Papel de parede: quais os tipos, como colocar e onde usar

Se você quer redecorar sua casa com facilidade, sem preocupação com obras e ainda gastando pouco, sua solução tem nome: papel de parede. A praticidade da colocação junto com a variedade de estampas fizeram a procura por esse revestimento explodir!

Então, se você quer saber tudo sobre papel de parede como quais os tipos, passo a passo de como colocar e ainda conferir uma super galeria, continue lendo. Tem imagens de sala, quarto, banheiro e até home office.



Quais são os tipos de papel de parede?



Fonte: Reprodução/Pinterest


Essa é uma pergunta frequente na hora de escolher o que melhor se enquadra com a necessidade de cada um. Basicamente, quando se trata do modo de aplicação, existem apenas dois tipos: o que é uma espécie de adesivo e outro que você precisa passar cola na parede para grudar o papel.

Mas, para que você entenda as diferenças entre eles, suas vantagens e desvantagens, vamos analisá-los de forma separada.



Fonte: Reprodução/Pinterest


Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui e depois na estrelinha 🌟 lá no News.



Papel de parede



Fonte: Reprodução/Pinterest


Esse tipo requer o uso da cola na parede. Como resultado, é preciso contratar uma mão de obra especializada para essa aplicação. Afinal, o papel é bastante delicado.

Além disso, o material desse revestimento é considerado mais sofisticado. Há pouco tempo existiam apenas alguns modelos disponíveis de papéis de parede. Porém, hoje é possível encomendar um desenho exclusivo.

Por outro lado, por ser um produto de alta qualidade a limpeza e manutenção desta área pode ser mais trabalhosa. Mas, ao final, lembre-se que mesmo com os cuidados frequentes, o material não terá perda de qualidade.



Adesivo



Fonte: Reprodução/Pinterest


Para quem possui poucos recursos financeiros para fazer a redecoração de um cômodo, o adesivo de parede é a melhor opção. Isso porque por ter sua própria cola, ele é mais fácil de colocar na parede e, por isso, não querer mão de obra especializada.

Mas, se você não sabe como colocar sozinha, não se preocupe! Daqui a pouco explicaremos o passo a passo de todo o processo de aplicação.

Por outro lado, apesar dessa facilidade é importante mencionar que a durabilidade é bem menor. Por isso, é aconselhado que este seja colocado em um local onde não haja contato direto com o sol.

Related Post

Já em relação a manutenção, a profissional Patrícia Davel ao Folha Vitória diz que “se trata de um produto que é mais sensível à limpeza. Um material que exige mais cuidado”.



Quais são os tipos de papel de parede?



Fonte: Reprodução/Pinterest


Diferente do adesivo de parede, onde há apenas uma opção de revestimento, quando se trata de papel de parede nos deparamos com 6 modelos.


Vinílico


Fonte: Reprodução/Pinterest


Esse é um modelos de papel de parede mais resistentes que existem. Isso porque ele é feito de PVC. Por isso, pode até ser lavado com água e sabão. Além disso, a camada de vinil possui durabilidade média de até 12 anos.

Os locais mais utilizados para esse tipo de papel de parede são os banheiros e cozinhas. Exatamente por não ocasionar problemas ao entrar em contato com a água.


Alto relevo


Fonte: Reprodução/Pinterest

Já viu uma parede almofadada e com um aspecto super macio? Ela provavelmente era feita com um papel de parede com alto relevo.

Mas, ao contrário do vinil, ela não pode ter contato com a água. Portanto a limpeza deve ser feita apenas com um pano seco. Além disso, opte por decorar com esse tipo de revestimento a sala e o quarto.


Celulose


Fonte: Reprodução/Pinterest

Apesar de ser a opção mais barata de papel de parede oferecida no mercado, existe uma série de regras que precisam ser avaliadas.

Em primeiro lugar, em comparação com as outras opções ela é a menos resistente. Por ter uma expessura igual a uma folha de papel comum, ela é facilmente rasgada e precisa ser colocada em uma parede completamente lisa. Como resultado, é preciso lixar a parede antes da aplicação.


Papel de parede emborrachado



Fonte: Reprodução/Pinterest

Cuidado para não confundir o revestimento em alto relevo com o emborrachado! Esta opção é feita em EVA e possui duração média de 12 anos.

Para limpeza, basta uma bucha macia com um pouco de sabão neutro.


Veludo


Fonte: Reprodução/Pinterest

O veludo é uma das tendências dos anos 80 que voltou com tudo. E, isso tem motivo! O luxo e o requinte que o revestimento proporciona é excelente para decorar ambientes clássicos.

Mas, se você quer ter um desse no seu quarto, prepare-se pois esta é a opção mais cara do mercado. Além disso, os cuidados de limpeza devem ser feitos apenas com um pano seco ou, no máximo, um aspirador de pó.


TNT


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, trouxemos outra opção super resistente e que não tem problema com água. A mistura de fibras sintéticas e naturais faz com que este papel de parede possa ser colocado em superfícies com pequenas imperfeições.

Os locais preferidos para este revestimento são o lavabo e a cozinha.


Como colocar papel de parede?


Fonte: Reprodução/Pinterest

A seguir separamos uma lista de materiais necessários para a aplicação do se papel de parede e um passo a passo.

Materiais necessários

  • Fita métrica
  • Cola em pó
  • Balde
  • Rolo de pintura
  • Pano seco
  • Espátula
  • Estilete
  • Escada
  • Tesoura

Passo a passo

  1. Em primeiro lugar, lixe a parede e confira se não há nenhum relevo que possa danificar o papel de parede;
  2. Meça a parede e veja o tamanho do papel de parede que será utilizado. Lembre-se de deixar cerca de 10 cm sobrando para imprevistos.
  3. Coloque a cola em pó no balde e dilua com um pouco de água. Em seguida, use o rolo de pintura para espalhar o líquido no papel de parede. Comece do centro em direção às laterais.
  4. Comece a aplicação de cima para baixo. As bolhas de ar que aparecerem podem ser retiradas com ajuda do pano seco;
  5. Por fim, use a espátula para indicar o começo e o fim do papel de parede e o estilete para cortar as sobras.

Prontinho, seu papel de parede já está instalado!


Galeria


Agora, separamos ainda uma galeria para mostrar exemplos de papel de parede em diversos cômodos!


Papel de parede infantil


O estilo montanheiro é perfeito para o quarto dos pequenos que adoram aventuras.


Fonte: Reprodução/Pinterest

O azul é uma cor que inspira paz e tranquilidade. Por isso, é tão utilizada nos quartos infantis.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Para manter os brinquedos sempre organizados, aposte em uma prateleira de pallet.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Fique sempre atenta com a cor tendência do ano. Além de ficar super na moda, o quarto ainda reflete a realidade vivida.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Que tal uma parede geométrica em preto e branco no quanto do bebê? Como resultado, ela poderá ser aproveitada até mesmo na fase adulta. Afinal, ela reflete modernidade e criatividade.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Sala


Principalmente na sala pequena, priorize a cor da parede com os móveis. Assim, ele parecerá mais organizado e harmônico.


Fonte: Reprodução/Pinterest

As estampas florais voltaram com tudo. Além de super coloridas, elas oferece um toque de naturalidade e refrescância ao cômodo.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Esse papel de parede parece ter sido feito com uma régua, não é verdade?


Fonte: Reprodução/Pinterest

Os elementos naturais estão em alta. Além disso, surgiu um novo estilo de decoração que trás o aconchego e o minimalismo como premissas, que é o japandi.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Quarto com papel de parede


A delicadeza das flores agregam valor ao ambiente. Como resultado, a combinação com o azul bebê deixa o local ainda mais leve.


Fonte: Reprodução/Pinterest

O uso do tom sobre tom na decoração oferece profundidade e textura ao ambiente.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Que é que nunca sonhou em viajar o mundo? Com criatividade é possível transformar qualquer desenho em um papel de parede.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Home office


O desenho em meia parede deixa o local mais discreto. Por isso, é muito utilizado em home office.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Escolha sempre cores claras e leves que inspiram criatividade e que sejam pouco enjoativas.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, para evitar enjoar do papel de parede, que tal mudá-lo para o teto? Como resultado, você terá um ambiente super criativo e exótico.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Nós sabemos que quadros não são objetos decorativos baratos. Mas, uma solução criativa para isso é colar faixas de papel de parede e decorá-las com molduras.


Fonte: Reprodução/Pinterest

As plantas possuem um papel essencial na decoração de cômodos de cores neutras. Mas, se você não possui tempo para os cuidados, aposte nas suculentas.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Banheiro com papel de parede


Por fim, além do papel de parede, existem duas coisas super divertidas que merecem ser notadas neste banheiro pequeno: o quadro e o formato do espelho.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Vídeos práticos


Por fim, separamos uma série de vídeos para você aprender, na prática, como colocar papel de parede.




Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados