Tipos de banheira: quantos existem no mercado e como escolher?

Embutidas, de canto, vitorianas… você conhece os tipos de banheira mais populares? Nós contamos quais são, para você escolher seu favorito e aproveitar ainda mais a hora do banho.

  • 266
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

O sol já se pôs, o trabalho terminou e finalmente você pode descansar. Que ótimo que você tem uma banheira em casa. Só falta enchê-la e relaxar ao máximo! Espera: você quer muito uma, mas não sabe qual é a melhor para você? Não se preocupe. Nesse especial sobre tipos de banheira, você vai ficar sabendo tudo sobre elas. Depois, é só escolher!

 

 

Os melhores tipos de banheira

 

Aqui, consideramos os tipos de banheira mais interessantes do ponto de vista da instalação: se elas estão embutidas em paredes, livres no ambiente e afins.

Ao comprar uma banheira, existe mais um fator que você precisa levar em conta. É o tipo de experiência, por assim dizer. Além dos formatos e instalações, sua banheira pode ser comum, ter jatos de hidromassagem e adicionais deste gênero!

 

- Continue depois da Publicidade -

 

- Continue depois da Publicidade -

Banheira freestanding

 

Existe um motivo muito bom para apostar em uma banheira freestanding, além do conforto que ela oferece. E nós contamos para você: é o estilo!

 

- Continue depois da Publicidade -

Banheira tipo freestanding

 

A diferença desse tipo de banheira para as demais é que ela é independente das estruturas do cômodo, no caso as paredes. Você pode colocá-las até mesmo no centro do ambiente.

É a banheira freestanding que encontramos, por exemplo, naqueles projetos incríveis em frente às janelas com vistas maravilhosas. Sempre cumprindo um papel decorativo, como um artifício de impacto em meio ao capricho arquitetônico do espaço.

 

Tipos de banheira: freestanding preta

 

No entanto, ela também é interessante por outra razão. Geralmente, as banheiras freestanding são mais altas que as demais. Isso as torna perfeitas para imersão!

Com uma dessas, você pode mergulhar e ter aquela experiência completa do banho relaxante. Falando nisso, você pode até preparar banhos energéticos especiais com aromas, pétalas e cristais. Damos a receita para vários deles na matéria sobre o ritual de banho da lua cheia. Imagina, que delícia?

 

Tipos de banheira: freestanding redonda

 

 

Banheira vitoriana

 

Alguns chamam esse tipo de banheira de vitoriana. Mas encontramos modelos muito parecidos sob o nome de banheira vintage, ou até apenas banheira com pés.

 

Tipos de banheira: vitoriana branca

 

Porém, ela não é simplesmente uma banheira com pés quaisquer, viu? Nesse caso, o modelo traz apoios ornados, geralmente metalizados.

Eles fazem referência ao luxo e opulência de banheiras realmente antigas, inspiradas no estilo particular da era vitoriana. Por um lado, podem ser uma adição de elegância absoluta ao banheiro. Por outro, podem vir como uma boa dose de diversão e descontração. Qual o motivo dessa diferença? As cores!

 

Banheira vitoriana preta com pés dourados

 

Quando as banheiras são brancas ou pretas, neutras, elas tendem a cair na primeira categoria. Porém, as banheiras vitorianas coloridas conquistaram muitos corações e se tornaram populares pelos seus ares mais fun e retrô.

Aprenda a usar cores na decoração, inclusive no banheiro, em nossa matéria sobre o assunto!

 

Banheira vitoriana verde

 

Incrível como um detalhe desses pode mudar absolutamente tudo, não é? Se você procura justamente por esse poder transformador do décor, encontrará banheiras em rosa, amarelo pastel e verde, por exemplo.

 

Tipos de banheira: vitoriana amarela pastel

 

Assim como qualquer outra banheira, as do tipo freestanding podem estar em ambientes de todos os estilos. Porém, é mais comum encontrá-las em salas de banho absolutamente estilosas e cheias de charme.

Os revestimentos dessas salas de banho são ousados, com padrões formados por tijolinhos, pastilhas, boiseries e mais. Nada minimalistas — ao contrário do que costumamos ver quando nos deparamos com banheiros com as banheiras freestanding mais comuns.

 

Banheira embutida

 

Falamos tanto das banheiras independentes, que não precisam das paredes do ambiente… que chegou a hora de abordar justamente o contrário! Esse tipo de banheira não é necessariamente embutida, como a palavra indica. Porém, ela fica encostada às paredes, duas ou mais.

 

Tipos de banheira: embutida

 

Dessa forma, elas unem função à praticidade. Como estão próximas às paredes, podem ser acompanhadas de chuveiros convencionais também.

 

Tipos de banheira: retangular com revestimento tipo madeira

 

Em suma, as banheiras embutidas são bastante práticas e ainda podem economizar espaço. Afinal, uma freestanding precisa de uma metragem bastante razoável para que o banheiro continue funcional, principalmente em relação à circulação dentro do local.

 

Banheira oval embutida

 

Enquanto isso, posicionada em um cantinho e com um chuveiro junto, a banheira embutida pode simplesmente ser uma alternativa ao seu box tradicional, se você preferir assim. Ela também pode acompanhar nichos e prateleiras, posicionadas de forma estratégica para guardar shampoos, cremes, toalhas…

O próximo passo é só decorar. E com criatividade, o espaço se torna bastante acolhedor!

 

Tipos de banheira: embutida

 

Banheira de canto

 

Já vimos que, quando o assunto é banheiras, ter espaço suficiente é primordial. Porém, existem algumas maneiras de contornar as metragens pequenas, evitando problemas de circulação. Uma delas é apostar em um tipo de banheira de canto.

 

Tipos de banheira: banheira de canto

 

Você também pode gostar!

Apesar de práticas, elas costumam ser menores que as banheiras mais tradicionais. Logo, você não consegue curtir a “imersão” que os outros modelos oferecem.

Porém, você também não perde a experiência relaxante de uma banheira, ainda que ela não seja completa! Ela pode ter vários outros adicionais, como os jatos de hidromassagem que fazem a diferença.

 

Banheira de canto ao lado do chuveiro

Banheira tipo “walk-in”

 

Essa aqui é especial. Não que as outras não sejam, viu? Porém, a walk-in é uma banheira pra lá de útil para quem tem dificuldades de mobilidade, por exemplo.

 

Banheira tipo walk-in

 

Esse modelo de banheira conta com uma abertura, como se fosse uma porta. Ela é planejada e vedada para não deixar a água escapar durante o uso.

O objetivo principal dessa porta é facilitar a entrada na banheira. Com ela, você não precisa fazer grandes movimentos com as pernas, joelhos, ou passar todo o corpo por cima de uma estrutura para entrar na banheira.

 

Tipos de banheira: walk-in

 

O conforto é o mesmo das demais, inclusive as de imersão. Porém, há menos riscos de acidentes!

 

Banheira de alvenaria

 

Por último, mas não menos importante, falamos das banheiras de alvenaria. Elas não são peças compradas como as demais. Pelo contrário, são construídas dentro do seu banheiro, completamente sob medida.

Esse tipo de banheira pode ser feito de tijolos ou placas de concreto, depois revestidas nos materiais que você preferir.

É essa, inclusive, a vantagem dela! Além de poder ser construída dentro do box, você pode decidir cada detalhe. Desde os elementos básicos, como os metais da torneira, até o revestimento externo.

 

Banheira elegante de alvenaria

 

As pastilhas são muito usadas nesse contexto. Porém, o cimento queimado também é um queridinho, principalmente nos ambientes mais modernos. Afinal, ele é um recurso infalível para trazer textura na decoração mantendo um toque minimal.

Nesse caso, de acordo com seu orçamento você ainda pode escolher ter uma banheira simples de imersão, ou transformá-la em uma banheira de hidromassagem!

 

Banheira de concreto moderninha

Formatos de banheira

 

Falamos dos tipos de banheira mais interessantes para se ter em casa. E além dos tipos, você também pode apostar em formatos diferentes.

O mais tradicional é o retangular, que se encaixa na maioria dos banheiros e disposições de móveis.

 

Banheira embutida com pastilhas hexagonais

 

Porém, algumas dessas banheiras podem ter detalhes bem particulares,  únicas. As freestanding, por exemplo, trazem a possibilidade de se brincar com as laterais de várias maneiras. Elas podem ser bem retas, com formatos geométricos, arredondadas, mais altas de um lado só… tudo depende do seu gosto e estilo!

 

Tipos de banheira: vitoriana com formato diferente

 

Já as banheiras de canto são mais limitadas, geralmente triangulares ou quadradas. Isso acontece pois esses são os tipos mais escolhidos em banheiros pequenos. Porém, elas também podem ser redondas!

 

Tipos de banheira: redonda de canto

 

As banheiras embutidas são bastante especiais. Isso porque você pode montá-las com soluções arquitetônicas ao redor que deixam o ambiente mais elegante e funcional. Isso inclui até mesmo decks de madeira — que trazem ares de spa em casa para a sua sala de banho.

 

Banheira embutida com revestimento tipo madeira

Como escolher o tipo de banheira certo?

 

Antes de se deixar encantar pela maravilha que é um banho de banheira, você precisa fazer a escolha do tipo perfeito. Mas como, se todas as opções parecem boas? A dica é saber exatamente quais são suas necessidades e, a partir delas, ir eliminando as opções que não se encaixam no que você precisa. Isso envolve:

 

Banheira redonda freestanding preta

 

  1. Espaço: Se você tem um banheiro pequeno, por exemplo, não adianta lançar mão de uma banheira freestanding. Mas você ainda pode ter uma embutida, ou de canto, soluções que ajudam a economizar espaço. Quer ter uma  banheira pequena? Confira nossa matéria exclusiva sobre o assunto!
  2. Estilo: Agora, se sua prioridade é o impacto arquitetônico, as banheiras independentes são muito mais interessantes!
  3. Formato: O modelo de banheira também tem grande influência no estilo do cômodo e no uso do espaço. Uma banheira redonda, por exemplo, ocupa mais do ambiente, geralmente distante das paredes. Já uma retangular pode ser encaixada nos cantos, economizando metragem.
  4. Adicionais: Quando você escolhe um modelo de banheira, além de comprar pelos motivos acima, pode decidir por outras características importantes para o seu dia a dia. Uma do tipo vitoriano não terá um sistema de hidromassagem, por exemplo; enquanto isso, uma embutida pode ter. Tudo isso também influencia no preço — quando o orçamento é mais enxuto, faz sentido optar por modelos mais simples.

 

Quais adicionais de banheira escolher?

 

Nos pontos acima, incluímos a categoria de adicionais. Mas o que eles são, afinal? Em suma, são elementos que mudam a experiência do banho, cada um à sua maneira. Existem três que são bastante populares.

Os jatos de hidromassagem são os mais conhecidos e costumam ser um must-have da experiência do banho de banheira. No entanto, as pessoas costumam ter medo do consumo excessivo de água e energia na hidromassagem.

A verdade é que esse fator depende bem mais do tamanho da sua banheira e da tecnologia que você escolher. Por esse motivo, pesquisar as marcas e as novidades do mercado é essencial.

Outro adicional muito bacana é a cromoterapia. Ela consiste na instalação de LEDs na banheira, que são acesos durante o banho. A troca de cores tem o objetivo de estimular sensações específicas, como por exemplo amplificar o clima de relaxamento.

Por último, você também pode optar pela ozonoterapia. Esse é um procedimento terapêutico que mistura gases, como o ozônio, na água do seu banho de imersão.  Sua função é agir como um filtro extra de impurezas nessa água, além de oferecer propriedades anti-inflamatórias.

 

Na sequência veja vídeos sobre Banheiras

 

 

 

Agora você já está pronta para escolher sua banheira dos sonhos. Depois disso, basta aproveitar!

  • 266
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes