“Independência do Brasil”: Sete filmes sobre o marco histórico

“Independência do Brasil”: Sete filmes sobre o marco histórico

Em 7 de setembro, comemora-se o Dia da Independência do Brasil. Nesta data, celebramos a proclamação, feita por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, no ano de 1822.

Então, para entender como aconteceu o processo que livrou o país da opressão da corte portuguesa, você pode assistir a algum filme que fale sobre o assunto. Confira  sete títulos a seguir:

 

1. “Independência ou Morte” (1972)

 

Filme “Independência ou Morte”. Fonte: IMDb

 

 

Este filme mostra através de uma visão heróica e nacionalista como aconteceu o processo até a chegada da Independência do Brasil.

Dessa maneira, produzido em celebração aos 150 anos da proclamação, a obra conta em seu elenco com o ator Tarcísio Meira, que morreu recentemente vítima de Covid-19. Ela está disponível no YouTube, em seguida, você pode assistir:

 

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

2. Filmes sobre a Independência do Brasil: “Os Inconfidentes” (1972)

 

“Os Inconfidentes”, filme. Fonte: MaisMaisWestern/ Mercado Livre

 

O enredo principal do filme é sobre a busca de um grupo de intelectuais da Inconfidência Mineira pela libertação do país, que é regido pelos portugueses. No elenco do longa, José Wilker (1944 – 2014) representa o líder dos revoltosos. O filme também está no YouTube, em seguida, veja:

 

 

 

3. “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil” (1995)

 

Filme “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”. Fonte: A Casa do Colecionador

 

Dirigido por Carla Camurati, o filme retrata a chegada dos portugueses ao Brasil em 1808. Neste longa é possível compreender como o país se encontrava no início do século XIX, além de como iniciou os movimentos para a independência do país. O título traz Marco Nanini e Marieta Severo.

 

  • Leia também: Impeachment — o que é e como funciona? Para descobrir, confira a matéria.

 

4, Obras sobre a Independência do Brasil: “Tiradentes: o filme” (1998)

 

“Tiradentes: o filme”. Fonte: Sala Larina de Cinema

 

O longa-metragem ilustra o curso da vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. O grupo gerado em 1789 na cidade de Ouro Preto influenciou os movimentos pela Independência do Brasil. Nomes como Adriana Esteves e Marco Ricca integram o elenco.

Contudo, esta obra também está disponível no YouTube, em seguida, você pode assistir:

 

 

  • Em seguida, leia também: Nelson Mandela — 5 filmes para conhecer a história do ativista.

 

5. “Caminhos da Independência: o Grito nas Ruas”

 

“Caminhos da Independência: o Grito nas Ruas”. Fonte: Escola e Educação

 

Este é um documentário produzido pela TV Brasil. Com colaboração de três professores especialistas, o arquivo traz os resultados de pesquisas realizadas ao longo de 15 anos pelas bibliotecas do Brasil, Portugal e EUA.

 

 

6. Centenário da Independência do Brasil (1922)

 

Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Fonte: Wikipédia

 

Este é mais um documentário que fala sobre a Independência do Brasil. Nele há imagens da Exposição Internacional do Centenário da Independência, a maior já feita no país, realizada em 7 de setembro de 1922 e 23 de março de 1923 no Rio de Janeiro.

Assim, a obra foi feita em comemoração aos 100 anos da Independência sendo patrocinada pelo Governo Federal.

 

  • Na sequência, leia também: Olimpíadas 2021 — veja os vídeos de todos os medalhistas brasileiros.

 

7. “Caramuru — A invenção do Brasil” (2001)

 

“Caramuru — A invenção do Brasil”. Fonte: Mercado Livre

 

Produzido por Anna Barroso, essa obra se trata de uma comédia brasileira. O jovem Diego, que vive em Portugal, é contratado para ilustrar um mapa, no entanto, a sua caravela naufraga e ele acaba parando em território brasileiro.

Dessa forma, no Brasil, seu nome passa a ser Caramuru. Ele vive romance com as duas filhas do Cacique. O filme também está no YouTube, em seguida, confira:

 

 

Por fim, para receber dicas de decoração, de comidas fáceis de fazer, ideias de roupas, presentes, fantasias e passatempos para os dias mais importantes do calendário, acompanhe nossa categoria datas comemorativas.

BrasilDatas ComemorativasFamososFilmesindependência do BrasilNotícias