Cantora Iza se declara demissexual.
·

Iza é demissexual? Entenda a orientação sexual e conheça outros famosos que são

Em entrevista no videocast de Giovanna Ewbank, a cantora Iza assumiu que é demissexual e explicou como se sente

Compartilhe

Neste terça-feira, 18, durante o videocast “Quem pode, pod”, apresentado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a cantora Iza afirmou ser demissexual. Um mês antes, no mesmo programa, Giovanna havia se definido pelo mesmo termo.

Mas, afinal, o que é ser demissexual?

Demissexual: entenda essa orientação sexual

De forma bastante simples, a demissexualidade é uma orientação sexual no qual uma pessoa só se sente atraída por outra quando existe vínculo afetivo entre ambas, independente do gênero. Ou seja, não são do tipo que se sentem atraída por um desconhecido em uma balada.

Sendo assim, a intimidade emocional é extremamente importante para que haja conexão, especialmente sexual. Além disso, o conhecimento sobre a pessoa também é relevante. Como resultado, é preciso ter familiaridade para que haja interesse.

Entretanto, é importante destacar que ser demissexual não significa que qualquer intimidade ou vínculo afetivo signifique interesse. Porém, é imprescindível para o início de uma relação.

Durante a participação no videocast, Iza dá mais detalhes sobre sua vida e como descobriu sua demissexualidade.

“Masturbação é uma coisa muito libertadora, de quanto mais você se conhece. Transei com pouquíssimas pessoas. Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação. Eu transei uma vez e foi tranquilo, deu tudo certo, mas fiquei me questionando. Demorei para entender que tinha a ver com isso (demissexualidade)”, disse.

Um artigo produzido pela Demisexuality Resouce Center enquadra os demissexuais como parte dos assexuais. Isso porque é comum que não haja atração sexual.

Ademais, essa comunidade é atraída por poucas ou até mesmo uma única pessoa durante toda a vida. Segundo o documento, há ainda àquelas que não tenham interesse por sexo. Desta forma, há muitos pontos em comum com os assexuais.

Qual o significado da sexualidade demi?

Mulher com bandeira LGBTQIA+.
Fonte: Canva

De acordo com a Assexual Visibity and Education Network, o termo demissexual vem de “estar a meio caminho entre” o assexual e o sexual.

Sendo assim, essa comunidade pode não ter desejo sexual ou então ter apenas por àqueles com que há uma forte conexão emocional. Ou seja, sexo antes da amizade? Jamais!

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Diversidade, Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Como saber se sou demissexual ou assexual?

Em primeiro lugar, é válido destacar que a descoberta da orientação sexual de cada um é bastante subjetiva, ou seja, acontece de diferentes formas para cada pessoa.

Entretanto, o primeiro passo é avaliar seu próprio comportamento. Por exemplo, caso perceba que não sente falta de contato físico ou que não se sente atraído por nenhuma outra pessoa, isso pode ser um indício de que você se encaixe neste lugar de demissexual ou assexual.

Porém, essa avaliação demanda autoconhecimento e tempo. Por isso, não se sinta pressionado por para se encaixar em uma definição.

  • Você também pode gostar Identidade e Gênero – As diferenças entre corpo biológico, gênero, orientação sexual e expressão de gênero

Famosos que são demissexuais

Famosos que são demissexuais.
Fonte: @gioewbank e @victorhugo

Por fim, além de Iza, outros famosos já usaram as redes sociais ou entrevistas para falar sobre o tema.

Giovanna Ewbank também utilizou a plataforma do “Quem pode, pod” para falar sobre o tema. Na ocasião, a influenciadora digital e apresentadora falou sobre os poucos parceiros sexuais que teve devido ao fato de só conseguir se relacionar com quem tinha algum sentimento.

Além disso, Victor Hugo, ex-BBB, também revelou que não sentia atração sexual por ninguém e era virgem. Enaquanto estava no confinamento, chegou a mencionar que era demissexual.

Relembre a fala de Giovanna:

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias