6 truques de decoração para diminuir o calor da casa

Confira 6 truques com itens da decoração que irão diminuir o calor dentro da casa e deixar o ambiente mais arejado e refrescante!

Apesar de estarmos no outono, os termômetros parecem ainda estar no verão. O calor excessivo incomoda ainda mais quem está em casa e não tem para onde correr. Mas, você sabia que existem truques na decoração que ajudam a diminuir o calor da casa?

Em época de pandemia, onde ficamos cada vez mais tempo em casa é importante criar um ambiente confortável e aconchegante. Por isso, existem diversos fatores que podem influenciar na temperatura de uma residência.

De acordo com a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress em entrevista à Ana Maria, “Coisas simples podem ajudar a diminuir o calor e, de quebra, reduzir os gastos com a energia elétrica. Basta escolher o tecido correto, a disposição dos móveis, as plantas adequadas para o ambiente e aproveitar a ventilação natural”.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

1. Cores

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Pode parecer bizarro, mas as cores influenciam muito na retenção de calor em um ambiente. A ideia é bem parecida com a das roupas. Já reparou que ao sair no sol com roupas escuras parece que a sensação térmica é mais alta? Isso acontece porque cores escuras retém calor. O mesmo ocorre na decoração.

Related Post

A fim de diminuir a entrada de calor, invista em cores claras. Por exemplo, cores neutras ou branco.

 

2. Plantas

 

Fonte: Reprodução/Google

 

As plantas são excelentes aliadas na decoração de ambientes quentes. Além de ser uma decoração sustentável, elas aumentam a umidade e ajudam na circulação de ar. Portanto, vale a pena investir em um jardim pequeno dentro e fora de casa.

Mas, se você não tem tempo de cuidar de plantas, não se preocupe. Invista nas suculentas! Elas são muito mais resistentes e não precisam de cuidado diário.

 

Você também pode gostar:

 

 

3. Disposição dos móveis

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Quanto mais móveis tiver na sua casa, mais quente ela será. Isso porque eles irão dificultar a circulação de ar e a circulação cruzada. Como resultado, a decoração minimalista oferece o benefício de também diminuir o calor do ambiente.

Além disso, a pandemia nos mostrou que ter um lar confortável e aconchegante é essencial. Por isso, confira também o artigo sobre o estilo de decoração japandi que reúne o aconchego escandivano e a funcionalidade japonesa.

 

4. Cortinas

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Apesar de dificultar a circulação de ar, as cortinas, especialmente a rolô, oferece alguns benefícios. O principal dele é a retenção da entrada de raios solares em até 95%. Como resultado, ela é capaz de diminuir consideravelmente o calor no ambiente.

Um outro detalhe importantíssimo na hora de escolher a cortina, é o seu tamanho. Caso a medida seja menor do que a janela ou a porta de vidro, essa escolha se tornará um erro na decoração que fará com que o ambiente pareça menor.

 

5. Tecidos

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Os tecidos sintéticos costumam esquentar bastante. Por isso, opte pelos naturais como o linho ou o algodão. Nas épocas mais quentes do ano, evite tapetes felpudos ou almofadas de veludo. Já no quarto, troque a colcha de poliéster para diminuir o calor do cômodo.

 

6. Revestimento

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Por fim, se você está em fase de construção ou reforma, saiba que o revestimento é muito importante para diminuir o calor da casa. Por isso, opte por materiais frios como a cerâmica e o porcelanato. Afinal, é mais fácil conseguir esquentar um ambiente com um tapete, por exemplo, do que refrescá-lo.

 

  • Vai fazer uma reforma? Confira 25 dicas para uma obra tranquila e organizada!
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados