A imagem mostra um espaço de convivência moderno e compacto com um plano aberto. A área é bem iluminada com luz natural que entra por grandes janelas. O teto é de concreto exposto com iluminação em trilho e plantas penduradas. À esquerda, há uma área de cozinha com armários escuros, eletrodomésticos de aço inoxidável e uma bancada clara. No centro da sala, há uma grande TV de tela plana voltada para uma área de estar à direita, que inclui um sofá cinza e uma pequena mesa de centro. Em primeiro plano, há uma cama desfeita com roupa de cama azul. Paredes de vidro com molduras pretas separam este espaço de outro cômodo.

Studio decorado de 37m² ganhou marcenaria planejada para aproveitar o espaço

Veja 11 fotos do studio de 37m² decorado pela arquiteta Júlia Guadix, que está localizado na Vila Madalena, bairro hype da capital paulista

Compartilhe

Desde sempre, a aquisição de um imóvel como investimento sempre foi vista como uma oportunidade segura de negócios. E atualmente, com a expansão do conceito de studios, como um studio decorado de 37m², o mercado imobiliário segue aquecido pelo interesse de compradores que apostam na expectativa da valorização imobiliária.

Além disso, há uma alta demanda pela locação para fins de turismo por meio de plataformas como o Airbnb, bem como para pessoas que alugam por questões de trabalho ou estudo. Este foi o pensamento do proprietário de um studio de 37 m², na Vila Madalena, em São Paulo, que procurou a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix, para desenvolver um projeto que aumentasse significativamente suas chances de uma locação rápida e lucrativa.

Quais o conceito e as intervenções do studio decorado de 37m²?

A missão era a de transformar o pequeno apartamento em uma morada com soluções criativas para atender aos diversos perfis de locatários, bem como oferecer uma acomodação visualmente atraente e flexível por meio da escolha de materiais duráveis. 

A imagem mostra uma cozinha moderna e uma área de estar em um layout de plano aberto. A cozinha possui armários elegantes de cor azul escuro com acabamento fosco, complementados por uma bancada cinza clara. Uma ilha central com o mesmo esquema de cores serve como área de preparação e bar, equipada com dois bancos altos. Acima da ilha, há uma luminária pendente com um tom metálico quente.
Com a retirada do forro existente na planta original, o concreto e os dutos elétricos ficaram visíveis, atributos que marcam a estética industrial realizada pela arquiteta Júlia Guadix. Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

“Esse projeto se tornou um dos meus queridinhos, pois mesmo com uma metragem reduzida conseguimos aproveitar bem a planta e projetar um apartamento super funcional. Implementamos uma marcenaria muito bem planejada, que entregou mais praticidade para todos os cômodos e equilibrou a referência da decoração industrial”, ressalta a arquiteta.

Como é o studio decorado de 37m²?

Seguindo as referências do industrial, uma das decisões foi a remoção do forro de gesso que deixou o studio decorado de 37m² com a linguagem industrial e despojada do concreto exposto.

“Sem contar que ganhamos 18 cm de pé-direito”, explica a profissional. Para o piso foi especificado porcelanato 80×80 com padrão de cimento queimado, que oferece baixa manutenção e se encaixa bem no estilo industrial. 

Com o imóvel completamente vazio, Júlia trabalhou com a liberdade de executar a marcenaria que delineou o layout e aproveitou cada centímetro disponível para criar espaços de armazenamento eficientes e móveis que maximizam a funcionalidade em um imóvel com metragem reduzida. 

Cozinha 

Primeiro ambiente avistado desde a entrada, a bancada de granito cinza absoluto, em formato de U, foi a escolha providencial para a triangulação eficiente entre cooktop, pia e geladeira.

A imagem mostra uma cozinha moderna com uma combinação de acabamentos em cinza e madeira. A cozinha possui armários inferiores em tom cinza escuro e armários superiores em um tom mais claro, com puxadores visíveis. Uma bancada de madeira se estende de um lado, servindo também como um balcão de café da manhã com dois bancos embaixo. Acima da bancada, há luminárias pendentes com acabamento em cobre, que adicionam um toque de calor ao espaço.O teto é de concreto exposto, e há várias plantas em vasos espalhadas pela cozinha, contribuindo para uma sensação orgânica. No lado direito da imagem, há uma grande janela que permite a entrada de luz natural, tornando o espaço claro e arejado. O piso é de concreto polido, complementando a estética industrial do teto.
A marcenaria planejada entregou um excelente armazenamento e recursos interessantes. Com isso, o ambiente tornou-se completamente funcional e mais prático para as tarefas do dia a dia. Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

No tocante à cor, o azul se integrou com as referências do industrial e, ao mesmo tempo, entregou leveza ao ambiente. Para completar a sua estrutura, a máquina lava e seca foi discretamente camuflada em um dos armários.

A imagem mostra uma cozinha moderna com um design minimalista. Os armários são de cor azul fosco, e as bancadas são cinza claro, criando uma estética de tons frios. A cozinha possui uma pia embutida com uma torneira alta e está equipada com eletrodomésticos de aço inoxidável, incluindo um forno. Acima da bancada, há um backsplash de azulejos brancos que adiciona textura ao espaço. À esquerda, há uma estante aberta exibindo vários itens de cozinha e obras de arte emolduradas. Uma luminária pendente com acabamento em madeira natural está suspensa acima, contribuindo para o ambiente contemporâneo.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

“Dessa forma, o futuro inquilino não precisará utilizar a área compartilhada do prédio, podendo lavar suas roupas no conforto de casa”, analisa a arquiteta que, com a mesma estratégia da discrição, ocultou o lixo para não comprometer a estética do ambiente. 

A imagem mostra uma cozinha moderna com um interior minimalista. O esquema de cores consiste em tons suaves, com armários azul-acinzentados e um teto de concreto. Há uma geladeira de aço inoxidável à esquerda, ao lado de armários altos da mesma cor. Os armários inferiores estão sob uma bancada branca que abriga uma pia com torneira e alguns itens de cozinha, como pratos e potes. Na bancada, também há dois limões, uma laranja e uma garrafa de vidro com líquido. Acima da bancada, há duas prateleiras; uma com copos e garrafas e outra com plantas verdes. O piso é claro, possivelmente de azulejo ou laminado. Quatro luminárias pendentes iluminam o espaço junto com a luz natural que entra de fora da imagem.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

Estar 

Delimitada pela bancada da cozinha, mesmo compacta a sala de estar é aconchegante e agradável com a presença de um sofá-cama e a ajudinha da marcenaria planejada, Júlia desenhou um buffet com espaço para armazenamento inferior e uma bancada na parte superior.

A imagem mostra uma cozinha moderna com um design que combina diferentes materiais. Há concreto visível em parte das paredes e no teto, contrastando com elementos de madeira usados predominantemente nos armários e na ilha central. A ilha possui uma bancada que se estende, criando uma área de bar com três bancos altos de pernas de metal preto e assentos de couro marrom. Acima da ilha, pendem duas luminárias com acabamento em latão, suspensas do teto de concreto exposto.A parede ao fundo da cozinha é equipada com bancadas e armários cinza escuro, acompanhados por um backsplash em tons de cinza mais claros. Há também prateleiras embutidas cheias de copos ao lado de uma geladeira que se integra aos armários. Na bancada da ilha, há pratos dispostos como se estivessem prontos para uma refeição, junto com alguns itens decorativos como vasos.
Compacto e bem aproveitado, o estar ganhou mobiliários multifacetados como o aparador, que se transforma em mesa para as refeições, e o sofá-cama que acomoda os hóspedes. Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

Sobre ela, o minibar acompanha a decoração minimalista e industrial. Encostado no balcão da cozinha, o aparador desempenha duas funções: serve como mesa para refeições rápidas e pode se transformar em uma mesa de jantar maior.  

A imagem mostra um interior de apartamento moderno com um layout de plano aberto. O teto é de concreto inacabado, e há duas luminárias pendentes com design simples. À esquerda, há uma área de cozinha com armários azul-escuros e detalhes em madeira. A bancada da cozinha também é de madeira, e há vários bancos com assentos pretos e pernas de madeira ao longo dela. Acima da bancada, prateleiras abertas seguram vários itens de cozinha.Ao lado da cozinha, há uma área de jantar com uma mesa de madeira e cadeiras com estofado laranja e estruturas pretas. Uma grande janela ocupa quase toda a parede direita, proporcionando muita luz natural e uma vista dos prédios do lado de fora.Em primeiro plano, há uma área de estar com um sofá cinza adornado com almofadas de padrões geométricos em tons de azul e laranja. Em frente ao sofá, há um tapete em cores suaves e, à direita, uma pequena mesa lateral com itens decorativos.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

Relacionadas

Soluções inteligentes 

Fazendo a divisão entre a área social e a ala íntima, a porta camarão proporciona privacidade quando fechada. Dessa forma, o morador pode receber convidados sem expor o dormitório, garantindo um ambiente mais reservado

Para fazer a divisão entre a área social e a ala íntima do studio decorado de 37m², a profissional precisou ser meticulosa para e encontrar respostas que propiciassem ainda mais conforto.

A imagem mostra um quarto moderno com uma estética de design industrial. O quarto possui um teto de concreto exposto com canos e dutos visíveis, pintados de preto. Uma grande cama está posicionada centralmente no espaço, com roupas de cama cinza e almofadas azuis e laranjas que adicionam um toque de cor. Acima da cama, há uma grande TV de tela plana contra uma parede escura, criando um ponto focal. À esquerda da cama, há portas de madeira de altura total, provavelmente armários, que complementam o piso de madeira que se estende por todo o espaço.À direita do quarto, há uma longa mesa ou bancada de madeira que corre paralela à cama, sobre a qual repousam itens decorativos, incluindo o que parece ser uma bandeja com copo. O quarto é bem iluminado pela luz natural que entra por janelas não visíveis na imagem, mas sugeridas pelos reflexos nas superfícies e objetos dentro do quarto.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 
  • Logo depois, leia Calathea: tipos, como cuidar e 24 fotos de ambientes decorados com a planta

Sem espaço para um rack com TV, o caminho foi desenvolver uma estrutura giratória posicionada entre o quarto e a área social. “Com ela, foi possível direcionar a TV para qualquer lugar, permitindo sua visão em vários pontos do studio decorado de 37m², explica. 

A porta camarão, de serralheria, combinou estética e funcionalidade com seu sistema de dobra que permite a abertura sem comprometer a área em seu entorno.

Além disso, como ela se restringe apenas ao vão do quarto, Júlia aproveitou os espaços ao lado da porta camarão, voltados para a sala e cozinha, para conceder áreas de armazenamento para produtos de limpeza e o quadro de distribuição. 

Dormitório  

Seguindo na mesma toada, a cama queen é acompanhada por espaços de armazenamento como o baú da cama, a sapateira na cabeceira e o armário que vai de uma ponta a outra da parede.

A imagem mostra um quarto moderno. A cama está centralizada, com um edredom cinza e várias almofadas em tons de azul e laranja. Acima da cama, há uma grande TV de tela plana montada no teto, inclinada para baixo em direção à cama para facilitar a visualização. À direita da cama, há uma luminária de chão alta com acabamento dourado, adicionando um toque de elegância ao ambiente. O quarto tem teto de concreto com dutos expostos, conferindo um estilo industrial, enquanto as paredes são pintadas em um tom calmante de azul.À esquerda da cama, há uma porta de vidro que parece levar a outro cômodo ou talvez a uma varanda, permitindo a entrada de luz natural. De um lado dessa porta de vidro, há plantas em vasos penduradas no teto, introduzindo um toque de verde ao espaço.
No dormitório do studio, a arquiteta Júlia Guadix conseguiu colocar uma cama queen, sem comprometer a circulação no ambiente. Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

“Sem dúvidas, o armário do quarto é um dos acertos deste layout. De parede a parede, comporta um grande volume de roupas sem prejudicar a circulação e sem se tornar um bloqueio visual. À frente dele, a cabeceira, que também serve de mesa de apoio e sapateira, foi uma maneira de criar mais armazenamento e trazer aconchego ao quarto”, detalha a arquiteta.

A imagem mostra um quarto moderno com uma cozinha de plano aberto ao fundo. A área do quarto possui uma grande cama com cabeceira estofada cinza, roupa de cama branca e almofadas azul-marinho e laranja. Há uma mesa de cabeceira de madeira com um abajur amarelo visível de um lado da cama. O teto é de concreto, e há uma viga exposta com plantas verdes em cima.A área da cozinha inclui armários azuis, uma geladeira e o que parece ser um forno ou lava-louças embutido nos armários. As paredes são pintadas de azul escuro ou cinza, contrastando com o piso de madeira clara.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

Na decoração, elementos minimalistas, cores neutras e ideias diferentes como os bolsos na cabeceira da cama para acomodar celular, óculos, livros, etc. 

  • Ao mesmo tempo, leia CASACOR SP 2024: 9 tendências de decoração e 27 fotos dos ambientes da mostra de arquitetura

Banheiro 

Com uma boa base entregue pela construtora, o banheiro permaneceu com boa parte dos elementos originais e a profissional elaborou os armários e detalhes adicionais como o box com porta de abrir, pintura e o espelho com iluminação LED slim.

A imagem mostra um banheiro moderno. Há um grande espelho acima de uma pia com uma bancada escura que se estende por toda a largura da imagem. Abaixo da bancada, há armários de madeira clara que fornecem espaço de armazenamento, com duas prateleiras visíveis contendo itens organizados, como toalhas e produtos de higiene. À direita da pia, há um vaso sanitário. A parede é parcialmente revestida com azulejos azuis até a altura da pia, enquanto a parte superior parece ser pintada em uma cor mais clara. A luz natural parece entrar por uma janela à esquerda, refletindo no espelho e contribuindo para uma atmosfera clara e arejada.
No projeto realizado pela arquiteta Júlia Guadix, o banheiro ganhou cor, box e marcenaria planejada. Bancada e revestimentos foram mantidos os entregues pela construtora. Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 

Para proprietários que compram studios para investimento, Júlia recomenda a instalação de todos os acessórios, tais como suporte de toalhas, ganchos, papeleira, ducha higiênica, suporte para shampoo, etc. Este cuidado, além de facilitar a vida do inquilino, evita a colocação de itens indesejados ou danos ao imóvel. 

A imagem mostra um banheiro moderno. À esquerda, há um box de vidro com uma parede de azulejos brancos. Em frente ao box, há um piso bege claro que se estende por todo o espaço. À direita, há uma longa bancada com uma pia integrada, acima da qual há um grande espelho que ocupa quase toda a extensão da bancada. Abaixo da bancada, há armários de madeira que fornecem espaço de armazenamento. O esquema de cores consiste em tons neutros como bege, branco e madeira, dando ao banheiro uma estética limpa e minimalista.
Projeto: Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci 
  • Em seguida, leia Decoração barata: 15 ideias criativas e acessíveis para renovar a sua casa

Studio decorado de 37m²: sobre o Studio Guadix 

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório, que antes se chamava Liv’n Arquitetura, nasceu com o intuito de construir, junto aos clientes, projetos originais e personalizados, capazes de promover mudanças tanto no imóvel como no estilo de vida dos moradores.

A troca de nome para Studio Guadix, planejada por Júlia e seu irmão Victor, que também integra a equipe, aconteceu em 2021. Mas o propósito da arquiteta segue o mesmo desde o princípio: entregar trabalhos que passem a ideia de conforto e modernidade por meio de um estilo simples, acolhedor e atemporal. Até agora, são mais de 30 reformas concluídas. 

Enfim, para mais conteúdos como este, o Fashion Bubbles te convida a ler também Reforma de apartamento de 190m² permitiu personalização dos espaços em nossa categoria decoração.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias