Aprenda a usar cor na decoração com + 90 fotos inspiradoras e tendências para 2021

Quer embarcar na aventura que é colorir o décor? Confira a teoria e a psicologia das cores, mais ideias incríveis, além de cores e tons em alta 2021 que você pode copiar em casa já!

  • 582
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Colorir no décor é sempre uma aventura. Assim como os móveis têm cada qual uma função, as cores na decoração também as possuem. Tudo depende da maneira como são usadas! Além disso, elas conferem personalidade aos ambientes da casa.

Uma boa estampa com mix tonal pode ser o primeiro passo para transformar uma sala neutra em oásis boho, por exemplo. Ou então um tom clarinho nas paredes do quarto pode ser exatamente o que você procurava para deixar o ambiente mais relaxante.

Quer saber como mudar tudo em casa, e qual o significado de cada uma das cores na decoração? Continue lendo!

 

Como usar cor na decoração?

 

- Continue depois da Publicidade -

O que é a teoria das cores na decoração e para que serve?

 

- Continue depois da Publicidade -

A teoria da cor envolve o estudo dos matizes e como usá-los em harmonia. É útil no design porque informa uma paleta que funciona bem em conjunto. Essas escolhas desempenham um papel fundamental no ambiente geral de uma casa porque a cor pode influenciar o humor, os sentimentos e até mesmo aumentar a quantidade de sono que você dorme.

Destacamos ainda, os segredos para combinar as cores com facilidade, sem precisar quebrar muito a cabeça!

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Paleta de cores na decoração
Fonte: Pexels – Kaboompics

 

A teoria das cores é o artifício usado por designers e artistas para achar aquelas combinações perfeitas dos seus trabalhos. Em suma, ela é a mistura de ciência e arte em busca de entender quais cores combinam — e por quais razões isso acontece!

Não confunda com a psicologia das cores, viu? Enquanto a teoria explica como combinar, a psicologia mostra por quais razões uma cor pode ser benéfica em determinado lugar da casa.

 

 

Descubra o círculo cromático

 

A primeira vez que ouvimos falar de círculo cromático é com Isaac Newton. Aquele mesmo, mais conhecido por nomear três leis essenciais da física!

Temos o registro dessa “invenção” por volta de 1666. Nessa época, Newton investigava a dispersão da luz solar em arco-íris usando prismas e espelhos. Ele observou como um feixe de luz branca incide sobre um prisma e se divide, do outro lado, entre vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano e azul. Depois, ele estudou combinações desses tons.

Foi assim que entendeu o vermelho, verde e azul como cores primárias, por exemplo — ao notar que a combinação de luzes nesses três tons resultava em branco.

Depois, misturando essas cores primárias, encontrou as que hoje conhecemos como secundárias. Elas são ciano, magenta e amarelo.

 

Gif do círculo cromático que mostra a complexidade das cores

 

Foi então que Newton mapeou esses tons em um círculo, separados como fatias de pizza. Atualmente usamos o círculo cromático como principal referência dos tipos de harmonias que criamos com as cores!

Quando combinamos cores e elas de fato ficam bem juntas, temos o que chamamos de tons harmônicos. Hoje, depois de muito estudo, também conhecemos vários tipos de harmonias diferentes. Elas seguem certas regras, regidas pelas posições das cores no círculo.

 

Harmonia Monocromática

 

Círculo cromático e harmonia monocromática
Fonte: Canva

 

Selecione um tom para usar como a base da sua cartela de cores. Depois, complete essa paleta com versões mais suaves ou mais intensas desse mesmo tom. Pronto: você possui uma harmonia monocromática.

Ela é uma combinação sutil, versátil e prática! Mas se for usá-la, tenha certeza de que realmente ama essa cor. Se não, você vai enjoar, viu?

 

Tons suaves e aconchegantes, são os principais destaques para 2021. Aqui, o tom rosa avioletado Meia-Luz da Suvinil representa otimismo em um período de transição. Fonte: Revista Casa e Jardim,
Decoração monocromática de quarto em tons de cinza
Decoração monocromática em tons de cinza
Montagem com diversos ambientes decorados usando decoração monocromática

 

Harmonia análoga

 

Círculo cromático e harmonia análoga
Fonte: Canva

 

A harmonia análoga é composta por três cores que estão lado a lado no círculo cromático. É muito fácil compor paletas de cores assim, já que esses tons estão muito próximos. Porém, dependendo das escolhas, pode faltar algum equilíbrio na decoração. É aí que entram os tons neutros — lance mão deles entre sua paleta de cores para deixá-la mais balanceada.

 

Sala decorada com decoração análoga nos tons de laranja, com toque de neutros e madeira branca.

 

 

Outra dica para usar cores análogas com sucesso é escolher apenas uma como dominante. O restante ficará presente nos detalhes do seu ambiente.

 

Composição com tons de verde e laranjas. Fonte: Casa Vogue
Decoração de sala em tons análogos nos tons de azul e violeta
Decoração de sala em tons análogos nos tons de azul, verde e amarelo

 

Harmonia complementar

 

Círculo cromático e Harmonia complementar
Fonte: Canva

 

Dizemos que uma harmonia é complementar quando ela é composta por cores em lados opostos do círculo. Geralmente, o impacto e os contrastes dessa mistura são altos!

 

As cores complementares são cores em lados opostos do círculo cromático

 

Tons suaves de acolhimento com toque complementar de calor

 

O acolhimento está entre as principais tendências em decoração para 2021. Na imagem da sala abaixo, décor com tons aconchegantes e complementares de verde claro acinzentado e toques avermelhados para quebrar uma possível monotonia, ou um certo “aspecto de hospital”. Fonte: Decoração Sem Dúvida.

 

Na imagem sala decorada com tons aconchegantes e complementares de verde claro acinzentado e toques avermelhados. Fonte: Decoração Sem Dúvida.
Decoração com cores opostas. Fonte: Revista Use

Exemplos de cores complementares: Azul e Laranja. Foto: We Vans

Decoração de sala com tons complementares de azul com laranja

 

Harmonia triádica

 

Círculo cromático e harmonia triádica
Fonte: Canva

 

Como o próprio nome já diz, essa harmonia também envolve três cores. Porém, dessa vez elas estão espaçadas igualmente no círculo cromático.

O resultado é, assim como na harmonia complementar, uma paleta de cores bem vibrante e com contrastes intensos. Porém, por termos três cores na mistura, encontramos o equilíbrio mais facilmente.

 

Exemplos de combinação de cor tríade

 

Na imagem sala decorada com tons aconchegantes em  harmonia tríade, isto é,  envolve três cores espaçadas igualmente no círculo cromático. Fonte: Decoração Sem Dúvida.
Sala decorada com harmonia tríade do círculo cromático.

A psicologia das cores na decoração

 

Enquanto a teoria das cores envolve mais técnica — e a observação do círculo cromático —, a psicologia das cores se baseia em sensações. É sobre como a experiência visual também pode instigar nossas respostas psicológicas!

Vamos dar um exemplo simples. Quando pensamos nesse estudo das cores, logo lembramos dos restaurantes fast food. Esses lugares costumam ter uma paleta parecida, ancorada em um dos seguintes tons: vermelho, amarelo ou laranja.

Além de estarem presentes nos logos e materiais promocionais, houve uma época em que coloriam sempre as paredes desses locais.

Hoje, já encontramos esses restaurantes com propostas mais aconchegantes e modernas de décor — seguindo mudanças importantes do mercado. Porém, as clássicas paredes vermelhas ficam na memória.

Porque eles faziam isso? A resposta é muito simples: esse tipo de tom está relacionado à energia. Cada qual à sua maneira. O vermelho, particularmente, é uma cor quente que motiva atividade e em abundância é capaz até de gerar uma ansiedade. Logo, é um tom perfeito para colorir a decoração de um espaço que precisa de alta rotatividade de pessoas!

As nuances do vermelho também são muito usadas em liquidações justamente por trazerem essa sensação de urgência. Hoje, esse uso é tão comum que também relacionamos versões bem vibrantes do tom a algo barato. Curiosamente, os fast foods costumam ter alimentos mais em conta.

Legal pensar nas cores dessa maneira, não é? Vamos, agora, descobrir os significados das demais cores na decoração e como usá-las!

 

Cores acolhedores estão em alta para 2021. E segundo a Revista Casa e Jardim, a cor Manteiga de Cacau da Eucatex desperta um sentimento de estabilidade e esperança, sentimentos importantes em meio à pandemia. Já a decoração do ambiente ficou por conta dos cestos e  materiais naturais que além de trazer texturas,  também estão  com muita força no Décor.
Secret é um tom neutro, que serve como uma base versátil para uma série de composições. Um bege terroso e iluminado, a cor LKS 2032 – Secret segue a tendência dos neutros e transita com facilidade entre outras famílias de cores, dos tons claros aos mais profundos.

Vermelho

 

Não é só de agitação que vivem os que amam o tom vermelho, viu? O significado dessa cor tem muito a ver com a história dela. No Antigo Egito, por exemplo, ela era relacionada à celebração. Porém mais tarde no tempo, ela aparece nas vestimentas e na arte como sinal de riqueza.

Tudo isso mostra como podemos interpretar as nuances de vermelho! Aquelas mais escuras caem bem em ambientes clássicos, que pedem por sofisticação. Que tal fazer uma estante vermelha, como a abaixo, na sua sala? O truque para deixar o ambiente gostoso é preferir um tom mais fechado ou queimado, nada vibrante.

Outra maneira de usar o vermelho em destaque no décor sem pesar é escolher um elemento-chave do ambiente para colorir. O restante permanece neutro. É o que acontece abaixo, no caso do sofá!

 

Salas de estar com a cor vermelha no décor

 

E se vermelho está tão presente nos restaurantes fast food, é porque de certa forma também está ligado ao aumento de apetite. Logo, também pode ser uma das cores na decoração da nossa cozinha, não é? O resultado — esteja ele no armário ou nas paredes — costuma ser um ambiente bem moderninho.

 

Cozinhas com armários vermelhos

 

E falando em moderno… os banheiros com a cor também são assim! Para ter em casa, aposte nos gabinetes pintados ou em papeis de parede divertidos em seu lavabo.

 

 

Banheiros com decoração vermelha

 

Mais uma dica: ao decorar, pense em usar as nuances de vermelho para ressaltar alguns detalhes da casa. A porta de entrada, por exemplo! Afinal, a primeira impressão é a que conta — e com o tom, você com certeza vai causar impacto.

 

Cores na decoração: paredes e tapetes vermelhos

 

Amarelo

 

Que alegria! Esse é o sentimento mais comumente relacionado ao amarelo. A cor na decoração traz otimismo, inspiração e um pouquinho de calor — uma referência ao sol gostoso do verão.

Experimente usá-lo nos ambientes da casa em que você mais recebe os amigos e família. Para a maioria das pessoas, a sala de estar cumpre essa função.

 

Salas de estar amarelas

 

Mas não precisa apostar todas as suas fichas no amarelo e pintar todas as paredes no tom, viu? Como ele é conectado à criatividade, aproveite dela para aplicá-lo no décor.

Experimente pintar apenas meia parede de amarelo. Ou, então, vá além e pinte uma figura geométrica, como um retângulo, delimitando uma parte do seu décor!

Na segunda foto, trouxemos uma outra opção incrível: colorir o vão dos portais, quando a casa tem ambientes conectados dessa maneira. Os espelhos das escadas e guarnições dos ambientes também levam a cor.

 

Cores na decoração: detalhes amarelos

 

Para o quarto, você pode optar por tons de amarelo um pouco mais leves. O mostarda aparece muito nesses ambientes, assim como o pastel. As combinações são os neutros quentes, como os dos materiais naturais, e também bastante branco — que ajuda a equilibrar a vibração da cor!

 

Quartos com paredes e detalhes amarelos

 

Os tons pastel, aliás, são tendência na moda. Sabia? Algumas das dicas para tê-los em seu closet também podem te ajudar na missão de colorir o décor. Confira nossa matéria sobre o assunto!

 

 

Na cozinha, o amarelo se faz presente nos azulejos. Quando vai parar nos armários desse cômodo, é combinado com bastante branco — e bancadas de mármore ou granito clarinho.

 

Você também pode gostar!

Cores na decoração: cozinhas amarelas

 

Você também pode conferir alegria aos seus banheiros usando amarelo. Pode apostar nas paredes ou até no piso. O azul é um bom contraponto um pouco mais frio para essa cor tão quente. Experimente!

 

Banheiros com amarelo no décor

 

Laranja

 

Os tons mais vibrantes da cartela de cores têm alguns significados similares. Assim como o amarelo e o vermelho, o laranja é cheio de vitalidade. Ele representa o entusiasmo da juventude e o frescor da fruta cítrica de mesmo nome.

Tudo isso culmina na relação do laranja com energia e, porque não, atividades físicas. Logo, a cor é uma boa pedida para brinquedotecas, academias, ou ambientes que pedem por algo mais divertido e jovial. Dentro de casa, ele aparece quase sempre em contextos bem contemporâneos e criativos.

 

Cores na decoração: laranja na sala de estar

 

E não pense que o laranja, por ser uma cor tão ativa, não aparece no quarto! O décor boho, cheio de tons neutros e texturas, aproveita muito do laranja para trazer brilho aos ambientes da casa.

Ao mesmo tempo, ele também é muito usado nos detalhes. Os têxteis, como as almofadas e a cortina, trazem uma oportunidade de usar laranja nesses espaços.

 

Quartos com laranja no décor

 

Isso você já deve ter adivinhado: o laranja estimula o apetite, assim como o vermelho. Por isso você pode usá-lo em uma cozinha bem descolada! Aposte nos azulejos, nos vasos de cerâmica e até em uma despensa na cor.

 

Cozinhas com laranja no décor

 

Chegamos aos banheiros. Nesse ambiente de relaxamento as nuances mais próximas do salmão e do pêssego são mais comuns. Porém, quem ama laranja não perde a oportunidade de aproveitá-lo bem brilhante em um gabinete.

 

Cores na decoração: banheiros laranjas

 

Azul

 

Pensando em decorar o escritório? Se você gosta de um décor mais moderninho, tente usar um azul escuro! Enquanto as cores vibrantes acima estão ligadas à ansiedade, ele é tom de calmaria e também foco. Ele pode decorar cômodos mais descontraídos, como a sala de estar, mas é mais comum vermos a cor nesses espaços que inspiram sabedoria.

 

Cores na decoração: salas e home office azuis

 

Ama azul, mas quer evitar que as cores na decoração da sua casa sejam muito escuras ou tragam um ar mais sisudo? Mude o tom! Adicione um pouco de branco à essa tinta e curta o azul clarinho. Ele traz uma atmosfera gostosa a qualquer espaço.

 

Cores na decoração: home office e sala azul

 

Você pode fazer isso nos cantinhos de relaxamento também, viu? As nuances de azul caem muito bem em quartos. Tanto de adultos, quanto de crianças!

Combine com um pouco de laranja para trazer jovialidade. Já com madeira escura e dourado, o resultado é bem sofisticado.

 

Cores na decoração: quartos azuis

 

Nos banheiros, o azul costuma decorar as paredes. Dica: use um revestimento diferente, como os subway tiles, em uma paginação tipo chevron. É ela que se destaca nas fotos abaixo!

 

Banheiros com azul na decoração

 

Verde

 

Verde é uma das cores mais fáceis de trazer para dentro de casa. Isso porque não depende da tinta das paredes ou de objetos decorativos. Ele é o tom da natureza — e todo ambiente bem pensado se beneficia de algumas plantinhas.

 

  • Depois veja tudo sobre Decoração com Plantas – Selva urbana é tendência. Saiba como escolher e cuidar das plantas em casa. E ainda Jardim de Suculentas: descubra tipos e 47 fotos de inspiração, pois as suculentas são tendência na decoração e servem para dar vida à qualquer ambiente.

 

Urban jungle: prateleiras e estantes cheias de plantas

 

A cor, assim como tudo aquilo que é natural, é cheia de vida e representa crescimento. Esse é um mood ideal para um quarto!

 

Quartos com paredes e décor verde

 

Sabe outro espaço cheio de vida? A cozinha. Brincamos muito que ela é o coração da casa —parte essencial da nossa rotina e também dos momentos especiais que vivemos com amigos e família. Vale a pena pintá-la dessa cor.

 

Cozinhas decoradas de verde

 

Além dos significados acima, o verde pode representar mais uma coisa. De certa forma até um paradoxo: ele é relacionado ao dinheiro. Por ele remeter a prestígio e posses, os tons escuros de verde também vão bem em escritórios, por exemplo.

 

Salas de estar com decoração verde

 

Viu como é diferente e versátil? Por isso, a dica é: use em todos os ambientes que precisem de um empurrãozinho nessas direções!

 

Cores na decoração: banheiros verdes

 

Roxo

 

Essa é a nuance da realeza: quando vemos o roxo no décor, o relacionamos às pedras preciosas como a ametista. Um roxo profundo, tipo joia, é perfeito para o tecido do sofá em uma sala de estar contemporânea!

O tom também estimula a imaginação. Por causa disso, é bem comum vê-lo em ambientes cheios de quadros e outras cores na decoração — principalmente as de outras pedras como o verde esmeralda.

 

Cores na decoração: roxo na sala de estar

 

No design de interiores, o roxo é muito usado em busca por sofisticação. Inclusive nos quartos!

 

Quartos na cor roxa

 

O lilás, aliás, é bastante presente nesses ambientes. Ele é uma das cores na decoração dos quartos infantis mais populares, por exemplo. E tem época melhor que a infância para viver cercado de uma cor que estimula a imaginação?

 

Cores na decoração: lilás no quarto de bebê

 

Rosa

 

Romântico, sensível, leve e feminino. É assim que o rosa é visto! Por isso, com essa cor, não há segredo. Suas versões claras e doces podem ser usadas de acordo com a sua preferência, quando quiser trazer delicadeza ao décor.

É o rosa clarinho e suave que é mais usado em quartos. Mas, sabemos, às vezes dá vontade de fazer diferente mesmo com algo tão delicado. Por isso, vemos muito a cor pintando apenas metade da parede, o que já traz outro efeito à decoração. Ela também pode colorir o seu teto, já pensou?

Como combinação, lance mão do dourado nos espelhos, luminárias e acessórios decorativos. Além do branco, o azul e também os tons doces são ótimos parceiros dos rosados.

 

Cores na decoração: quartos com rosa

 

Já rosas fortes como o pink trazem uma intensidade única. Eles são mais joviais e elétricos. Sabia que, inclusive, o rosa-choque é muito usado pela comunidade punk? Ele é subvertido como um sinal de rebeldia, principalmente combinado à azul e roxo.

 

Vários tons de rosa na decoração da sala

 

Já deu para ver que, quando decoramos com rosa, podemos seguir dois caminhos muito distintos: um mais clássico e atemporal, e outro ousado e inventivo.

Se quiser seguir por esse segundo, um truque de décor muito útil é começar o ambiente por um tapete. Tome a sala bem colorida da foto acima como exemplo: cheio de rosa, o têxtil também traz azul, verde e laranja. A partir dele, moradores e arquitetos puderam puxar outras cores parecidas para o restante do ambiente, combinando-as com mais facilidade.

 

Rosa os tapetes e cadeiras das salas de jantar

 

As salas de jantar acima também são bons exemplos desse truque! O rosa aparece nos tapetes junto de um pouco de azul, cor aproveitada em outros detalhes da decoração.

O rosa também é uma opção divertida para decorar seu banheiro. Inspire-se!

 

Banheiros com tons de rosa e papel de parede

 

Preto

 

O preto caminha lado a lado com o roxo em seus significados. Ele reflete elegância e mistério quando usado em um ambiente. Por isso, sugerimos a cor em um quarto mais moderno e ousado, por exemplo. Para deixar o espaço mais quentinho, é só apostar no marrom junto!

 

 

Cores na decoração: quartos pretos

 

A maioria das pessoas tem medo de decorar com preto. É comum, afinal, pensar que a cor deixará os ambientes da casa pesados. Outra suposição popular é que ele não fica bem em casas ou apartamentos pequenos, porque deixa os ambientes com uma aparência menor.

Por esses motivos, é muito mais fácil encontrarmos acessórios decorativos em preto do que grandes elementos da cor. Mas garantimos: uma parede preta aqui e ali pode ter um efeito incrível! Quando usamos cores assim na decoração, garantimos um efeito dramático que faz a diferença.

Além disso, existem alguns elementos que te ajudam a não “pesar” no décor. Busque pelo equilíbrio com outros tons neutros e madeiras bem clarinhas, ok? As luminárias e espelhos também são ótimos aliados.

 

Cores na decoração: salas de estar com paredes pretas

 

Está pensando em colorir o seu escritório de preto? Vá em frente! Aproveite e crie contrastes com quadros e tapetes mais claros. O resultado será elegante, com toda a certeza.

 

Cores na decoração: home office preto

Você pode seguir algumas inspirações diferentes para banheiros decorados em preto. Uma delas é usar a cor nos espelhos e nos detalhes do box, de maneira mais secundária.

A outra é apostar na abundância do tom. Para quebrar a seriedade — e trazer a calmaria que amamos tanto — salpique o ambiente de verde com vasos de plantas.

 

Banheiros com paredes e detalhes em preto

 

Branco

 

Essa é a cor mais comum de nossas casas. É a que usamos em todas as paredes, ou para equilibrar o efeito das accent walls (ou paredes destaque). Isso porque o branco como tinta é extremamente leve e permite que você construa a decoração ao redor com muita liberdade — a expressão “tela em branco” não existe à toa.

 

Salas de estar brancas

 

Se você quiser um toque extra de personalidade, pode apostar em versões mais quentinhas dele, como o off-white. Falamos bastante sobre elas em nossa matéria sobre tons neutros na decoração!

Lembre-se:  em excesso, o branco pode resultar em cômodos frios. Para combater esse efeito, lance mão de texturas. Mármore, madeira e metais dourados ou rose vão muito bem aqui!

 

Cores na decoração: cozinhas brancas com madeira

 

Inclusive, o branco é o queridinho da decoração minimalista.  Ela usa dessas texturas e detalhes para chegar a um décor clean, mas ainda assim aconchegante.

 

Cores na decoração: banheiros brancos

 

Marrom

 

Falamos muito de marrom na arquitetura e no design de interiores. Isso acontece porque ele é a cor da madeira — uma das nossas matérias-primas queridinhas!

 

Cores na decoração: marrom e madeira no quarto

 

Usamos muita madeira quando queremos trazer texturas naturais para um ambiente. Junto dela, sempre vêm mais uma boa dose de conforto. Quando ela é prevalente em um ambiente, o décor costuma ter uma atmosfera mais rústica e quentinha.

 

Cozinhas com armários de madeira natural

 

Você pode apostar no marrom além da madeira. Tintas e tecidos também podem trazer esse efeito de aconchego e segurança, ok? Invista nas paredes ou em sofás e poltronas de couro, camurça e outros têxteis do gênero!

 

Paredes em marrom na decoração

 

Saiba mais: a cor tendência do próximo ano na decoração se chama Pedra Esculpida, e lembra uma mistura de marrom e cinza. Dois neutros perfeitos no décor da casa!

 

Cinza

 

Entre as cores na decoração, quer encontrar uma mais elegante que o cinza? É difícil, hein! O tom está em alta pois é neutro, prático e pode ser usado de várias maneiras. Uma delas é através da textura de cimento queimado das paredes, um efeito criativo que traz bossa ao décor.

 

sala e cozinha decoradas com cores neutras

Decorar com esse tom é descomplicado. Na sala de estar, por exemplo, você pode apostar em um sofá cinza. A partir daí, das duas uma: invista em almofadas e peças ultra coloridas, ou em uma decoração monocromática!

 

Cores na decoração: sofá cinza na sala

 

No geral, você pode usar essa cor na decoração seguindo as mesmas regras do preto. Como o cinza tem alguns subtons diferentes e pode ser frio ou quente, ele vai bem em qualquer ambiente. Do quarto até a decoração para home office!

 

Quartos em tons de cinza

 

Gostou de ler sobre cores na decoração? Veja nossos artigos especiais de Casa e Decoração.

  • 582
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes