Macramê de parede.

Macramê de parede: o que é, como fazer + 27 modelos para copiar

Confira vários modelos de macramê de parede e ainda veja vídeos com o passo a passo para fazer sua decoração no estilo DIY

Compartilhe

Para quem gosta de decorações com artesanato, o macramê é a opção perfeita! Afinal, esta é uma tendência que nunca sai de moda e que combina com quase todos os tipos de decoração. Desta forma, fica muito mais fácil combiná-la nos cômodos da casa. Por isso, hoje separamos alguns modelos de macramê de parede para se inspirar!

Além disso, se você é do tipo que gosta de fazer seu próprio artesanato, ainda trouxemos uma série de vídeos que ensinam o passo a passo dessa técnica que vai transformar seu lar.

O que pode ser feito com macramê?

Em primeiro lugar, é preciso identificar o que é um macramê. Segundo alguns historiados, o macramê foi criado por tecelões turcos e a palavra em si significa “nó”. Estes profissionais usavam esta técnica para decorar toalhas de mesa.

três folhas decorativas de cores diferentes (amarela, vermelha e cinza) penduradas na parede. As folhas são feitas de material têxtil e estão penduradas em hastes de madeira que têm pequenos pedaços circulares de madeira anexados a elas. Ao lado das folhas, no canto inferior direito da imagem, há uma planta com folhas verdes. A parede ao fundo é branca, o que ajuda a destacar as cores vibrantes das folhas decorativas.
Fonte: Instagram @atelie.luoliveira

Porém, pela beleza do trabalho, o macramê foi transformado em diversos outros itens decorativos. Mas, hoje, você verá como ele pode ser usado para decorar a parede. Como resultado, pode substituir um quadro ou mesmo complementá-lo. Afinal, tudo vai depender da sua criatividade!

Onde usar o macramê?

As peças artesanais vêm conquistando espaço nos lares. Além do crochê e do tricô, outra técnica que também começou a fazer parte da decoração das casas e apartamentos é o macramê.

Trata-se de uma espécie de bordado feito à mão, com amarrações e nós, sem nada que envolva costura na produção. Além do uso em bolsas, roupas e acessórios, o macramê também é visto como mantas, cortinas, pendentes para lâmpadas e até painéis para pendurar na parede

ambiente interno, possivelmente uma sala de estar, iluminado pela luz natural que entra pela janela ao fundo. Há uma cadeira ornamentada e confortável com um assento cinza e franjas penduradas na base. Três almofadas decorativas com padrões geométricos adornam a cadeira. Ao lado da cadeira, há uma pequena mesa de madeira escura que sustenta uma planta verde exuberante em um vaso. Outra planta maior está visível à esquerda da imagem. Um móvel escuro com detalhes entalhados está posicionado sob a janela.
Fonte: Instagram @solo__made

De acordo com a Novelaria Knit Café, que oferece aulas de macramê durante o ano todo, a técnica tem sido adotada para decoração de ambientes por trazer um aspecto de aconchego.

dois itens decorativos pendurados em uma parede branca. À esquerda, há um enfeite em forma de lua crescente feito de material entrelaçado marrom, com franjas penduradas na parte inferior. À direita, um enfeite retangular exibe folhas tecidas marrons e brancas penduradas verticalmente. Ambos os itens têm uma estética natural e boêmia. No canto superior direito da imagem, parte de outro item decorativo tecido pode ser visto. Um pequeno galho seco está posicionado diagonalmente no canto inferior direito da imagem.
Fonte: Instagram @artmerakidecor

Dessa formaa, vale encomendar ou aprender a criar modelos no estilo Faça Você Mesmo. Confira dicas de decoração para colocar em prática:

Painéis de parede

Essa é uma peça clássica do macramê. Dá para colocar na parede do hall da entrada, acima da cabeceira da cama, atrás do sofá da sala, no corredor, entre outros lugares. Os painéis funcionam como um elemento receptivo para o espaço, por isso, devem ser colocados em postos estratégicos para chamar atenção.

peça de arte de macramê branca pendurada na parede. O macramê, com nós intrincados formando um padrão decorativo, está pendurado em um galho rústico. Ao lado do macramê, há um vaso transparente com flores secas de caules longos e cabeças arredondadas e marrons. A parede ao fundo é clara e lisa
Fonte: Instagram @traumfaedelei

Suporte para vaso de planta

Outra opção versátil para incluir na varanda de casa, por exemplo, são suportes feitos de macramê, que dão uma nova cara ao paisagismo da casa. Os fios são amarrados de modo a criar redes que seguram os vasinhos. Pode prender na parede ou no teto. 

vários vasos de plantas terracota suspensos por suportes de macramê brancos. Os suportes estão pendurados no teto e seguram cada vaso individualmente. As plantas nos vasos são verdes e exuberantes, algumas com flores rosadas visíveis. Tudo isso está em contraste com uma parede ao fundo pintada de azul claro. Há uma estrutura preta visível no canto inferior direito da imagem.
Fonte: Instagram @marcrame_

Pendentes e luminárias

As luminárias de macramê levam elegância e beleza para qualquer ambiente, com um estilo mais retrô. Podem ser penduradas na parede, no teto dos quartos, ou na mesa ao lado da cama. 

 pessoa segurando uma luminária de macramê. A luminária é cilíndrica, com franjas penduradas na parte inferior, dando-lhe um toque artesanal e elegante. A luz do sol ilumina a luminária, criando sombras suaves na parede branca ao fundo. À direita da pessoa, há um vaso de plantas com orquídeas brancas
Fonte: Instagram @moonartstudio_

Forro de mesa

Uma forma especial de receber os convidados à mesa. As toalhas de mesa, porta prato de macramê dão um charme à sala de jantar e à cozinha, deixam os ambientes mais acolhedores.

mesa com uma toalha de macramê bege no centro. Sobre a toalha, há um vaso de vidro transparente com folhagens verdes e duas velas verdes acesas em castiçais de vidro, uma de cada lado do vaso.
Fonte: Instagram @macrame_farnoosh

Macramê de parede para quarto de casal

A parede que fica atrás da cama de casal, é a de destaque no quarto. Portanto, é ali que o casal escolheu para colocar em exposição seu macramê de parede.

Parede preta.
Quarto de casal com parede preta e macramê de parede grande. Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, este artesanato pode ser utilizado como uma espécie de cabeceira de cama decorada. Como resultado, a ideia é super barata e pode ser feita no estilo DIY.

Cabeceira de barbante.
Macramê de parede formando uma cabeceira de cama. Fonte: Reprodução/Pinterest

No geral, o artesanato é feito de barbante. Além disso, fica ótimo quando combinado a outros artigos decorativos artesanais.

Macramê de parede no quarto.
Macramê de parede com estilo do filtro dos sonhos. Fonte: Reprodução/Pinterest

Relacionadas

Macramê de parede para sala

A sala de estar costuma ser o ambiente mais decorado da casa. Afinal, é aqui que os convidados costumam ficar. Como resultado, toda personalidade dos moradores precisa estar representada neste ambiente.

Macramê de parede delicado.
Macramê de parede simples e pequeno para uma decoração delicada. Fonte: Reprodução/Pinterest

O artesanato pode adotar formas de várias coisas, inclusive, de animais. Por exemplo, neste caso, o bichinho escolhido foi uma coruja.

Macramê de parede de coruja.
Coruja feita de barbante em um macramê de parede. Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, o tom do barbante também faz diferença. Por exemplo, em uma casa com revestimentos neutros e uma decoração de outono com folhas secas, o macramê de parede fica discreto ao mesmo tempo em que oferece aconchego ao espaço.

Pequeno acessório na parede.
Detalhe na parede com textura. Fonte: Reprodução/Pinterest

Sala de jantar

A sala de jantar, assim como a cozinha, precisa ser um lugar que inspira criatividade. Desta forma, os itens decorativos são muito bem-vindos. Em casos de ambientes pequenos, o macramê de parede é ideal. Afinal, quase não ocupa espaço.

Macramê de parede na sala de jantar.
Macramê de parede ao lado da mesa na parede branca. Fonte: Reprodução/Pinterest

Combinar com outro elemento do mesmo material é uma opção que deixará a decoração ainda mais harmônica. Neste caso, a ideia foi incrementar um suporte para vaso de planta suspenso.

Macramê de parede de planta.
Macramê de parede em formato de árvore ao lado de um macramê para plantas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Macramê de parede colorido

Para ambientes de cores neutras, uma forma de adicionar vivacidade e alegria é apostar em um barbante colorido.

Barbante verde.
Macramê de parede de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, a cor escolhida tem uma importância significativa na decoração. Afinal, existe a semiótica das cores que faz com que cada uma delas transmita algum tipo de informação.

Desenho azul.
Macramê de parede azul com várias camadas e desenhos. Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, perceba que embora os modelos se pareçam, cada um possui um desenho diferente. Ou seja, cada um oferece um toque de delicadeza ao ambiente.

Macramê em escada.
Escada com macramê em cor escura. Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, cor cinza é está cada vez mais em evidência. Apesar de ser uma cor neutra, possui vários tons que podem ser interpretados de várias formas na decoração.

Barbante cinza.
Macramê de parede ao lado de vaso de planta. Fonte: Reprodução/Pinterest

Geralmente, o artesanato em questão é feito por meio de uma arte com barbantes que ficam amarrados em um galho ou madeira. Como resultado, até mesmo a tonalidade na madeira interfere na decoração.

Detalhe azul.
Macramê de parede e de planta em cores e tamanhos diferentes. Fonte: Reprodução/Pinterest

Com várias cores

Por outro lado, uma forma ainda mais exótica e diferente de usar o macramê de parede é investir em várias cores.

Sala decorada.
Sala decorada com macramê de parede. Fonte: Reprodução/Pinterest

Como resultado, o trabalho fica um pouco mais difícil de ser executado. Porém, o resultado é ainda mais lindo e exclusivo.

Macramê colorido.
Macramê de parede com vários desenhos, cores e texturas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Desta forma, é possível construir desenhos utilizando apenas barbantes de diferentes cores.

Barbantes desfiados.
Barbantes desfiados formam desenho em cima de aparador. Fonte: Reprodução/Pinterest

Macramê com textura

Além disso, alguns artesãos mais experientes também podem fazer um macramê de parede com diferentes texturas. Afinal, isso traz ainda mais impacto para a obra e estimula o sentido tátil.

Arte com textura.
Desenhos diferentes formam texturas diversificadas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, usar o barbante desfiado é uma técnica simples que pode transformar o macramê.

Desenhos de ondas.
Macramê de parede com formatos de ondas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Suporte de plantas

Por fim, trouxemos um macramê de parede que possui suportes para plantas. Como resultado, a parede fica decorada de forma dupla!

Macramê de parede para plantas.
Macramê de parede amarelo com três suportes para vasos de plantas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Editado e atualizado por Laila Lopes.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias