Medicina do ambiente: o que é e como usar na decoração

A medicina o ambiente envolve técnicas para entender a relação do ambiente com o homem a fim de construir um espaço confortável e único

- Continue depois da Publicidade -

Se sentir confortável em um ambiente é um dos princípios básicos da arquitetura e da decoração. Porém, compreender o que está por trás da decoração e entender o espaço ocupado é essencial para criar um vínculo entre o ambiente e os moradores. Por isso, o conceito de medicina do ambiente tem se tornado cada vez mais popular.

Se você já entrou em uma casa, comércio ou consultório e se sentiu em casa, é porque as técnicas de medicina do ambiente foram eficazes. Mas, você sabe sobre o que se trata a medicina do ambiente?

Para que você entenda este termo e saiba como pode ser usado na decoração, leia esta matéria até o final. Além disso, trouxemos exemplos de como aplicar na prática e transformar a áurea do seu lar.

 

O que é medicina do ambiente?

 

Sala com quadros
Sala de estar decorada através da medicina do ambiente. Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Segundo Arlete Menegatti, “a medicina do ambiente investiga a influência mútua existente entre o ser humano e o espaço que ele ocupa”. Ou seja, demonstra a forte influência da pensamentos e emoções dentro de um espaço.

Porém, existe outro ponto que deve ser levado em consideração. As energias que fluem entre as dimensões espiritual, psíquica e física.

- Continue depois da Publicidade -

“Partindo deste princípio, entende-se que cada espaço possui uma força energética única e peculiar. Ela é resultante da dinâmica entre características específicas deste local e das pessoas que o frequentam”.

Ou seja, “as ondas de forma, luminosidade, cores, a qualidade anímica e as forças psíquicas dos ambientes criam um caráter único e circular”, diz Artele.

Como resultado, cada arquitetura e cada decoração deve ser trabalhada de forma diferente e particular.

- Continue depois da Publicidade -

Por outro lado, a arquiteta, Priscila Arvani, explica a medicina do ambiente de uma forma diferente. Para ela, serve “para expandir a consciência de nossos clientes. Em relação ao seu sistema familiar, sua responsabilidade em relação ao local que habita e as emoções envolvidas em cada espaço”.

Desta forma, “harmonizando os desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais. E, promovendo bem-estar, qualidade de vida e prosperidade para os frequentadores daquele ambiente”, completou.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Em casa ou no escritório

 

Escritório.
Escritório decorado com cores que aumentam a produtividade. Fonte: Husey Kamaladdin/Pexels

 

É claro que um ambiente de trabalho deve ter uma decoração diferente de uma sala de estar. Porém, ao passar parte do dia no trabalho é importante que o escritório seja um ambiente saudável.

Além disso, a produtividade conta muito. Por isso, a medicina do ambiente une estas duas estratégias. Ou seja, a fim de garantir uma boa qualidade de vida. Como resultado, os trabalhadores estarão engajados a demonstrar seu potencial.

Para isso, o equilíbrio entre o homem e o meio em que ele vive precisa estar sempre em harmonia.

 

Leia também: 7 cores para home office que aumentam a produtividade!

 

Técnicas da medicina do ambiente

 

Medicina do ambiente.
Técnicas utilizadas na medicina do ambiente. Fonte: Pinterest

 

Existem várias técnicas utilizadas para elaborar um diagnóstico de um ambiente ou residência.

De acordo com Arlete, a medicina do ambiente é um campo multidisciplinar. Nela, estão inclusas técnicas de geocromoterapia, geobiologia e radiestesia. Além isso, Priscila Arvani acrescenta o feng shui, a iconografia, o reiki, a aromaterapia e a astrologia.

O objetivo é promover o autoconhecimendo dos moradores. Assim, criar um ambiente que seja perfeito para eles ficará muito mais fácil. E, o resultado, satisfatório.

 

O diagnóstico

 

Cada ambiente, seja residencial ou empresarial será dividido em 9 setores. Sendo: família, amigos, trabalho, criatividade, sucesso, espiritualidade, prosperidade, relacionamentos e saúde.

Em cada espaço um setor será beneficiado. Por exemplo, a medicina do ambiente trabalhada em casa beneficiará a família. Por outro lado, quando aplicada a um escritório, o foco será o trabalho.

 

Como usar a medicina do ambiente?

 

Existem algumas dicas que poderão ajudar o ambiente a ficar mais leve e fluido. Por isso, listamos algumas delas para que você conheça e implemente hoje mesmo na sua casa.

 

Você também pode gostar!

Publicidade

Liberdade

 

Sala de jantar com varanda.
Sala de jantar integrada com varanda. Fonte: RPGuimarães

 

Liberdade é uma palavra que nos remete a muitas sensações. Por isso, lembre-se de levar isso para dentro do seu próprio lar. Por exemplo, um lugar repleto de memórias e informações pode acabar dificultando a entrada de coisas novas.

Porém, não é preciso se desfazer delas por completo. Lembre-se que os bons momentos sempre ficarão guardados na memória. Então, deixe apenas o essencial visível e abra espaço para coisas novas.

Isso trará frescor ao espaço. Além disso, essa mudança irá refletir na evolução e no crescimento. Como resultado, a medicina do ambiente atuará no campo psíquico e nas emoções.

 

Confira: Decoração com fotos – 20 inspirações simples e baratas!

 

Simbologia

 

Altar em casa.
Canto da casa com pequeno altar. Fonte: Pinterest

 

Tudo a nossa volta carrega uma simbologia. Sendo assim, é muito importante conhecer e validar cada objeto adicionado na decoração. Afinal, eles irão atuar diretamente na qualidade energética do espaço.

A arte é um exemplo que pode ser usado para evidenciar a medicina do ambiente. Existem desenhos que são capazes de despertar emoções. Por exemplo, um quadro de um pôr do sol transmite tranquilidade e leveza.

Por isso, ter artigos decorativos que trazem uma simbologia e que sejam fontes de boas energias são essenciais para nos recarregar.

Você sabia que existem objetos que oferecem boas energias e outros que acabam as roubando? Então, confira nosso artigo completo com uma lista de tudo que você precisa se livrar!

 

Plantas

 

Planta na cozinha.
Cozinha com planta, que é uma técnica utilizada na medicina do ambiente. Fonte: Pinterest

 

Assim como foi falado anteriormente, as plantas oferecem diversos benefícios a um ambiente. Dentre eles, estão: a purificação do ar, a atração de energias positivas, entre outras.

Por isso, torna-se perfeita para ter adicionada em uma decoração com foco na medicina do ambiente.

 

Veja também: Planta pendentes – o que são, como cuidar e onde colocar!

 

Inspirações

 

Por fim, separamos alguns exemplos de ambientes que foram decorador a partir da medicina do ambiente.

Em primeiro lugar, os animais, que são muito utilizados na decoração de ambientes infantis, também possuem simbologia.

 

Quarto de bebê.
Quarto de bebê com decoração de elefante. Fonte: Pinterest

 

Para quebrar a monotonia do branco no banheiro, os moradores apostaram em um vaso de plantas ao lado do gabinete.

 

Banheiro com medicina do ambiente.
Banheiro branco decorado com vaso de plantas. Fonte: Pinterest

 

O home office também pode ser um lugar bem decorado. Basta utilizar recursos que ofereçam benefícios ao ambiente.

 

Home office com medicina do ambiente..
Home office com decoração suspensa. Fonte: Pinterest

 

Além disso, a coloração também é importante. O azul, por exemplo, oferece a sensação de paz e aumenta a criatividade. Como resultado, é perfeito para decorar a cozinha e o escritório.

 

Cozinha azul como medicina do ambiente.
As cores também fazem parte da medicina do ambiente. Fonte: Pinterest

 

Por fim, o quadro grande na sala é capaz de transmitir diversas sensações. Isso representa a personalidade dos moradores.

 

Quadro no hall de entrada como medicina do ambiente.
Sala com grande quadro de onda. Fonte: Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes