6 truques de decoração para diminuir o calor da casa

Confira 6 truques com itens da decoração que irão diminuir o calor dentro da casa e deixar o ambiente mais arejado e refrescante!

- Continue depois da Publicidade -

Apesar de estarmos no outono, os termômetros parecem ainda estar no verão. O calor excessivo incomoda ainda mais quem está em casa e não tem para onde correr. Mas, você sabia que existem truques na decoração que ajudam a diminuir o calor da casa?

Em época de pandemia, onde ficamos cada vez mais tempo em casa é importante criar um ambiente confortável e aconchegante. Por isso, existem diversos fatores que podem influenciar na temperatura de uma residência.

De acordo com a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress em entrevista à Ana Maria, “Coisas simples podem ajudar a diminuir o calor e, de quebra, reduzir os gastos com a energia elétrica. Basta escolher o tecido correto, a disposição dos móveis, as plantas adequadas para o ambiente e aproveitar a ventilação natural”.

A fim de te ajudar a sair desse sufoco, reunimos 6 dicas simples para diminuir o calor excessivo dentro do lar.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

1. Cores

 

Cômodo branco e amadeirado.
Fonte: Reprodução/Google

 

- Continue depois da Publicidade -

Pode parecer bizarro, mas as cores influenciam muito na retenção de calor em um ambiente. A ideia é bem parecida com a das roupas. Já reparou que ao sair no sol com roupas escuras parece que a sensação térmica é mais alta? Isso acontece porque cores escuras retém calor. O mesmo ocorre na decoração.

A fim de diminuir a entrada de calor, invista em cores claras. Por exemplo, cores neutras ou branco.

 

2. Plantas

 

- Continue depois da Publicidade -

Sala com plantas para diminuir o calor.
Fonte: Reprodução/Google

 

As plantas são excelentes aliadas na decoração de ambientes quentes. Além de ser uma decoração sustentável, elas aumentam a umidade e ajudam na circulação de ar. Portanto, vale a pena investir em um jardim pequeno dentro e fora de casa.

Mas, se você não tem tempo de cuidar de plantas, não se preocupe. Invista nas suculentas! Elas são muito mais resistentes e não precisam de cuidado diário.

 

Você também pode gostar:

 

 

Você também pode gostar!

3. Disposição dos móveis

 

Ambientes integrados.
Fonte: Reprodução/Google

 

Quanto mais móveis tiver na sua casa, mais quente ela será. Isso porque eles irão dificultar a circulação de ar e a circulação cruzada. Como resultado, a decoração minimalista oferece o benefício de também diminuir o calor do ambiente.

Além disso, a pandemia nos mostrou que ter um lar confortável e aconchegante é essencial. Por isso, confira também o artigo sobre o estilo de decoração japandi que reúne o aconchego escandivano e a funcionalidade japonesa.

 

4. Cortinas

 

Cortina rolô para diminuir o calor.
Fonte: Reprodução/Google

 

Apesar de dificultar a circulação de ar, as cortinas, especialmente a rolô, oferece alguns benefícios. O principal dele é a retenção da entrada de raios solares em até 95%. Como resultado, ela é capaz de diminuir consideravelmente o calor no ambiente.

Um outro detalhe importantíssimo na hora de escolher a cortina, é o seu tamanho. Caso a medida seja menor do que a janela ou a porta de vidro, essa escolha se tornará um erro na decoração que fará com que o ambiente pareça menor.

 

5. Tecidos

 

Cama de casal de madeira.
Fonte: Reprodução/Google

 

Os tecidos sintéticos costumam esquentar bastante. Por isso, opte pelos naturais como o linho ou o algodão. Nas épocas mais quentes do ano, evite tapetes felpudos ou almofadas de veludo. Já no quarto, troque a colcha de poliéster para diminuir o calor do cômodo.

 

6. Revestimento

 

Sala com porcelanato.
Fonte: Reprodução/Google

 

Por fim, se você está em fase de construção ou reforma, saiba que o revestimento é muito importante para diminuir o calor da casa. Por isso, opte por materiais frios como a cerâmica e o porcelanato. Afinal, é mais fácil conseguir esquentar um ambiente com um tapete, por exemplo, do que refrescá-lo.

 

  • Vai fazer uma reforma? Confira 25 dicas para uma obra tranquila e organizada!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também