Jardim de Suculentas: Fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração

As suculentas são tendência na decoração e servem para dar vida à qualquer cômodo. Por isso, confira fotos de diferentes espécies. Além de dicas de como cuidar, fazer quadros de suculentas e muito mais!

6.399

- Continue depois da Publicidade -

Aposto que você já viu alguma foto ou na decoração de algum lugar umas plantinhas pequenas que são super delicadas.  Elas são as suculentas! O motivo dela ser tendência na decoração é o preço acessível e a facilidade de cuidar.

 

O que são suculentas?

Qadros de madeira rústica com suculentas
Foto: Pinterest

Essas plantinhas possuem uma característica muito fácil de identificar que são as folhas gordinhas. O motivo delas serem assim é porque elas armazenam água e, por isso, não precisam ser regadas com muita frequência.

Por outro lado, outra vantagem de apostar nas suculentas na decoração é em relação ao preço. Cada plantinha custa em média 3 reais. É isso mesmo, você não leu errado!

  • Veja também nosso especial de Aloe vera, mais conhecida no Brasil como Babosa, é uma das suculentas mais famosas com muitas propriedades e benefícios para saúde, pele e cabelo. Descubra tudo sobre essa planta poderosa!

Como cultivar suculentas

Quadro com muitas plantas
Fonte: Reprodução/Instagram

Essa dica serve para quem já comprou sua suculenta e quer colocá-la em outro vaso. Aliás, continue lendo que iremos mostrar vários exemplos de vasos de suculentas decorado para te inspirar.

Voltando ao foco, preparamos um passo a passo simples e rápido para você fazer essa mudança:

  1. Em primeiro lugar, escolha um vaso com furos no fundo para drenar a água;
  2. Acrescente uma terra específica para suculentas. Ela precisa de terra vegetal, condicionador de solo, areia e húmus de minhoca;
  3. Em seguida, com cuidado, retire a suculenta do vaso original sem quebrar as raízes;
  4. Coloque a suculenta no novo vaso e acrescente mais terra, mas sem cobrir as folhas;
  5. Por fim, adicione uma cobertura: pode ser de pedras brancas decorativas ou areia.

 

Como cuidar da sua planta suculenta em 8 passos

Se você ganhou uma planta de jade ou comprou uma echevéria na loja, é importante aprender a cuidar das suculentas. Assim preparamos 8 passos para que elas fiquem cada dia mais bonitas.

1. Certifique-se de que suas suculentas recebem luz suficiente

As suculentas adoram luz e precisam de cerca de seis horas de sol por dia, dependendo do tipo de suculenta. Suculentas recém-plantadas podem queimar sob a luz direta do sol, então você pode precisar introduzi-las gradualmente à exposição total ao sol ou fornecer sombra com uma cortina transparente.

2. Gire as suculentas com frequência

As suculentas adoram o sol direto, mas se a sua fica exatamente no mesmo lugar dia após dia, é provável que apenas um lado esteja recebendo luz suficiente. Por isso, é importante girar a planta com frequência. As suculentas se inclinam em direção ao sol, então girá-las as ajudará a ficar em pé. (Inclinar-se também pode ser um sinal de que eles precisam estar em um local mais ensolarado.)

3. Água de acordo com a estação

Assim como nós, as suculentas precisam de mais energia quando estão em um período de crescimento. Durante a primavera e o verão, as plantas florescem e bebem muito mais água do que quando descansam no outono e inverno. Langton e Ray recomendam testar o solo com um dedo – quando os 1,25 polegadas de cima estiverem secos, pegue seu regador. A rega excessiva pode matar sua suculenta, então certifique-se de deixar o solo secar entre as regas.

4. Regue o solo diretamente

Quando você regar suas suculentas, molhe o solo até que a água escorra pelos orifícios de drenagem. (Se seu contêiner não tiver orifícios de drenagem, use menos água.) Não use um borrifador para regar suas suculentas – a névoa pode causar raízes quebradiças e folhas mofadas. Você também pode colocar potes em uma panela com água e permitir que a água seja absorvida pelo orifício de drenagem. Quando a superfície do solo estiver úmida, remova-o da panela.

 

Casal de vasos
Fonte: Reprodução/Instagram

5. Mantenha as suculentas limpas

“Inevitavelmente, suas plantas de interior vão gradualmente pegando poeira em sua superfície, o que pode inibir seu crescimento”, escrevem Langton e Ray. Limpe as folhas e lombadas delicadamente com um pano úmido (use um pincel macio para chegar aos pontos difíceis de alcançar).

6. Escolha um recipiente com drenagem

Suculentas não gostam de ficar em solo encharcado, então a drenagem é importante para evitar o apodrecimento. Seu recipiente deve ter um orifício de drenagem para permitir que o excesso de água escape. Os potes de terracota são ideais para iniciantes.

7. Plante Suculentas no Solo Certo

As suculentas precisam de solo que drene, então o solo de envasamento regular – ou a sujeira do seu quintal – não bastam. Escolha solo de cacto ou misture solo para envasamento com areia, pedra-pomes ou perlita. As raízes suculentas são muito frágeis, por isso seja gentil ao manusear.

8. Livre-se dos insetos

As pragas não devem ser um problema para as suculentas de interior, mas ocasionalmente você pode ter que lidar com insetos. Os mosquitos são atraídos por suculentas plantadas em solo muito úmido e sem drenagem adequada. Para se livrar de ovos e larvas, borrife o solo com álcool isopropílico a 70%.

Mealybugs são outra praga que os proprietários suculentos têm que lidar. Água em excesso e fertilização em excesso são as causas comuns de cochonilhas. Afaste as plantas infectadas de outras suculentas e borrife álcool isopropílico a 70%.

Tendência das suculentas na Decoração

As suculentas acompanham a tendência dos Jardim Verticais, com maravilhosos quadros verdes que trazem estilo e proximidade com a natureza para dentro de casa.

Composições elaboradas e perfume rústico contrastam em decorações de tons neutros e materiais como Cimento Queimado.

Jardim vertical com suculenta - Quadro de suculenta
Foto: Pinterest
Quadros de Suculentas
Fotos: Pinterest

Qadros de madeira rústica com suculentas  

Parede de Lousa

Já uma outra dica muito bacana, com toque criativo e que combina com as suculentas, é a Parede de Lousa. Nela você poderá fazer desenhos, colocar frases inspiradoras e também deixar recados. Clique no artigo e veja como fazer a sua, além de muitas fotos inspiradoras de diversos cômodos decorados com Parede de Lousa.

Quadros de Suculentas

Os quadros com composições de diferentes tipos de suculentas, também ganharam destaque na decoração, acompanhando tendências como Selva Urbana, que trazem decoração com plantas para dentro de casa. E os Materiais Naturais com um forte retorno a tudo que é natural, aspecto que vem ganhando muita força na moda.

Quadro de suculentas
Foto: Reprodução Pinterest
Paineis iluminados de suculentas
Foto: Pinterest

Paredes iluminadas, ganham texturas e toque verde com complexas e lindas composições de suculentas, que se transformam em verdadeiras obras de arte!

Como fazer quadros de Suculentas? Veja passo a passo

Confira no vídeo todo passo a passo para fazer quadro de suculentas.

Agora veja na imagem, composição para fazer em casa seu quadro de suculentas.

Decoração com suculentas

Se você está precisando de uma inspiração para colocar as suculentas em algum cômodo da sua casa, não se preocupe! Por isso, trouxemos uma galeria com vários modelos para fazer. Como resultado, temos decorações que transformam lixo em decoração e até opções mais sofisticadas.

Como resultado, se você quer uma decoração única e que trará um ar de requinte à sua casa, você com certeza irá gostar dessa opção!

Mesa de suculentas
Fonte: Reprodução/Instagram
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Por outro lado, fofura e delicadeza parecem fazer parte desta decoração. Apesar de possui diversos modelos de vasos, a harmonia é conquistada por meio do estilo de todos eles: o retrô.

Janela com suculentas
Fonte: Pexels

Quer deixar os potes de vidro com uma cara nova? Um simples barbante pode transformar sua decoração.

Vaso de vidro
Fonte: Pexels

Por fim, essa última decoração é para quem realmente é fã das suculentas. Como resultado, as almofadas combinando com as plantas criam harmonia na sala de estar.

Sala decorada
Fonte: Pexels

 

Vaso de garrafa de vinho
Fonte: Reprodução/Instagram

Mini jardim com suculentas

Se você não tem muito espaço em casa mas adoraria ter um jardim, não se preocupe! É possível ter um jardim com uma grande variedade de plantas em um vaso para decorar sua mesa de jantar.

Jardim com vários vasos com suculentas
Fonte: Reprodução/Instagram

Com criatividade, até mesmo um vaso quebrado pode se transformar em uma obra de arte.

Vaso quebrado com suculentas
Fonte: Reprodução/Instagram

Já pensou em ter um jardim ao lado do seu jardim? Parece redundante, mas um simples vaso de tamanho médio pode se transformar em um jardim repleto de espécies de plantas diferentes.

Vaso médio com suculentas
Fonte: Reprodução/Instagram

Suculentas exóticas

Existem mais de 20 mil espécies de suculentas e, com isso, nem sempre seja fácil encontrar uma em específico. As mais difíceis de achar são as espécies coloridas. Por outro lado, quando colocadas na decoração, elas dão cor ao ambiente e deixam o cantinho muito mais vivo e sofisticado.

Plantas exóticas
Fonte: Reprodução/Instagram

Espécies de suculentas

Por fim, existem algumas suculentas que são mais fáceis de achar. Assim, separamos as mais requisitadas para mostrar exemplos de como elas são lindas e podem fazer parte da decoração da sua casa.

Várias suculentas
Fonte: Freepik

Orelha de shrek

Na verdade, o nome dessa planta é Crassula ovata gollum, mas vamos combinar, é muito mais parecida com a orelha do nosso ogro preferido do que com o próprio nome original, não é verdade? Além disso, essa suculenta é completamente blindada de doenças ou pragas.

Orelha de Shrek
Fonte: Reprodução/Google

Colar de pérola

A Sunecio rowleyanus, como é cientificamente chamada, é perfeita para os jardins verticais. Isso porque ela é uma planta fina, ou seja, ela não fica para cima e acaba caindo para fora do vaso. Além disso, ela possui pequenas bolinhas que parecem pérolas verdes, por isso carrega o nome de colar de pérola.

Prateleiras com suculentas
Fonte: Pexels

Cactos

Esses modelos são um dos preferidos para decoração. Além de serem um charme, há cactos com espinhos de várias cores. Por outro lado, é preciso muito cuidado com eles, apesar de ser uma planta bonita, os espinhos podem causar problemas quando entra em contato com a pele.

Mini jardim com cactos
Fonte: Reprodução/Instagram

Rosa de pedra

O formato florido faz com que ela seja um dos modelos preferidos para decoração. A echeveria elegans, como chamam os biólogos e cientistas, indica que precisa de sol quando suas folhas arredondadas ficam mais alongadas. Ou seja, além de simples de cuidar, ela ainda indica quando precisa de alguma coisa.

Rosa de pedra
Fonte: Reprodução/Instagram

Rabo-de-burro

Ao olhar para foto, o nome que a planta carrega já é esclarecido por si só, não é mesmo? Essa é uma ótima opção para colocar ao lado do Colar de Pérola em um jardim vertical. A suculenta originada do México pode chegar a 1 metro de comprimento. Por isso, colocá-la em um local alto irá dar um destaque no cômodo.

Rabo de burro
Fonte: Reprodução/Instagram

Vasos de suculentas decorado

Por serem plantas pequenas e fáceis de transportar, é possível usar a criatividade para ter um vaso decorado. Como resultado, tanto uma lata de milho vazia quanto um vaso esculpido servem para abrigar as suculentas.

A grande dica é usar a criatividade e inovar trazendo seu estilo. Veja ainda Paisagismo Funcional: une beleza e plantas com propósito.

Carros decorados com suculentas
Foto: Reprodução Pinterest

Nostalgia e referências à vida no campo ganharam força na decoração. Este modelo de suculentas decoradas na gaiola, exploram esses aspectos.

Gaiala decorada com suculenta
Foto: Reprodução Pinterest

Que tal reaproveitar as latas de tinta criando uma decoração alegre e divertida?

Suculentas em latas de tinta
Fonte: Reprodução/Instagram

Quanto mais criativo, melhor!

Suculentas dentro da lâmpada Vasos de cuculentas em pneu de bicicleta

Os copos artesanais também podem ser excelentes abrigos para diversas espécies de suculentas.

Dois copos
Fonte: Reprodução/Instagram

Já os queridinhos da vez são os vasos que são caricaturas. Como resultado, os cabelos dela ficam muito mais lindo assim, não é mesmo?

Vaso de menina
Fonte: Reprodução/Instagram

A cor da areia e das pedrinhas ajudam a compor a decoração do pequeno jardim. Afinal, quem é que não gostaria de ganhar um presente desse?

Vaso com pedrinhas coloridas
Fonte: Reprodução/Instagram

Se você possui uma parede geométrica em seu apartamento, com certeza, eu vaso diferente como esse iria dar um up na decoração.

Triângulo de vidro
Fonte: Pexels

Continuando com os baldes decorativos que estão juntando poeira acabam sendo perfeitos para as plantinhas.

Baldes brancos com suculentas
Fonte: Pexels
Vaso de cachorros
Fonte: Reprodução/Instagram

Composições criativas com suculentas para vasos

 

Composições criativas com suculentas
Foto: Pinterest

Veja ideias e passo a passo de vaso decorado

Por fim, veja 25 fotos inspiradoras de decoração de banheiro e lavabo.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também