fonte: Canva

19. Neste 7 de setembro, reafirmemos nosso compromisso com a democracia e a busca contínua por um país melhor para todos.

20. Que a data da independência seja um lembrete de que o Brasil é feito de um povo forte e resiliente, capaz de superar desafios e construir um futuro grandioso.

Frases de 7 de setembro

21. “Independência ou morte!”, ecoou o grito de D. Pedro às margens do Rio Ipiranga. Viva o Brasil, que conquistou sua liberdade tão desejada!

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

22. “Independência! Liberdade! Persegue estas coisas como ao teu maior amor, e agarra-te a elas como à tua maior paixão!” (Augusto Branco)

23. Nesta data tão importante para a nossa história, que possamos valorizar a nação onde vivemos. “Terra adorada. Entre outras mil, és tu, Brasil. Ó Pátria amada!”

24. Feliz Dia da Independência do Brasil! Que o fato de ser brasileiro te encha de orgulho e que o compromisso de cada cidadão torne nosso país mais forte!

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

25. Sem dúvida, hoje é dia de aproveitar o feriado e descansar. Mas não se esqueça de celebrar a grande vitória brasileira de 7 de setembro de 1822!

Frases de 7 de setembro para celebrar

26. Foi às margens do riacho Ipiranga que emergiu um Brasil livre e digno. Feliz 7 de setembro!

27.“Brava gente brasileira! / Longe vá temor servil / Ou ficar a Pátria livre / Ou morrer pelo Brasil” (Hino da Independência do Brasil)

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

28. “Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!” (D. Pedro I)

29. Em 7 de setembro de 1822, o Brasil conquistou sua soberania. Pôde estabelecer sua forma de se organizar, suas leis e sua vida. Viva a Independência do Brasil!

30. Hoje, em todos os cantos de nossa querida pátria, comemora-se a Independência do Brasil. Estamos em clima de festa pelo orgulho de sermos brasileiros!

Frases em homenagem ao Brasil

31. Brasil, país verde e gigante pela própria natureza. Amarelo por suas riquezas. Azul por seus rios e seu céu. Branco por causa de seu desejo pela paz. Que não nos falte ordem nem progresso!

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

32. Vivemos em uma nação abençoada, repleta de riquezas naturais. Temos rios, florestas e praias belíssimos. Só que também somos ricos de espírito: não há população mais alegre no mundo!

33.“Auriverde pendão de minha terra, / Que a brisa do Brasil beija e balança, / Estandarte que a luz do sol encerra / E as promessas divinas da esperança” (Castro Alves)

34. Somos o país do futebol, do samba, do Carnaval. Mas também somos a nação das belezas naturais, do povo cheio de alegria e força. Viva o Brasil!

35. Ser brasileiro é nascer com samba no pé, um sorriso no rosto e uma esperança que não se acaba. Feliz Dia da Independência do Brasil!

Related Post
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

36. Brasil, minha terra verde, amarela, azul e branca. Que a alegria de seu povo possa, então, se espalhar pelo mundo todo!

37.“A beleza brasileira pode ser vista nas pequenas coisas que habitam nosso lar. Nos sorrisos, na luta, na força e na persistência. Ser brasileiro é isso, é nunca desistir, é sempre ser feliz mesmo por baixo de um temporal.” (Jean Lacerda)

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

Frases de reflexão para o 7 de setembro

38. Feliz Dia da Independência! Que hoje seja um dia de reflexão. Avaliemos, assim, nosso comprometimento com a nação. Por um país cada vez melhor para todos!

39. Independência ou morte… E o Brasil seguiu pelo caminho do meio!” (Michele Bertoletti)

40.“Uma nação verdadeiramente livre e independente é aquela que pode proporcionar ao povo condições básicas para que possa viver próspero e feliz.” (Georgeana Alves)

41. Neste 7 de setembro, que possamos pensar em liberdade não como o direito de fazer o que quisermos. Mas sim como a oportunidade de fazer a coisa certa.

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

Reflexões para o 7 de setembro

42.“Brasil, condenado à esperança.” (Millôr Fernandes)

43. De acordo com o dicionário, independência é sinônimo de autonomia e liberdade. Que um dia todos os brasileiros possam desfrutar desses direitos!

44. A independência de um país é como a maioridade de um jovem. Afinal, só depois dessa data pode andar com as próprias pernas, crescer e progredir!

45.“O Brasil precisa explorar com urgência a sua riqueza – porque a pobreza não aguenta mais ser explorada.” (Max Nunes)

46.“A independência política chegou em 7 de setembro de 1822, mas a econômica ficou pra depois.” (Jair Silva Santos)

47. Hoje é Dia da Independência do Brasil. Então, dê você também o seu Grito do Ipiranga! Aproveite a data para se desatar de tudo aquilo que te reprime. Liberte-se!

O que é ser brasileiro em frases?

48. Ser brasileiro é ter o privilégio de viver em um país de natureza exuberante, onde a biodiversidade se mescla à diversidade cultural, formando uma nação única e encantadora.

49. Ser brasileiro é levar consigo a alegria contagiante que contagia o mundo inteiro, enaltecendo a riqueza da nossa cultura, música e dança.

Fonte: Canva

50. Ser brasileiro é sorrir mesmo diante das dificuldades.

51. Ser brasileiro é contagiar o mundo com alegria.

52. Ser brasileiro é enfrentar os desafios com resiliência e criatividade, transformando obstáculos em oportunidades para crescer e evoluir.

53. Ser brasileiro é ter o samba no coração.

54. Ser brasileiro é celebrar a vida em cada festa.

Fonte: Canva

55. Ser brasileiro é valorizar a nossa história de lutas e conquistas, reconhecendo o valor dos nossos ancestrais e construindo um futuro de esperança.

56. Ser brasileiro é saber acolher com generosidade e empatia, estendendo as mãos a quem precisa e compartilhando.

Fonte: Canva

57. Ser brasileiro é dançar ao ritmo da vida, entre a paixão pela cultura e o amor pela nossa pátria.

Mensagens de patriotismo

58. Liberdade em nossas mentes. Fé em nossas palavras. Orgulho em nossas almas. Feliz 7 de setembro!

59.“O patriotismo consiste, sobretudo, no trabalho.” (Rui Barbosa)

60.“Ser patriota não é só vestir a camisa da Seleção Brasileira. Até estrangeiros torcedores usam. Ser patriota é ser solidário, sem egoísmo e desprovido da vontade de sempre querer levar vantagem.” (Elias Torres)

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

61. Alguns servem a nação com seu trabalho, outros com suas ideias. Mas a forma mais eficaz de patriotismo é educar nossos filhos. Pois só assim poderemos vislumbrar um país melhor no futuro.

62.“Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)

63.“Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” (John F. Kennedy)

64.“Ser patriota é defender o que realmente transforma um país e seu povo.” (Sílvio Caethano)

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

65.“Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” (Benjamin Franklin)

Frases para o 7 de setembro sobre amor à pátria

66. Não deixe que a desilusão da política arruíne o amor pelo seu país. Sou brasileiro com muito orgulho e, por isso, não desisto nunca de lutar pelos meus ideais.

Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

67. Nossa pátria é nossa mãe gentil. Pois, em seu coração, todos os filhos são iguais. Somos todos irmãos!

68.“O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!” (Ayrton Senna)

69. Sozinho, o amor à pátria não vale nada. Ao mesmo tempo, precisamos aprender a agir como cidadãos. Acima de tudo, devemos respeitar o próximo.

70.“Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa.” (Eduardo Campos)

Quando e onde ocorreu a Independência do Brasil?

Agora que você já escolheu suas frases de 7 de setembro, que tal aprender um pouco da origem da data? O ato simbólico da Independência do Brasil, ou seja, o Grito do Ipiranga, aconteceu em 7 de setembro de 1822. Isso porque Dom Pedro fez seu famoso discurso às margens do riacho Ipiranga.

Então, saiba mais sobre a história desse feriado!

Por que ocorreu a Independência do Brasil?

A saber, o processo de separação começou já em 1808, com a vinda da família real para o Brasil. Afinal, foi quando aconteceu a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas. Até então, o único comércio permitido era com Portugal. Em 1815, o país passou da condição de colônia para reino.

Mas a Independência do Brasil foi resultado direto da Revolução Liberal do Porto. Em 1820, os militares portugueses, apoiados pelas elites, exigiram a volta do rei para a Europa. Além disso, queriam o restabelecimento do monopólio comercial.

Assim, Dom João VI retornou para Lisboa e deixou seu filho, Pedro de Alcântara, como regente. Eventualmente, o desgaste da relação entre Brasil e Portugal culminou com o processo de Independência.

Fonte: Pixabay

O que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 no Brasil?

Nesta data, Dom Pedro retornava de Santos depois que inspecionou as defesas do litoral paulista. Às margens do riacho Ipiranga, nos arredores de São Paulo, recebeu um mensageiro de sua esposa, Leopoldina. Junto com os ministros, a regente havia decidido pela separação entre Brasil e Portugal.

Foi nesse momento que ele se voltou para sua comitiva e deu o Grito do Ipiranga. Uma curiosidade: o famoso quadro Independência ou Morte, do artista Pedro Américo, representa uma fantasia. Na verdade, apenas cerca de 14 pessoas acompanhavam Dom Pedro.

Fonte: Pixabay @designelo

Revisado e atualizado por Thamyres Barbosa e Victória Abreu.

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais