Plantas pendentes: o que são, como cuidar e onde colocar

Saiba o que são plantas pendentes, quais são as espécies, suas vantagens e desvantagens e ainda confira decorações para todos os ambientes!

  • 1
    Share

- Continue depois da Publicidade -

Principalmente quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, é difícil arrumar um espaço para cultivar algumas plantas. Porém, com planejamento e criatividade, é possível ter plantas pendentes em qualquer cômodo da casa. E o melhor, sem ocupar espaço!

Como resultado, mesmo que você não tenha um espaço no chão para plantar, aposte em vasos suspensos para dar vida e cor na decoração do ambiente. Por isso, neste artigo você vai saber quais as vantagens e desvantagens de ter plantas pendentes dentro de casa e como cuidar. Além disso, trouxemos +23 modelos incríveis para sala, cozinha, banheiro, varanda e até home office!

 

O que são plantas pendentes

 

 

Três plantas pendentes.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

As plantas pendentes são espécies que as folhas e ramos caem para fora do vaso em direção ao chão. Ao contrário, por exemplo, do cacto que cresce sentido ao teto.

- Continue depois da Publicidade -

Você provavelmente já deve ter visto este tipo de planta pendurada em pergolados na área externa. Mas, você sabia que elas também podem ser cultivadas dentro de casa?

Apesar de serem muito utilizadas para construir um jardim vertical, as plantas pendentes podem ser colocadas de forma solitária nos cômodos. Por exemplo, em prateleiras ou presas no teto. Assim, você não precisa esvaziar uma parede para ter suas plantas.

- Continue depois da Publicidade -

Quando o assunto são as espécies, existe uma infinidade de possibilidades. Porém, as mais comuns são: samambaias, véu-de-noiva, hera-inglesa, colar-de-pérolas, brilhantina e peperômea.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Vantagens e desvantagens de ter plantas pendentes dentro de casa

 

- Continue depois da Publicidade -

Vários vasos iguais na sala.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Antes que você decidir se quer ou não ter plantas pendentes decorando seu lar, você precisa saber quais são suas vantagens e desvantagens. Por isso, selecionamos as mais importantes para te contar!

 

  • Veja também: Decoração com plantas – serva urbana é tendência. Saiba como escolher e cuidar delas em casa!

 

Vantagens:

 

  • Economia de espaço em relação às plantas que ficam no chão;
  • Criar um jardim com plantas pendentes próximo ao teto criará uma camada de isolamento térmico. Ou seja, sua casa ficará mais fresca no verão e mais quente no inverno;
  • Quanto mais plantas você tiver dentro de casa, mais isolamento acústico você terá;
  • Por fim, quanto mais espécies de plantas pendentes você tiver dentro de casa, melhor será o resultado estético do ambiente.

 

Você sabia que existem outros truques de decoração que diminuem o calor da casa? Além disso, existe uma nova tinta capaz de resfriar sua casa sem ar condicionado!

 

Desvantagens:

 

  • O cuidado com essas plantas precisa ser redobrado. Afinal, fazer uma manutenção errada pode causar vazamentos da irrigação e drenagem;
  • A manutenção também precisa ser constante em relação as podas. Afinal, muitas espécies crescem rápido demais;
  • Antes de pendurar plantas pela casa, verifique se ela precisa ou não se iluminação direta. Depois, verifique se o lugar que você tem disponível atende a essas necessidades.

 

Como cuidar de plantas pendentes

 

Embora as plantas pendentes sejam lindas, elas exigem um pouco mais de trabalho do que as tradicionais. O primeiro cuidado é com o tipo de vaso. Cada espécie possui um tipo específico em que ela se adapta melhor. Por isso, converse com um jardineiro antes de comprar a sua.

Pelo fato de que elas ficarão suspensas, fica mais difícil identificar quando os vasos estão cheios de água ou não. Para evitar qualquer tipo de acidente ou vazamento, antes de regar, verifique se a terra ainda está úmida. E, caso o vaso de plantas possua um pratinho no fundo, veja se há água nele.

Os cuidados dependem de cada plantas, porém a rega deve ser feita em média uma vez por semana. Além disso, adicionar nutrientes na terra é muito importante para a boa conservação das plantas pendentes.

 

Você também pode gostar:

 

Onde colocar suas plantas pendentes

 

Agora que você já escolher suas espécies preferidas e sabe suas vantagens e desvantagens está na hora de escolher um cantinho para elas. Portanto, aproveite nossa galeria com plantas pendentes na sala, cozinha, banheiro e varanda!

 

Plantas pendentes na sala

 

As prateleiras que servem para expor artigos decorativos também podem abrigar suas plantas pendentes.

 

Plantas pendentes na prateleira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quando colocadas acima da televisão na sala de estar as podas precisam ser feitas regularmente. Caso contrário, ela cobrirá a imagem da TV.

 

Sala de estar decorada com muitas plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para dar destaque às plantinhas, foram colocadas luminárias suspensas com alturas intercaladas.

 

Luminárias e plantas suspensas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, caso você ache os exemplos acima muito exuberantes, não se preocupe! Existem espécies pequenas para compor sua decoração.

 

Três plantas pendentes em madeira na sala.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma forma sustentável de decorar sua casa é reaproveitando canos não utilizados e criando uma área para pendurar as plantas pendentes. Além disso, a base pode ser o lugar perfeito para organizar os livros.

 

Plantas penduradas em cano de PVC.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Não perca também nossos artigos sobre como decorar com livros e de dicas de decoração para sala integrada com cozinha!

Plantas pendentes no banheiro

 

Um toque de verde em meio a decoração de tons neutros pode ser o que faltava para dar vivacidade ao cômodo. Além disso, a corda que segura o espelho, por ser natural, combina ainda mais com a planta.

 

Um vaso de planta no banheiro pequeno.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar!

Você também pode combinar sua planta pendente com outras espécies. As suculentas são as preferidas para essa combinação no banheiro pequeno. Afinal, são delicadas e fáceis de cuidar.

 

Banheiro decorado com plantas e quadro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para uma decoração mais rústica, foque em um vaso de madeira. Por combinar com a estrutura da pia, ele deixará o espaço harmônico.

 

Vasos e plantas de madeira no lavabo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Ter muitas plantas dentro do banheiro oferece uma série de vantagens. Uma delas é trazer um toque na natureza para dentro de casa. O que resulta em um cômodo que oferece tranquilidade e paz.

 

Banheiro com banheira e muitas plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E caso você não tenha muito espaço no chão, basta ter uma estrutura em cima da banheira pequena.

 

Pedaço de madeira em cima da banheira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Veja também:

 

Plantas pendentes na varanda

 

Para quem possui uma varanda pequena, as plantas pendentes são a melhor opção para construir um jardim suspenso. Afinal, não irão ocupar espaço no chão.

 

Varanda decorada com cores neutras.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, você também pode construir uma parede verde formada por várias plantas de uma única espécie. Assim, sua área gourmet ficará decorada com artigos naturais.

 

Varanda com frigobar e adega.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sabe aqueles caixotes de feira que muitas vezes são descartados? Eles podem ser reutilizados para ser montar um mini jardim com plantas pendentes. Além disso, você também pode construir seus próprios caixotes utilizando pallets.

 

Plantas pendentes no caixote de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Aproveite e confira nosso especial sobre plantas para varanda. São várias espécies para ambientes com ou sem sol!

 

Plantas pendentes na cozinha

 

A estrutura em formato geométrico das plantas transmite a decoração em estilo moderno da pequena sala de jantar.

Sete vasos de plantas pendentes na sala de jantar.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, apostar em um jardim de plantas pendentes em cima da mesa dará mais energia e cor à decoração japandi.

 

Vaso de plantas acima da mesa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Para variar no estilo, vale a pena combinar várias espécies de plantas. Até aquelas que não são pendentes.

 

Mesa alta preta com banquetas amarelas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Uma forma simples de construir um espaço para as plantas é suspendendo uma prateleira acima do balcão da cozinha.

 

Cozinha pequena com plantas pendentes.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Jardim de plantas pendentes

 

Quanto maior o espaço pendente, maior a quantidade de espécies que você poderá mesclar na sua decoração. Neste estilo industrial, foram usadas correntes para prender o jardim.

 

Decoração industrial.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Espaços diferentes

 

A escada não precisa ser um lugar sem graça e sem decoração. Aproveite a parede vazia para colocar vasos em alturas diferentes. Como resultado, a profundidade a textura no espação farão toda a diferença.

 

Plantas pendentes na escada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Trabalhar cercado por plantas pendentes será muito mais tranquilo. Assim, basta colocar uma corda resistente no seu home office e pendurar alguns vasos.

 

Varal para plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O hall de entrada é a primeira coisa que a visita vê. E como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, invista em um design que represente a sua personalidade.

 

Hall de entrada com jardim vertical.
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 1
    Share

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes