Dois cômodos com tendência de decoração 2023.

Tendência de decoração 2023: 40 fotos + itens e estilos que estarão em alta no próximo ano

Design biofílico e adega são algumas das 9 tendências de decoração 2023 com fotos e vídeos para você se inspirar

Compartilhe

Que tal conhecer as tendências de decoração 2023 mais bombadas? Aqui você confere as novidades no mundo da arquitetura. Portanto, se você é um profissional da área e quer entregar o que há de mais novo no mercado para seus clientes, ou é um amante de décor que pretende construir ou reformar, está no lugar certo.

Sendo assim, você encontrará tanto estilos quanto objetos e acessórios que estarão em alta em 2023, segundo especialistas da área.

Por isso, não se esqueça de salvar as principais dicas e curtir suas inspirações preferidas!

Tendências em cores do ano 2023

Em primeiro lugar, trouxemos as tendências de cor. Afinal, são elas que ditam a personalidade do ambiente e, assim, são capazes de aflorar uma série de emoções.

Cores do ano 2023.
Fonte: Suvinil, Coral e Tintas Renner by PPG.

Anualmente, as marcas de tintas elaboram um estudo a fim de apresentar qual será a cor do ano. Embora nenhuma delas tenha chegado no mesmo tom, elas são baseadas em critérios diferentes que envolvem a rotina e os sentimentos humanos.

Dessa forma, confira as cores do ano 2023 da Suvinil, Coral, Pantone e Tintas Renner com dicas de como adicioná-las no ambiente. São elas:

  • Suvinil: Calcita Alaranjada;
  • Coral: Silêncio de Inverno;
  • Tintas Renner: Vining Ivy;
  • Pantone: Viva Magenta;

Em seguida, confira uma inspiração da cor Calcita Alaranjada usada em um quarto infantil:

@tintas_suvinil

Gostaram? O @Apartamento 203 transformou o quartinho do Gui para receber o Leo na Creche Candelária usando a cor do ano 2023, Calcita Alaranjada, como ponto de partida do projeto. Ficou um quarto lúdico e acolhedor, não é mesmo? #quartodebebe #quartoinfantil #pintura #decoracao #arquitetura

♬ som original – Tintas Suvinil

Além disso, veja também um vídeo do Tiktok de como a cor Silêncio de Inverno da Coral fica na prática:

https://www.tiktok.com/@mauricioarruda/video/7142935625115634950?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446
  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Design biofílico

Basicamente, esse estilo de decoração tem o objetivo de adicionar plantas dentro de casa. Foi-se a época em que um quintal com terra era essencial para criação de um jardim.

Hoje em dia, com grande parte das pessoas morando em apartamento, é fundamental criar um espaço de cultivo. Esse recurso oferece ligação com a natureza e ajuda na purificação do ar.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Afinal, não é todo tipo de planta que pode ser usada no quarto ou ao lado do sofá, por exemplo. Por isso, não deixe de ler nossos artigos com dicas de plantas para usar na sala.

Em seguida, confira a transformação de um banheiro com a adição de plantas na parede:

https://www.tiktok.com/@nestbyjess/video/7116555634769661226?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446

Quer ter um jardim vertical mas não tem muito dinheiro guardado? Então confira no vídeo abaixo uma inspiração de como é possível fazê-lo com material reciclado:

https://www.tiktok.com/@agarotadasplantas/video/7103976168713489669?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446

Veja também dicas de quais plantas são as mais fáceis de cuidar:

Sustentabilidade

Atualmente, as pessoas têm procurado formas de preservar o meio ambiente por meio da sustentabilidade. Isso já acontece no mundo da alimentação, embalagens e moda e está chegando também ao universo da arquitetura e decoração.

A atenção se volta aos materiais sustentáveis e a processos de fabricação e distribuição conscientes. Além disso, há uma preocupação maior com produtos duráveis.

“Apresenta primeiro a importância de fazer escolhas que tenham significado para você, mas também fugir do consumo impulsivo que pode acabar gerando muito descarte”, explica a arquiteta Patricia Martinez.

Portanto, escolher móveis e itens decorativos atemporais são tendência em 2023. Afinal, um produto de qualidade, além de durar anos, também é fácil de se adaptar às novas mudanças estéticas e tendências.

Em seguida, aprenda a fazer itens de decoração usando um caixote de madeira e, consequentemente, gastando pouco:

https://www.tiktok.com/@daianioficial/video/7124473090129530117?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446

Por outro lado, o vídeo abaixo ensina a fazer uma luminária charmosa e criativa com decoração sustentável:

@beethovencavalcante

Vem aprender essa decoração sustentável usando potes de vidro e macramê #decoracaosustentavel #macrame #homedecor #aprendanotiktok

♬ Lo-fi hip hop – NAO-K

Formas orgânicas

Após grande sucesso nas décadas de 60 e 70, os móveis curvilíneos estão de volta! Sua principal vantagem é a dinamicidade que oferecem ao cômodo.

Portanto, os melhores lugares para adicioná-los são: sala, quarto e cozinha, isso dará um toque romântico na decoração. Desta forma, os móveis curvilíneos mais cobiçados para decoração 2023 são: cadeiras, sofás, espelhos e luminárias.

“Ela (forma orgânica) se conecta com a necessidade de um olhar menos racional e exato, trazendo mais uma presença acolhedora e delicada, como um yin-yang”, complementa a arquiteta.

A seguir, confira uma profissional da área falando sobre a importância do uso de formas curvas na decoração:

Espaço confortável e versátil

Desde que vivemos os impiedosos anos de pandemia, aprendemos que o conforto dentro de casa é tudo. Portanto, essa é uma tendência que continuará sendo valorizada no período pós-pandemia.

Para chegar a esse fim, é importante apostar em texturas aconchegantes como tapetes, almofadas, cortinas, entre outros.

Além disso, não podemos esquecer que o home office veio para ficar. Por isso, o cloffice e os espaços de trabalho são fortes tendências para 2023. Desta forma, é importante garantir móveis e disposições que sejam versáteis.

“Aprendemos que a casa pode ser um espaço para muitas atividades, por isso é importante que ele seja agradável e responda bem à rotina”, diz a arquiteta paulistana.

  • Você também pode gostar Espaço zen: como criar um cantinho para meditar em casa

Pedras naturais

Por outro lado, quando o assunto é o revestimento na tendência de decoração 2023, o termo principal é a pedra natural.

Sendo assim, o uso de granito, mármore, pedra-sabão e outras estarão em alta. Existem várias formas de utilizá-las na decoração, que vãodesde o revestimento de uma parede ou balcão da cozinha a algum detalhe decorativo.

Para ousar ainda mais e garantir personalidade ao ambiente, vale a pena apostar em pedras naturais com cores marcantes.

Confira um vídeo com inspiração de um rack feito de pedra natural:

@arqbrunamiranda

Rack em Pedra Natural

♬ Clocks – Coldplay

Além disso, veja também uma inspiração de fachada da casa e muro combinando com o revestimento feito em pedra ferro:

https://www.tiktok.com/@imperial_marmoraria/video/7141023302901976326?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446

Lâmina tecnológica

Integrada às pedras naturais, surge no mercado a lâmina tecnológica, um tipo de revestimento que é tendência de decoração 2023.

Basicamente, a lâmina é feita com minerais naturais que são compactados em micro grãos. Como resultado, forma-se um material sólido, resistente e homogêneo. Portanto, é um material sintético que imita o revestimento natural.

Desse modo, você consegue ter maior liberdade de escolher a cor e a textura do material desejado. Confira algumas inspirações:

Iluminação

Só quem já procurou um local com boa iluminação para tirar foto em casa sabe a importância de um projeto bem feito. Então, outra tendência de decoração 2023 é a atenção a esse item.

Para isso, é importante entender a rotina e os desejos dos moradores. Por exemplo, aqueles que trabalham em casa podem preferir uma ampla entrada de luz natural a fim de economizar na conta no final do mês e não forçar tanto a vista com luzes artificiais.

Por outro lado, esse recurso não é o mais eficiente para quem passa o final de semana na sala assistindo à TV. Afinal, o reflexo no eletrodoméstico é bastante incômodo.

Sendo assim, aposte na iluminação perfeita e, para isso, nada melhor do que a ajuda em um arquiteto e/ou engenheiro civil.

Em seguida, o profissional Mauricio Arruda ajuda a escolher a temperatura perfeita para cada ambiente:

@mauricioarruda

Iluminação já é 50% do “aconchegante” que a gente vive falando. E essa dica vale pra todos os ambientes, tá? #dica #decoração #interiordesign #iluminacao

♬ som original – Mauricio Arruda

Objetos significativos

Apesar de as cores transmitirem uma série de sentimentos, estudos apontam que os objetos expostos na decoração é que são capazes de aliviar o estresse e a ansiedade.

Por isso, colocar fotos ou uma coleção de coisas que te fazem bem é uma ótima proposta. É possível criar um espaço exclusivo para esses itens ou espalhá-los de forma harmônica pelos cômodos.

Em seguida, confira mais uma inspiração direto do Tiktok de como fazer uma linda biblioteca em casa:

https://www.tiktok.com/@dreammystic11/video/7134157197239455018?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446

Bar em casa

Outra tendência de decoração é o famoso expositor de bebidas. Se antigamente eram adicionados móveis grandes de madeira com taças penduradas e cristaleiras, para 2023, o design promete ser mais moderno.

Como resultado, vinhos e whiskies saem dos armários e passam a incrementar a decoração da sala de estar ou jantar. Veja mais inspirações e imagens em nossa matéria de bar em casa.

Veja também uma foram criativa de fazer uma área de lazer com bar:

Além disso, se você tem um móvel pequeno disponível, também é possível transformá-lo em um bar simples e bonito:

Cantinho do café

Foi-se o tempo em que o café era feito apenas no fogão e passado no coador. Atualmente, as máquinas de café têm conquistado o público e, assim, tornando possível fazê-lo em qualquer canto da casa.

Afinal, para quem gosta de uma dose de café durante a tarde e não consegue sair da mesa de trabalho, é bom ter uma máquina de expresso ou cápsulas por perto.

Inspire-se com mais ideias de cantinho de café:

https://www.tiktok.com/@meuape26b/video/7147455514283085062?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7065378204596733446
  • Confira mais inspirações em Cantinho do café: tudo que você precisa para arrasar na decoração

Sobre Patricia Martinez


Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Patricia Martinez possui trabalho fortemente caracterizado pelo essencialismo, que valoriza o elo entre ser humano e espaço e atribui beleza por meio da simplicidade de itens e cores.

Em 2005, a profissional fundou o estúdio Patricia Martinez Arquitetura, que desenvolve projetos corporativos e residenciais focados na harmonia de proporções e formas alinhadas ao bem-estar, conforto e funcionalidade dos ambientes.

A afinidade pelas referências Escandinavas e Japonesas reforçam suas intervenções marcadas pela atenção às sensações provocadas pelos detalhes e proximidade com o universo da arte.

São mais de 400 projetos realizados no Brasil, Suécia, Espanha, Estados Unidos e Panamá, entre atuações de Arquitetura e Design de Interiores.

Sobre a Uniflex


Especializada em sistemas de proteção solar, persianas e cortinas para ambientes residenciais e corporativos, a Uniflex é uma empresa 100% brasileira com DNA suíço em sua gestão.

São quase 40 anos de história e investimentos em produtos e soluções inteligentes para revestir janelas e vãos em projetos espalhados por todo o Brasil. O design contemporâneo, os detalhes da produção personalizada e a tecnologia da marca fazem de seu portfólio referência no universo da arquitetura e decoração.

Os produtos da Uniflex são desenvolvidos para diferenciar ambientes, emocionar e trazer bem-estar às pessoas.

A empresa foi pioneira ao idealizar e apresentar para o mercado brasileiro a famosa cortina de rolô. Ícone na decoração de janelas, a peça, desde então, se tornou indispensável para a funcionalidade, beleza e conforto nos projetos.

Com mais de 60 lojas exclusivas e conectadas a uma experiência digital de relacionamentos e serviços, a marca é hoje a principal parceira de arquitetos e designers quando o assunto é inovação em sistemas de proteção solar.

Por fim, além de design e inteligência, cortinas e persianas Uniflex oferecem a mais alta patente em certificações laboratoriais, comprovando a qualidade e segurança rigorosamente. 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias