Halloween: História, símbolos e como se vestir para a festa

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um dos feriados mais esperados do ano. Entenda a origem dessa data e dicas de como se preparar para a festa.

- Continue depois da Publicidade -

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um dos feriados mais esperados do ano. Afinal, envolve muita criatividade para as fantasias, decorações das festas e o famoso bordão “travessuras ou gostosuras”. 

Mas a verdade é que a maioria das pessoas desconhece a origem do Halloween e o significado dos símbolos da festividade.

Ao mesmo tempo, tem quem deixe de comemorar por não saber exatamente como se vestir e se maquiar para a ocasião. Se este é o seu caso, então o artigo de hoje é tudo de que você precisava! 

Em seguida, você vai entender brevemente a origem do Halloween no Brasil e no mundo. Além disso, vai receber dicas incríveis para se vestir e se comportar em uma festa de Dia das Bruxas. Confira!

 

A história do Halloween

 

- Continue depois da Publicidade -

historia do Halloween

 

O Halloween começou como um festival que fazia parte do calendário celta irlandês chamado Samhain. Assim, era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro para marcar o fim do verão. 

- Continue depois da Publicidade -

Os celtas acreditavam que os fantasmas dos mortos regressavam à terra no dia 31 de outubro. Então, esse era o motivo dos problemas das plantações. 

Entretanto, eles também pensavam que a presença desses espíritos facilitava as previsões dos druidas e sacerdotes.

A fim de comemorar o evento, os druidas construíam enormes fogueiras sagradas. Dessa forma, as pessoas se reuniam em volta delas para queimar oferendas às deidades celtas. 

- Continue depois da Publicidade -

Durante a comemoração, as pessoas usavam trajes geralmente constituídos por cabeças de animais e peles. Durante os ritos, eles falavam sobre o futuro por meio de artes divinatórias.

Quando a comemoração chegava ao fim, eles “reacendiam” seus corações com esperanças. Assim sendo, pediam à fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o próximo inverno.

Estudiosos afirmam que a Igreja Católica, em uma tentativa de cristianizar um feriado pagão, alterou a data do Dia de Todos os Santos, antes 13 de maio, para 1º de novembro. Desse modo, os dois feriados se entrelaçaram.

 

 

O Halloween no Brasil

 

A celebração de Halloween veio “na bagagem” de alguns imigrantes da Irlanda para os Estados Unidos, na época da Grande Fome de 1845. 

A partir da data, a comemoração se popularizou também na América do Norte, sendo um dia marcante. 

O Brasil, sendo fortemente influenciado pela cultura norte-americana, passou a ter contato com a tradição de Halloween. Gradualmente, passou a celebrá-lo nos grandes centros urbanos. 

Apesar de alguns clubes, bares e escolas de idiomas celebrarem a data aqui no Brasil, a festividade não tem o mesmo peso que em outros países. Além disso, não segue à risca todos os detalhes.

É interessante que, no mesmo dia 31 de outubro, foi instituído o Dia do Saci. Isso por meio de um projeto de Lei que define a comemoração de um símbolo nacional. 

 

  • Veja também nosso especial de Frases de Halloween: 50 mensagens para desejar feliz Dia das Bruxas com dicas de cartões para enviar no WhatsApp. Além de  Halloween em casa: faça você mesmo o melhor Dia das Bruxas para a criançada.

 

feliz Dia das Bruxas
Montagem: Paulo Costa

 

Tradições e símbolos de Halloween

 

Existem muitas tradições e símbolos correspondentes às festividades e celebrações de Halloween. Confira, logo após, o significado de cada ícone da tradição.

 

 

Abóboras

 

Durante o ritual de ano novo, os celtas colocavam velas em nabos ocos para iluminar os caminhos dos antepassados. Ao mesmo tempo, queriam afastar espíritos maus e eliminar os sentimentos negativos entre aqueles que viviam no mundo material. 

Ao chegar nos Estados Unidos, os nabos foram substituídos por abóboras decorativas entalhadas. Afinal, elas simbolizam fertilidade e sabedoria.

 

frases de Halloween em foto de abóbora
Fonte: Lisa/Pexels (adaptada)

 

Cores

 

As cores laranja e preto se explicam quando voltamos à origem do Halloween. O festival de Samhain acontecia no período do outono, quando as folhas das árvores ficavam alaranjadas e os dias mais escuros, remetendo ao preto. 

Outra explicação ocorre quando observamos a maioria dos animais e personagens relacionados ao Halloween, como:

  • morcegos;
  • gatos pretos;
  • bruxas e o período noturno, que dão um toque mais assustador à data. 

É comum encontrar também a cor roxa na maioria das festas de Dia das Bruxas atuais. A cor remete a magia, feitiçaria e rituais pagãos. 

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

Foto decoração portas Halloween.
Fonte: Pinterest. Montagem: Laila Lopes

 

Vestimenta

 

As fantasias e máscaras utilizadas no Halloween também têm raízes no feriado de Samhain, Então, acreditava-se que essas características ajudavam a afastar e enganar os espíritos maus.  

Os trajes de Halloween são totalmente associados a fantasias temáticas, baseadas em personagens de filmes, histórias e séries de terror. Afinal, a atmosfera da comemoração demanda vestimentas mais sombrias e fantasmagóricas. 

É muito comum observar, por exemplo, tanto crianças como adultos vestidos de personagens clássicos, como:

  • bruxas;
  • vampiros;
  • fantasmas e esqueletos, que era a forma que os mortos assumiam em outro mundo, para aqueles que celebravam o dia de Samhain;
  • zumbis;
  • e muitos outros.

Em todos os casos, a maioria das fantasias são feitas pelos próprios convidados. 

A técnica de “faça você mesmo” pode ser utilizada também para a decoração das festas. Dessa maneira, é excelente para quem deseja criar fantasias e ambientes únicos sem gastar muito. 

 

  • Veja fantasias super estilosas em  Fantasias de Halloween da “Gossip no Insta” 2021: os looks mais irados da festa

 

fantasia irada de halloween

 

Gostosuras e travessuras

 

Gostosuras (ou doces) ou travessuras, do inglês “trick or treat”, tem origem na Grã-Bretanha. Assim, relaciona-se a crianças que vão de casa em casa pedindo doces no Dia das Bruxas. 

Caso a família não lhes dê os doces, elas ameaçam alguma travessura contra suas casas. Por exemplo, jogar ovos, papel higiênico, farinha ou “brincadeiras” do tipo. 

A origem do bordão também se relaciona à cultura celta, com a crença de que, para não amaldiçoarem as plantações e a vida dos vivos, os espíritos precisavam receber comidas e doces. 

 

  • Veja mais ideias fáceis de fazer em Decoração Halloween – Faça em casa uma festa digna de filme gastando pouco!

 

Dicas de como se vestir em uma festa de Halloween

 

Agora que você já conheceu os principais tópicos e origens históricas de uma festa de Halloween, que tal descobrir como se vestir e em quais maquiagens se inspirar para ir a uma festa, mesmo que online? 

 

Maquiagem

 

halloween maquiagem
Inspiração de Make para o Halloween 2021:   It A Coisa. Veja como fazer com passo a passo maquiagem do filme

 

A maquiagem para o Dia das Bruxas pode ser simples, acompanhada de uma fantasia chamativa, ou mais elaborada, caso o traje seja mais comum. 

É importante ressaltar que, para conseguir uma maquiagem criativa, não é preciso gastar muito: você mesma pode buscar inspirações em canais como Pinterest, YouTube e Instagram e reproduzir em casa. 

Algumas maquiagens de Halloween simples para homens e mulheres são baseadas em personagens de filmes que tem poucas características, como Esquadrão Suicida, com seus protagonistas Arlequina e Coringa. 

 

 

Fantasia e máscara

 

halloween maquiagem fantasias

 

Para as fantasias, máscaras e capas, o mesmo princípio se aplica: você pode desenvolver com base no que tem em casa.

Escolha algum personagem com traje que se assemelhe a determinadas roupas que você já possui no guarda-roupas, ou que são fáceis de encontrar. 

Para incrementar a produção, você também pode fazer tiaras decoradas, como coroas de sereias, chifres da Malévola, ou até mesmo o cabelo da Medusa, com várias serpentes. 

 

  • Enquanto isso, confira “Round 6”: dicas para fantasias de Halloween inspiradas na série

 

Conclusão

 

É muito interessante analisar as origens do Dia das Bruxas, não acha? Ao mesmo tempo, é importante saber onde se inspirar para se fantasiar e decorar os ambientes à caráter. 

Gostou desse conteúdo? Então, siga o Fashion Bubbles no Google News para ficar sempre por dentro das novidades!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes