Décor com Plantas – Selva urbana é tendência na decoração e como cuidar de plantas em casa

É possível cultivar pequenas florestas até mesmo em apartamentos. Confira o que é selva urbana, dicas para começar a sua e as melhores espécies para plantar.

584

Se você acha que jardinagem é uma atividade exclusiva de quem mora em casas com quintais grandes, a selva urbana vai te surpreender. Essa tendência da decoração consiste em encher os cantos do apartamento com vasos de plantas, com o propósito de trazer a natureza para a cidade.

Além de trazer um colorido todo especial para o seu lar, a vegetação ainda ajuda a purificar o ar e garante um clima de tranquilidade para qualquer cômodo. Do mesmo modo, cuidar delas é quase uma terapia e uma ótima maneira de relaxar após um dia estressante.

Para que você possa começar a trazer o verde para o seu espaço, selecionamos dicas de cuidados, fizemos uma lista das melhores espécies para plantar e também trouxemos mais de 30 fotos para você se inspirar. Veja, em seguida, tudo sobre selva urbana e transforme seu apê em um jardim!

Leia também: Jardim vertical – 30 modelos inspiradores para dentro e fora de casa.

O que é selva urbana?

Também chamada de urban jungle, a selva urbana é uma resposta ao movimento de urbanização. Por causa de uma escassez de verde, ar puro e elementos da natureza nas cidades, a tendência é trazer plantas para a decoração de interiores.

O conceito tem origens no movimento hippie, quando os efeitos da poluição e das mudanças climáticas começaram a ser notados. Foi necessário, então, encontrar maneiras de se ajustar à nova realidade. Com vegetação dentro de casa é possível notar não só uma atmosfera de tranquilidade, mas também uma melhora na qualidade do ar.

Além disso, incluir a jardinagem no seu dia a dia é uma maneira de cuidar da saúde mental. De acordo com uma análise de estudos realizada pela ScienceDirect, as vantagens do cultivo de plantas incluem diminuição do estresse, controle da ansiedade e até a prevenção da depressão.

Isso porque a atividade permite desenvolver a concentração e o foco, combatendo os sintomas dessas enfermidades e beneficiando o bom humor e o relaxamento.

Você também pode gostar!
plantas em vasos próximas à janela de um apartamento
Foto: Pexels

 

Dicas para começar a sua selva urbana

Ter a sua própria selva urbana é uma forma de tornar o seu lar mais bonito e a sua mente mais leve. Mas você sabe quais são os primeiros passos para decorar com plantas?

Antes de mais nada, é necessário optar por quais variedades você vai cultivar. Mesmo que no seu apartamento ou na sua casa não bata sol, é possível ter um jardim bem cuidado. A dica é optar por espécies para meia-sombra. Isto é, aquelas que, em seu habitat natural, ficariam no solo das florestas, protegidas da luz pelas copas das árvores.

No entanto, se você quer montar uma horta com temperos ou não abre mão de plantas que precisam de sol direto, uma boa ideia é posicioná-las na varanda ou próximas às janelas.

Depois que a escolha for feita, você deve encontrar o lugar certo para cada elemento da sua selva urbana. Leve em conta as condições de luz e umidade de cada espaço, ao mesmo tempo em que usa a criatividade para fazer uma composição com os vasos.

Do mesmo modo, não se esqueça de pensar em aspectos práticos. Se for montar a sua selva urbana em cima de um móvel de madeira, por exemplo, use cachepôs ou pratinhos embaixo dos vasos para conter o excesso de água. Assim, você evita estragar a superfície após as regas.

 

vasos de plantas em cima de um móvel de madeira
Foto: Unsplash

 

As 12 melhores plantas para selva urbana

Com a sua urban jungle montada, é essencial regar, adubar e podar cada espécie de acordo com suas próprias necessidades. Por isso, preparamos uma lista com as variedades mais populares para selva urbana, bem como dicas de cuidados para cada uma delas.

 

montagem com seis variedades de plantas para selva urbana
Fotos: Pinterest
  1. Cactos: se dão bem em condições extremas e gostam de solos mais secos. Por isso, na hora de preparar o seu vaso, misture areia grossa com a terra para ajudar na drenagem. Precisam de algumas horas de sol diárias e de ambientes ventilados. Nas épocas mais quentes, a rega deve ser feita uma vez por semana e, no frio, uma vez ao mês;
  2. Clorofito: essa planta de meia-sombra chama a atenção por suas folhas longas, que podem chegar a medir até 30cm. Exige pouca manutenção, poucas podas e regas a cada três dias. Além disso, utilize adubo orgânico sempre que possível;
  3. Costela de Adão: gostam de ambientes iluminados, mas não de sol direto. Regue sempre que o solo estiver seco, use adubo orgânico mensalmente e faça a poda dos galhos maiores na primavera;
  4. Espada de São Jorge: uma variedade que vai bem tanto com sol direto quanto à meia-sombra, a Espada de São Jorge é considerada uma planta de proteção. Requer regas semanais e adubo orgânico uma vez ao mês;
  5. Hera: é ótima para ambientes internos, pois melhora a qualidade do ar. A hera deve ser aguada de duas a três vezes na semana e dispensa podas;
  6. Jiboia: uma das mais populares plantas para selva urbana, essa trepadeira deve ser regada a cada dois ou três dias. Não precisa ser podada, mas você pode cortar os galhos muito longos que tiverem raízes, colocá-los em contato com o solo úmido e criar uma nova muda. Adube com húmus de minhoca a cada três meses;

    montagem com seis variedades de plantas para selva urbana
    Fotos: Pinterest
  7. Lírio da paz: vai bem em solo úmido, só que nunca encharcado. Em dias mais quentes ou secos, é uma boa ideia borrifar as folhas com água;
  8. Marantas e calatheas: por causa de suas folhas coloridas, as plantas desses gêneros caíram no gosto dos amantes da decoração de interiores. Fáceis de cuidar, precisam ficar na meia-sombra e ser molhadas toda vez que a terra secar;
  9. Pacová: fá de ambientes quentes, úmidos e com luz indireta, o pacová tem que ser regado de uma a duas vezes e adubado com fertilizante orgânico com frequência. Assim, é possível para garantir sua cor verde e brilhante;
  10. Peperômia: posicione seu vaso em ambiente sombreado, faça a rega a cada dois dias e use adubo NPK 10-10-10 a cada três meses para garantir seu crescimento saudável;
  11. Samambaia: gostam de ficar próximo a janelas com incidência solar suave e precisam receber água, em pequenas quantidades, dia sim, dia não;
  12. Suculentas: são muito populares, uma vez que são fáceis de cuidar e a combinação de diversas variedades em um mesmo vaso fica linda na decoração. Certifique-se de que as plantinhas recebem pelo menos algumas horas de luz solar direta, que o solo tem boa drenagem e que as regas sejam feitas apenas quando a terra estiver seca.

 

Ambientes para se inspirar

Da varanda ao banheiro, qualquer canto da sua casa ou do seu apartamento pode virar uma pequena floresta. Inspire-se!

 

Varandas com vegetação

Esse é o ambiente mais comum para montar a sua selva urbana, visto que é o espaço que mais recebe sol. Aposte na mistura de vasos de tamanhos diferentes e plantas de vários tons de verde para criar uma decoração harmônica.

duas varandas com vasos de plantas
Fotos: Instagram

 

Selva urbana em salas de estar

Não tem uma varanda, mas quer cultivar espécies que precisam de luz direta para crescer bem? Então, coloque os vasos bem perto da janela da sua sala.

duas composições de vasos de plantas ao lado da janela da sala
Fotos: Instagram

Colocar plantas no rack ou em prateleiras é uma boa forma de trazer a natureza para a sua sala. Só tome cuidado extra com as podas, para que as plantas não atrapalhem a visão da TV.

racks decorados com vasos de plantas
Fotos: Instagram

Que tal combinar a vegetação com um pouco de cor nas paredes? Nessas fotos, uma sapa recebeu pintura azul degrade e, a outra, um triângulo em terracota.

salas com paredes coloridas e selva urbana
Fotos: Instagram

 

Toque de verde em salas de jantar

Está aí uma maneira de tornar a hora da refeição ainda mais gostosa: criar um cômodo aconchegante para comer rodeado por plantas!

duas fotos de salas de jantar decoradas com selva urbana
Fotos: Instagram

 

Cozinhas com selva urbana

Os armários dessas duas cozinhas brancas ganharam charme e vida com alguns vasos espalhados.

duas cozinhas com armários brancos e vasos de plantas
Fotos: Instagram

Lavar a louça nessas pias nem deve ser tão ruim com todas essas plantinhas para admirar! Se você quiser copiar o estilo, prefira espécies que gostam de ambientes úmidos.

pias de cozinha decoradas com vasos de planta
Fotos: Instagram

 

Quartos com plantas

A cabeceira e o pé da cama são ótimos para acomodar a sua urban jungle. Afinal, esses costumam ser espaços pouco utilizados.

dois quartos com plantas na cabeceira ou nos pés da cama
Fotos: Instagram

Nas inspirações a seguir, uma ou mais prateleiras cheias de vasinhos foram instaladas na parede da cama.

prateleiras com plantas nas cabeceiras de duas camas de casal
Fotos: Instagram

Tem uma janela grande no seu quarto? Coloque seus vasos ao lado dela para aproveitar a luminosidade.

duas fotos com plantas próximas das janelas dos quartos
Fotos: Instagram

Selva urbana em escritórios

Trabalhar ou estudar fica muito mais fácil em um home office com um toque de verde, não é mesmo?

dois escritórios decorados com selva urbana
Fotos: Instagram

Aqui, os escritórios que eram brancos ganharam plantas e, com elas, vida e cor!

duas fotos de home office branco com plantas
Fotos: Instagram

 

Plantas em banheiros

Pode parecer incomum, mas uma selva urbana pode ser o que faltava para deixar o seu banheiro especial. No entanto, é importante ter uma janela no local, para garantir pelo menos luz indireta.

dois banheiros decorados com plantas
Fotos: Instagram

Escolhendo as espécies certas, dá até para ter plantas no boxe, na extremidade oposta do chuveiro! Confira também: Decoração de banheiro e lavabo: 25 fotos inspiradoras.

selva urbana em dois banheiros
Fotos: Instagram

Ideias diferentes para selva urbana

Aproveite cada cantinho que tiver sobrando para posicionar os seus vasos. Aqui, eles foram colocados em cima de um guarda-roupas e até pendurados sobre o sofá.

ideias criativas para selva urbana
Fotos: Instagram

Agora que você já sabe tudo sobre selva urbana, que tal continuar lendo artigos de design de interiores? Conheça como um Empreendimento de luxo é por dentro, faça você mesmo Macramê para decoração e confira o Antes e depois das casas dos famosos.

você pode gostar também