Silêncio de Inverno é eleita pela Coral como a cor do ano de 2023

Inspirada na preocupação com a saúde mental e o coletivo, a Tintas Coral lança a coleção Sementes de Transformação, com a cor do ano

Fonte: Coral

A conexão entre os humanos e a natureza é capaz de oferecer conforto emocional e bem-estar. Pensando nisso, um estudo internacional sobre tendências de cores da AkzoNobel, o Colour Futures, lançou a coleção de 2023 com o tema “As Sementes da Transformação” além da cor do ano da Coral.

A escolha da marca de tintas foi a Silêncio de Inverno. Trata-se de um esverdeado terroso e claro que transmite calma, plenitude e a magia das transformações.

Além disso, a AkzoNobel identificou quatro paletas novas que refletem diferentes formas de como a natureza está presente no nosso cotidiano. Como resultado, são 37 cores de tons naturais para 2023 que garagem diferentes combinações.

A cor do ano de 2023: Silêncio de Inverno

Fonte: Coral

A cor do ano da Coral serve como inspiração e foi criada para incorporar lares a longo prazo e indústrias nesta área.

Neste sentido, as cores da Colour Futures ajudam na composição de texturas e efeitos especiais. Desta forma, os profissionais pensaram nos segmentos de bens eletrônicos, aeroespacial, móveis de metal, automotivo, armário, iluminação, produtos para construção e tintas decorativas.

“Em 2023 celebramos 30 anos de design de cores e nossa campanha Cor do Ano chega ao seu 20º aniversário. Nas últimas duas décadas, buscamos entregar às pessoas e aos profissionais que nos acompanham em todo o mundo a inspiração e as informações necessárias para facilitar e aprimorar a escolha de cores, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais.

Reunimos um grupo de experts em tendências internacionais para garantir a máxima qualidade do nosso trabalho para que nossa escolha esteja em sintonia com o momento que vivemos. Também criamos um vasto conteúdo de apoio, entre vídeos, imagens e artigos, disponibilizando, assim, todas as ferramentas necessárias para transformar a vida a partir das cores”, explica Juliana Zaponi, gerente de comunicação e cores da AkzoNobel América Latina.

Além disso, a profissional reforça a importância desse estudo ao passo que apresenta como as prioridades e gostos das pessoas foram transformados nos últimos anos.

“Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Esse ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais.

Todas as cores em nossas paletas são feitas para serem utilizadas em conjunto. Assim, nossa paleta com 37 cores oferece às pessoas uma maneira fácil de criar combinações inspiradoras, que além de seguirem as tendências mais recentes, são também práticas”.

As paletas de cores 2023

As quatro paletas para 2023 da Coral foram pensadas de forma estratégica para criar combinações funcionais. Além disso, cada uma traz como referência uma tendência de comportamento da vida moderna.

Vale lembrar que essas tendências foram identificadas por meio de estudos da AkzoNobel. Portanto, elas são divididas em: Foco na Saúde Mental, Pensamento Coletivo, Bioinspiração e Ciclos de Vida.

Foco na Saúde Mental

Fonte: Coral

Em primeiro lugar, a paleta Foco na Saúde Mental busca nutrir a mente e a alma.

Sendo assim, os marrons, verdes e lilases das matas, jardins e bosques ajudam a criar 10 cores que relaxam, acalmam e confortam de forma acolhedora. Além disso, a paleta busca oferecer serenidade e mesclar com materiais naturais como madeira e pedra, sem esquecer das plantas domésticas.

O objetivo é reforçar a importância da conexão da natureza para garantir bem-estar.

A responsável pela criação desta paleta que integra a cor do ano de 2023 foi a embaixadora da Coral, Thalita Carvalho, que é apresentadora e especialista em decoração afetiva.

Em primeiro lugar, a marca apresenta um cozinha com as paredes em dois tons de verde. Fonte: Coral
A sala de jantar com cores sóbrias oferece requinte e modernidade. Fonte: Coral
Além disso, para complementar a cabeceira do quarto de casal, foi feito um desenho na parede. Fonte: Coral
Foi-se a época em que uma parede deveria ser pintada com apenas uma cor. Fonte: Coral
O verde é uma excelente opção para criar uma conexão com a natureza. Fonte: Coral
O tom sobre tom das parede em conjunto com a decoração do cômodo oferece um espaço harmônico e aconchegante. Fonte: Coral
Para quebrar a seriedade da cor escura na parede, a marca sugere adicionar pequenos detalhes com tons mais claros. Fonte: Coral
Um home office alegre e divertido é essencial para estimular a criatividade. Fonte: Coral
Para incrementar com a paleta de cores que integra a Cor do ano 2023 da Coral, aposte nas plantas. Fonte: Coral

  • Em seguida, relembre Pantone 2022: saiba como usar a cor do ano na decoração

Pensamento Coletivo

Fonte: Coral

Em seguida, uma outra tendência do estudo é a paleta Pensamento Coletivo, que reúne e compartilha ideias e recursos com objetivo de celebrar a diversidade de forma harmônica.

Related Post

“Nesta paleta, ganham ganham espaço os tons suaves de um campo de flores, que crescem em conjunto para compor uma paisagem sem igual, por meio de um ecossistema pulsante e extraordinário”, explica a marca.

Como resultado, as cores fortalecem o coletivo de forma otimista. A inspiração por trás das cores está na biodiversidade e luminosidade natural de campos, vales e prados. Por isso, o rosa e o ocre norteiam a paleta repleta de vivacidade.

A embaixadora desta paleta que é um conjunto com a cor do ano 2023 é Djamila Ribeiro que é jornalista, escritora e militante do feminismo negro.

Com certeza ter um quarto rosa e verde é sair do óbvio e transmitir personalidade. Fonte: Divulgação
Os detalhes da decoração são delicados e românticos. Fonte: Coral
Além disso, cores vivas, mas claras, são ótimas para combinar entre si. Fonte: Coral
O fundo claro ajuda a destacar as flores decorativas. Fonte: Coral
Essa paleta de cores que integra a Cor do ano 2023 da Coral tem tudo a ver com comida! Fonte: Coral
Neste caso, uma cor mais terrosa cria uma base para receber elementos com vivacidade. Fonte: Divulgação
Um corredor ou cômodo não muito utilizado não precisa ser chato e sem vida. Fonte: Coral
Sendo assim, a Coral apresenta duas opções de cores para este espaço. Fonte: Divulgação
Ademais, que tal adicionar uma faixa colorida na parede para destacar um ponto? Fonte: Coral
Para quem gosta de criatividade, a marca oferece ainda uma parede repleta de cores. Fonte: Coral
Uma sala de estar com tom de verde claro na parede garante maior conforto. Fonte: Divulgação
Já o rosa é perfeito para decorações românticas que incluem um balanço, por exemplo. Fonte: Coral

Bioinspiração

Fonte: Coral

Na paleta Bioinspiração, a pauta são os designers oferecidos pela natureza e que são bonitos, eficazes e refinados. Por exemplo, o método de montagem de uma teia de aranha, o funcionamento de uma árvore, entre outros.

Sendo assim, a paleta e formada por cores cruas com tons de palha, castanhos amadeirados, ocre e cogumelo que servem como base para uma mistura ousada com fortes de modo a criar potência e criatividade.

Bela Gil, chefe de cozinha reconhecida na exploração da biodiversidade nos pratos é a embaixadora da Biosinpiração, que é um conjunto da cor do ano 2023.

Que tal uma cor neutra e diferente para decorar a cozinha? Fonte: Coral
Para dar personalidade, vale a pena dar alguns toques com listras. Fonte: Divulgação
Este tipo de tom fica perfeito quando combinado com tons amadeirados. Fonte: Coral
Além disso, usar folhas secas é uma ótima opção para combinar. Fonte: Coral
O cinza escuro também faz parte da paleta da Cor do ano 2023 da Coral. Fonte: Coral
Ademais, os materiais naturais são ótimas escolhas. Fonte: Divulgação
Que tal essa paleta para uma casa no campo? Fonte: Divulgação
O famoso xadrez nunca sai de moda. Portanto, que tal apostar em cores ousadas? Fonte: Coral
O home office também ganha um toque de tranquilidade com essa paleta da Cor do ano 2023 da Coral. Fonte: Coral
A simplicidade exala nesta sala de jantar. Fonte: Coral
Neste caso, a Coral apresenta uma forma diferente de pintar a parede. Fonte: Coral
Além disso, utilizar uma porta escura dará ainda mais destaque aos tons da parede. Fonte: Divulgação
Uma sala tranquila e calma é muito bem representada por essa paleta. Fonte: Coral
Aqui as listras ganham espessuras para dar requinte ao cômodo. Fonte: Coral
A cor combina com tecidos naturais. Fonte: Divulgação
Por fim, é claro que não poderia faltar a combinação da paleta com alimentos. Fonte: Coral

Ciclos de Vida

Fonte: Coral

Por fim, a última macrotendência em cores para 2023 são os Ciclos da Vida. Aqui encontra-se tons serenos que refletem diferentes ritmos como o movimento das ondas.

O objetivo é fazer refletir sobre o estresse do dia a dia causado pela tecnologia e o desafio de ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, dormir bem e fazer atividade física.

“Para representar essa paleta a Tintas Coral escolheu o grande ator Ary Fontoura, que com quase 60 anos de carreira agora também é um blogueiro muito amado por sua pura alegria de viver. Ary mora em frente ao mar e não esconde a sua paixão por ele, outra razão para representar essa paleta de tantos azuis”, destaca a marca.

Desta forma, a paleta é formada por tons sutis da praia, como o azul do mar e cores neutras e quentes da areia, conchas e cascalhos.

“A ideia central dessas cores é a de que é possível reiniciar nossos ritmos circadianos, limitando a exposição à luz azul à noite ou passando mais tempo ao ar livre. Em casa, fazer escolhas conscientes que promovam a sensação de permanência e regeneração”, complementa a Coral.

Assim, as quatro paletas que formam a cor do ano 2023 da Coral busca inspirar seus consumidores a sentir a magia da natureza e estejam prontos para as transformações da vida de forma leve e em um ambiente iluminado que favoreça o bem-estar físico e mental.

Uma única parede com duas cores. Fonte: Coral
O azul marinho agora é apresentado de forma mais viva pela Coral. Fonte: Coral
Além disso, já pensou em pintar o teto da sua cozinha? Fonte: Coral
O azul é perfeito para pintar um banheiro, especialmente de uma casa na praia. Fonte: Divulgação
Ademais, temos uma sala de estar com tons de verde. Fonte: Coral
Por outro lado, ela também pode ganhar um toque de azul. Fonte: Divulgação
Que tal pintar um nicho? Fonte: Coral
Este canto alemão é rústico e aconchegante. Fonte: Coral
Para o quarto de adolescente, aposte na combinação entre amarelo e azul. Fonte: Divulgação
Dividir um cômodo em duas cores é criar divisórias visuais. Fonte: Coral
Por fim, aposte no tom sobre tom. Fonte: Coral

Sobre a AzoNobel

Em conclusão, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que nossos clientes e comunidades demandam cada vez mais, e o fazemos com cada vez menos impacto no meio ambiente.

Tudo o que fazemos é para maximizar o potencial de Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – têm a confiança de clientes em todo o mundo.

Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria, servindo diversos setores. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira desde 1792, comprometida em levar cor às vidas das pessoas e com metas climáticas baseadas na ciência, tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globais relevantes e proteger as futuras gerações.

Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais