A principal característica da décor industrial é deixar a estrutura aparente e valorizar espaços. Por isso, paredes de tijolos, tubulações visíveis e estruturas de ferro são conceitos conhecidos desse estilo. Além disso, este tipo de decoração tem ganhado cada vez mais espaço na arquitetura moderna.

Tudo começou em meados da década de 1950, em Nova York, onde as antigas fábricas americanas se transformaram em lofts para pessoas morarem. Porém, com o passar dos anos, o estilo industrial passou por algumas mudanças.

Para explicar melhor, as arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do escritório Lene Arquitetos, falaram mais sobre o assunto e trouxeram como exemplo um imóvel de 75m². Confira!


As mudanças do estilo industrial


Apartamento com décor industrial.
Na sala de jantar integrada com o estar, a presença da serralheria e iluminação com fiação aparente, características bastante presentes na decoração industrial, foram combinadas com o romantismo das boiseries e do rosa candy color l Projeto Butantã das arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena l Foto: Luciano Sessa

Nos últimos dois anos, quando a décor industrial ganhou ainda mais atenção, o estilo marcado por cores frias e decoração rústica também sofreu algumas alterações. Por isso, as arquitetas elaboraram um projeto de um apartamento para um jovem casal na capital paulista, com um toque industrial mais leve.

Basicamente, o imóvel foi entregue aos moradores no contrapiso, sem nenhum revestimento e com divisórias entre cozinha, varanda e banheiro.


“Reformamos todo o espaço. Trocamos todos os pisos, tanto da cozinha e dos banheiros, mantendo apenas o da varanda”, explica Eduarda.


Um dos desafios encontrados para definir a decoração foi que os moradores, Elisa e Daniel, tinham gostos diferentes. Enquanto ela era mais clássica, ele queria um estilo industrial, focado no cimento queimado e com muita serralheria.

Por isso, as profissionais resolveram juntar esses dois elementos no projeto.


“Usamos a serralheria de vidro, característico do décor industrial, justamente para criar uma divisão de ambientes, mas sem pesar muito. Além dessa peça que divide a sala de tv e a de jantar, o lustre em cima da mesa com a fiação toda aparente, o uso de elementos com a presença do ferro como a mesa, as cadeiras rosas e as banquetas conseguiram inserir um pouco do conceito.

Porém, tudo isso foi realizado sem deixar o estilo muito caricato e mega industrial”, acrescenta Nathalia.


Além disso, para dar um toque de delicadeza à sala de jantar, as arquitetas apostaram na moldura boiserie.



Espaços integrados


Parede com moldura boiserie.
A combinação de materiais, como metal e madeira, contribui para um visual mais industrial, como a serralheria de vidro que separa os espaços da sala de jantar e estar l Foto: Luciano Sessa

Outra característica bastante forte da décor industrial é a otimização dos espaços. No projeto original do apartamento, havia 3 quartos. Porém, um deles foi desfeito para que a sala fosse expandida.

A fim de criar dois ambientes, seria necessário adicionar uma divisória da sala. Assim, as arquitetas investiram em uma serralheria de vidro que separa a sala de TV das salas de estar e jantar.


“Tudo isso foi efetuado sem dar a sensação de que antes era um quarto, que foi revertido para uma sala. Por isso, optamos por serralheria, e não por paredes.

Como os moradores recebiam amigos, muitos deles com filhos, nosso moradores queriam um espaço para receber visitas como a sala de estar e a sala de jantar. A sala de TV ficou reservada com um pouquinho mais de privacidade”, reforça Nathalia.


  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Canto alemão


Canto alemão com décor industrial.
O canto alemão é excelente para otimizar, aproveitar ao máximo o espaço e propiciar mais assentos na sala de jantar l Projeto Butantã l Foto: Luciano Sessa

Por outro lado, na sala de jantar, Eduarda e Nathalia escolheram uma excelente estratégia para receber os convidados: combinar as cadeiras com um canto alemão.


“Eles pediram por mais espaço e um lugar confortável, que acomodasse todos. Colocamos a mesa com o canto alemão e aproveitamento para deixar um baú, a fim de aumentar a área de armazenamento do apartamento.

Além disso, o espaço tem um sofá de costas para o sofá da sala de tv e duas banquetas na cozinha”, comentam as arquitetas do Lene Arquitetos.


Cozinha com décor industrial


Cozinha com armários de madeira.
O uso da madeira é muito importante para que sua casa fique, ao mesmo tempo, aconchegante e com aspecto industrial l Foto: Luciano Sessa

Outra exigência do casal era ter uma cozinha integrada com os outros espaços sociais. Isso foi mais fácil, pois a planta original do apartamento já tinha uma cozinha no conceito americano, ou seja, sem parede.

Porém, não foi o suficiente. O casal pediu um apoio para refeições rápidas. Portanto, uma solução prática foi criar uma bancada de divisória.


“Usamos o revestimento subway tile brando numa paginação diferente, que é a espinha de peixe, e mesclamos com elementos neutros”, aponta Eduarda.


  • Você também pode gostar Sobrado pequeno: casa de 110m² tem cômodos integrados e área de lazer

Varanda


Banco com baú.
Outro fator que pode quebrar a seriedade do concreto e trazer mais delicadeza é o verde. A varanda do apartamento foi o local escolhido para contemplação da vista l Foto: Luciano Sessa

Ao contrário dos outros cômodos, a varanda ganhou apenas uma repaginada na decoração, sem mudanças em sua estrutura original.

O objetivo dos moradores era ter um espaço confortável, com apenas um banco para apreciar a vista.


“Fizemos somente marcenaria, banco, gabinete de churrasqueira e a caixa de madeira ripada para esconder a condensadora do ar-condicionado, que acabou virando um aparador”, explica Nathalia.


Soluções práticas para um décor industrial


Sala de TV com décor industrial.
A mescla dos estilos trouxe um toque moderno e minimalista junto a personalidade dos moradores l Projeto Butantã l Foto: Luciano Sessa

  1. Em primeiro lugar, a solução prática para ganhar espaço de armário foi criar um banco com baú na varanda e no canto alemão;
  2. Na sala de TV, o equipamento de som ficou escondido dentro de um rack ripado. Como resultado, o móvel não influenciou no funcionamento do aparelho.


Mais inspirações


Apartamento com ambientes integrados.
Em primeiro lugar, trouxemos um exemplo de como usar os suportes da rede elétrica à favor da decoração. Para dar contraste em relação as cores claras dos cômodos, eles foram pintados de preto. Fonte: Pinterest

Parede com papel de parede.
Além disso, se você não quer abrir mão da famosa parede de tijolos mas já recebeu o apartamento com o reboco, uma dica de ouro é apostar no papel de parede. Fonte: Pinterest

Décor industrial com prateleiras de madeira.
Além disso, outra característica marcante da décor industrial é o ferro aparente. Por isso, para criar essa sensação, mesmo sem tê-lo, os moradores fizeram molduras na parede ao redor das prateleiras. Fonte: Pinterest

Quarto com décor industrial.
O cimento queimado é uma tendência quando o assunto é décor industrial. Dentre suas vantagens está a de conseguir medir a tonalidade do cinza. Fonte: Pinterest

Banheiro com duas cubas e dois espelhos.
Por outro lado, para dar leveza ao ambiente cinza, branco e preto, é importante apostar na madeira. Este material é capaz de oferecer aconchego e conforto ao cômodo. Fonte: Pinterest

Banheiro cinza com banheira.
Além disso, a madeira é um elemento versátil que combina com qualquer estilo de decoração. Fonte: Pinterest

Décor industrial em salas de estar e jantar.
Os tons terrosos da parede de tijolos à vista foram essenciais para criar harmonia com os elementos amadeirados como a luminária, mesa e chão. Fonte: Pinterest

Cozinha com parede verde.
Por fim, que tal dar um toque de cor na décor industrial? Isso deixa o ambiente mais descontraído. Fonte: Pinterest

Sobre Lene Arquitetos


Por fim, criar e executar com excelência espaços arquitetônicos que elevam a relação do ser humano com o habitat social e proporcionam o bem-estar por meio de um projeto elegante, autêntico e descontraído é o objetivo das arquitetas.

Desde 2013, quando a carreira como arquitetas uniu a vida profissional de Nathalia Lena e Eduarda Negretti, ambas atuam com um olhar complementar e sempre voltado para a mesma direção.

Contato: (11) 98555-5869

www.lenearquitetos.com.br

@lenearquitetos