Frases de 7 de setembro: 40 mensagens para Independência do Brasil

No Dia da Independência do Brasil, confira frases de 7 de setembro para compartilhar. Além disso, conheça a história por trás do feriado!

  • 17
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Em 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil. Afinal, foi neste dia, há 199 anos, que Dom Pedro I deu o Grito do Ipiranga. O ato simbólico colocou fim ao domínio de Portugal sobre nosso país. Por isso, a data é marcada por comemorações e desfiles. Compartilhar frases de 7 de setembro também é uma ótima ideia!

Em seguida, você confere 40 mensagens para compartilhar no WhatsApp ou postar nas redes sociais. Você pode, aliás, baixar os cartões virtuais que preparamos para você! Enfim, selecionamos também um pouco da história por trás da Independência do Brasil. Então, continue lendo!

 

Qual a frase da Independência do Brasil?

 

Com toda a certeza, você conhece a frase “Independência ou morte!”. Mas sabia que ele é apenas o final do Grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro em 7 de setembro de 1822?

“Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo nos une mais”, começou ele.

- Continue depois da Publicidade -

Logo após, arrancou a braçadeira azul e branca que usava, símbolo de Portugal, e continuou: “Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil.”

Por fim, desembainhou a espada e exclamou: “Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”

- Continue depois da Publicidade -

Em seguida, selecionamos 40 frases de 7 de setembro para você compartilhar neste dia tão importante. Escolha as suas preferidas!

 

 

Frases de 7 de setembro

 

- Continue depois da Publicidade -

1. “Independência ou morte!”, ecoou o grito de D. Pedro às margens do Rio Ipiranga. Viva o Brasil, que conquistou sua liberdade tão desejada!

 

foto de bandeira do Brasil com frase de 7 de setembro
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

2. “Independência! Liberdade! Persegue estas coisas como ao teu maior amor, e agarra-te a elas como à tua maior paixão!” (Augusto Branco)

3. Nesta data tão importante para a nossa história, que possamos valorizar a nação onde vivemos. “Terra adorada. Entre outras mil, és tu, Brasil. Ó Pátria amada!”

4. Feliz Dia da Independência do Brasil! Que o fato de ser brasileiro te encha de orgulho e que o compromisso de cada cidadão torne nosso país mais forte!

 

frases de 7 de setembro em fundo verde e amarelo
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

5. Sem dúvida, hoje é dia de aproveitar o feriado e descansar. Mas não se esqueça de celebrar a grande vitória brasileira de 7 de setembro de 1822!

6. Foi às margens do riacho Ipiranga que emergiu um Brasil livre e digno. Feliz 7 de setembro!

7. “Brava gente brasileira! / Longe vá temor servil / Ou ficar a Pátria livre / Ou morrer pelo Brasil” (Hino da Independência do Brasil)

 

foto de militares brasileiros com hino da Independência do Brasil
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

8. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!” (D. Pedro I)

9. Em 7 de setembro de 1822, o Brasil conquistou sua soberania. Pôde estabelecer sua forma de se organizar, suas leis e sua vida. Viva a Independência do Brasil!

10. Hoje, em todos os cantos de nossa querida pátria, comemora-se a Independência do Brasil. Estamos em clima de festa pelo orgulho de sermos brasileiros!

 

 

Frases em homenagem ao Brasil

 

11. Brasil, país verde e gigante pela própria natureza. Amarelo por suas riquezas. Azul por seus rios e seu céu. Branco por causa de seu desejo pela paz. Que não nos falte ordem nem progresso!

 

frases de 7 de setembro em fundo verde e amarelo
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

12. Vivemos em uma nação abençoada, repleta de riquezas naturais. Temos rios, florestas e praias belíssimos. Só que também somos ricos de espírito: não há população mais alegre no mundo!

13. “Auriverde pendão de minha terra, / Que a brisa do Brasil beija e balança, / Estandarte que a luz do sol encerra / E as promessas divinas da esperança” (Castro Alves)

14. Somos o país do futebol, do samba, do Carnaval. Mas também somos a nação das belezas naturais, do povo cheio de alegria e força. Viva o Brasil!

15. Ser brasileiro é nascer com samba no pé, um sorriso no rosto e uma esperança que não se acaba. Feliz Dia da Independência do Brasil!

 

frases de homenagem ao Brasil em foto de torcida brasileira
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

16. Brasil, minha terra verde, amarela, azul e branca. Que a alegria de seu povo possa, então, se espalhar pelo mundo todo!

17. “A beleza brasileira pode ser vista nas pequenas coisas que habitam nosso lar. Nos sorrisos, na luta, na força e na persistência. Ser brasileiro é isso, é nunca desistir, é sempre ser feliz mesmo por baixo de um temporal.” (Jean Lacerda)

 

mensagem de Independência do Brasil sobre bandeira
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

  • Veja ainda: Calendário 2021, com feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais.

 

Frases de 7 de setembro reflexão

 

18. Feliz Dia da Independência! Que hoje seja um dia de reflexão. Avaliemos, assim, nosso comprometimento com a nação. Por um país cada vez melhor para todos!

19. “Independência ou morte… E o Brasil seguiu pelo caminho do meio!” (Michele Bertoletti)

20. “Uma nação verdadeiramente livre e independente é aquela que pode proporcionar ao povo condições básicas para que possa viver próspero e feliz.” (Georgeana Alves)

21. Neste 7 de setembro, que possamos pensar em liberdade não como o direito de fazer o que quisermos. Mas sim como a oportunidade de fazer a coisa certa.

 

Você também pode gostar!
frases de 7 de setembro em fundo verde e amarelo
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

22. “Brasil, condenado à esperança.” (Millôr Fernandes)

23. De acordo com o dicionário, independência é sinônimo de autonomia e liberdade. Que um dia todos os brasileiros possam desfrutar desses direitos!

24. A independência de um país é como a maioridade de um jovem. Afinal, só depois dessa data pode andar com as próprias pernas, crescer e progredir!

25. “O Brasil precisa explorar com urgência a sua riqueza – porque a pobreza não aguenta mais ser explorada.” (Max Nunes)

26. “A independência política chegou em 7 de setembro de 1822, mas a econômica ficou pra depois.” (Jair Silva Santos)

27. Hoje é Dia da Independência do Brasil. Então, dê você também o seu Grito do Ipiranga! Aproveite a data para se desatar de tudo aquilo que te reprime. Liberte-se!

 

 

Mensagens de patriotismo

 

28. Liberdade em nossas mentes. Fé em nossas palavras. Orgulho em nossas almas. Feliz 7 de setembro!

29. “O patriotismo consiste, sobretudo, no trabalho.” (Rui Barbosa)

30. “Ser patriota não é só vestir a camisa da Seleção Brasileira. Até estrangeiros torcedores usam. Ser patriota é ser solidário, sem egoísmo e desprovido da vontade de sempre querer levar vantagem.” (Elias Torres)

 

frase sobre ser patriota sobre bandeira brasileira
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

31. Alguns servem a nação com seu trabalho, outros com suas ideias. Mas a forma mais eficaz de patriotismo é educar nossos filhos. Pois só assim poderemos vislumbrar um país melhor no futuro.

32. “Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)

33. “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” (John F. Kennedy)

34. “Ser patriota é defender o que realmente transforma um país e seu povo.” (Sílvio Caethano)

 

citação sobre patriotismo em foto de bandeiras do Brasil
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

35. “Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” (Benjamin Franklin)

 

 

Frases de 7 de setembro sobre amor à pátria

 

36. Não deixe que a desilusão da política arruíne o amor pelo seu país. Sou brasileiro com muito orgulho e, por isso, não desisto nunca de lutar pelos meus ideais.

 

frases de 7 de setembro sobre fundo verde e amarelo
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

 

37. Nossa pátria é nossa mãe gentil. Pois, em seu coração, todos os filhos são iguais. Somos todos irmãos!

38. “O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!” (Ayrton Senna)

39. Sozinho, o amor à pátria não vale nada. Ao mesmo tempo, precisamos aprender a agir como cidadãos. Acima de tudo, devemos respeitar o próximo.

40. “Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa.” (Eduardo Campos)

 

 

Quando e onde ocorreu a Independência do Brasil?

 

Agora que você já escolheu suas frases de 7 de setembro, que tal aprender um pouco da origem da data? O ato simbólico da Independência do Brasil, ou seja, o Grito do Ipiranga, aconteceu em 7 de setembro de 1822. Isso porque Dom Pedro fez seu famoso discurso às margens do riacho Ipiranga. Então, saiba mais sobre a história desse feriado!

 

 

Por que ocorreu a Independência do Brasil?

 

A saber, o processo de separação começou já em 1808, com a vinda da família real para o Brasil. Afinal, foi quando aconteceu a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas. Até então, o único comércio permitido era com Portugal. Em 1815, o país passou da condição de colônia para reino.

Mas a Independência do Brasil foi resultado direto da Revolução Liberal do Porto. Em 1820, os militares portugueses, apoiados pelas elites, exigiram a volta do rei para a Europa. Além disso, queriam o restabelecimento do monopólio comercial.

Assim, Dom João VI retornou para Lisboa e deixou seu filho, Pedro de Alcântara, como regente. Eventualmente, o desgaste da relação entre Brasil e Portugal culminou com o processo de Independência.

 

Foto da bandeira do Brasil com aparência desgastada
Fonte: Pixabay

 

O que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 no Brasil?

 

Nesta data, Dom Pedro retornava de Santos depois que inspecionou as defesas do litoral paulista. Às margens do riacho Ipiranga, nos arredores de São Paulo, recebeu um mensageiro de sua esposa, Leopoldina. Junto com os ministros, a regente havia decidido pela separação entre Brasil e Portugal.

Foi nesse momento que ele se voltou para sua comitiva e deu o Grito do Ipiranga. Uma curiosidade: o famoso quadro Independência ou Morte, do artista Pedro Américo, representa uma fantasia. Na verdade, apenas cerca de 14 pessoas acompanhavam Dom Pedro.

 

Foto do quadro Independência ou Morte
Fonte: Wikimedia Commons

 

  • 17
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também